Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Quais idols passaram na audição de sábado da SM Entertainment?

Um dos tópicos mais fascinantes e lendários para os fãs de k-pop que acompanham os grupos da SM Entertainment é a audição semanal dos sábados. A indústria musical tem diversas formas de captar novos ídolos. Muitos, por exemplo, são encontrados por “olheiros” e convidados para fazer seleção. Porém, essa audição específica da SM tem peculiaridades que tornam seu valor mais alto que o normal.



O conceito é bastante simples: esteja no prédio da gravadora ao meio-dia. As inscrições vão de 11:30 às 14:00, feito isso basta esperar sua vez. As categorias abertas para seleção são: cantores, dançarinos, atores, modelos e compositores.

Cada categoria tem sua especificidade.

  • Cantores: os candidatos terão que cantar sem nenhum tipo de acompanhamento ou microfone. São permitidos covers ou músicas autorais.
  • Dançarinos: aqui não é permitido que o candidato traga sua música preferida/ensaiada, a própria gravadora colocará a trilha.
  • Atores/atrizes: ao contrário dos dançarinos, aqui a empresa não fornece roteiros para os candidatos. Além de memorizar e trazer seu próprio texto (de até dois minutos), também será pedido que se faça interpretação improvisada.
  • Modelos: existem dois tipos de audição aqui. Se a candidata quiser ser modelo de passarela, terá que fazer várias poses e desfilar. Já se o foco for para comerciais (ou CF, como são chamados na Coreia), a prova será fazer poses com expressões faciais.
  • Compositores: a última categoria é a mais simples, basta levar suas letras ou versões demo.

O fator que torna as audições semanais tão famosas – além da frequência com que são feitas – é o fato de não haver limite de idade. Apesar disso, não é certo que candidatos muito novos ou muito velhos passem.

Após serem aprovados, os novos trainees terão todas as despesas de treinamento bancadas pela própria SM Entertainment, além de ganharem a chance de compor o time de super estrelas da gravadora. Com tantas vantagens e pouca burocracia, seria de se esperar que o processo fosse fácil, não é?

Errado.

Mas o que nos leva a crer que as audições semanais sejam tão difíceis assim? Simples: apenas 8 pessoas que entraram na empresa por essa forma, debutaram. Quer testar seus conhecimentos para ver se lembra de todos? Confira a lista e veja quem conseguiu:


Heechul (Super Junior)


Com 15 anos de carreira, Heechul brilha não só no Super Junior como também na TV, tendo apresentado diversos programas. Ele é a prova viva que, quanto mais os haters desejam ficar longe do SuJu, em mais cantos eles aparecem.


Yoona (Girls’ Generation)


Um dos rostos mais belos da Coreia também foi selecionado na criteriosa peneira das audições de sábado. Yoona também é multi-talentosa e, além da carreira de cantora, também é atriz e garota propaganda de diversas marcas.


Taemin (SHINee)


Aos 27 anos, Taemin completará 12 anos de carreira ao lado do SHINee. Sua história de como foi parar nas audições é engraçada: ele não queria ir para as aulas de educação física da escola e pediu aos pais que o dispensasse caso passasse na audição. Seus pais concordaram, ele passou e o resto é história.



Seulgi e Yeri (Red Velvet)


Estatisticamente falando, o Red Velvet é o grupo com mais integrantes selecionadas na audição aberta. Das cinco, duas (ou seja, 40%) foram aprovadas nesse processo. Seulgi faz parte do grupo desde o debut em 2014. Já Yeri entrou para a formação no início de 2015.


Haechan e Jungwoo (NCT)


O outro grupo a ter dois integrantes que passaram pela mesma seleção é o NCT. Haechan foi apresentado no SM Rookies em 2014 e adicionado ao grupo em 2016. Jungwoo também teve um caminho parecido, tendo sido parte do Rookies entre 2015 e 2016 e juntando-se ao NCT em 2018.

Durante muito tempo, estes foram os únicos astros que passaram nas exigentes audições. Eles, inclusive, estão citados na página da própria audição no site da SM:


Registro da página da audição semanal no site da SM citando os nomes dos astros que passaram por ela.

Porém, se no início do texto falamos em oito nomes e só sete constam no registro: Quem foi o oitavo nome adicionado à lista?

Resposta: Ninguém menos que Giselle do aespa.



A informação foi revelada em dezembro durante um programa que o grupo participou. Ao serem perguntadas como cada uma foi selecionada pela SM, Karina, Winter e Ningning responderam que foram recrutadas por managers. Giselle, então, foi a única que fez audição para a empresa. E justo a audição aberta. Com isso seu nome passa a compor a seleta lista dos astros que passaram pela seleção mais difícil de uma das maiores empresas de k-pop.

Sonha em fazer parte da indústria musical coreana e acha que tem talento para fazer como os oito aqui citados? A SM te espera.

Fontes: (1), (2), (3)
Imagens: SM Entertainment (Divulgação), exceto foto de Yoona por Marie Claire Korea.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile