Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Agência de Sowon (GFRIEND) se pronuncia sobre foto com estátua nazista

Duas fotos postadas por Sowon (GFRIEND) em seu perfil no Instagram geraram polêmica nesta segunda (1). As imagens mostravam Sowon abraçada com um manequim vestido com roupas militares. O que poderia ter sido apenas algo banal, porém, levantou discussões após fãs perceberem que o uniforme era uma réplica dos uniformes dos oficiais do exército alemão na época em que o país estava sob o regime Nazista.



Alguns fãs tiveram dúvidas se a roupa em questão realmente fazia apologia ao Nazismo, mas, se prestarmos atenção no quepe colocado no manequim:


Foto postada e deletada por Sowon em seu perfil no Instagram (@onedayxne).
Fonte: Reprodução.

Podemos ver que trata-se de uma réplica do quepe dos oficiais do exército, conforme consta numa revista compilada por acadêmicos da Universidade da Carolina do Norte:


Arquivo retirado da revista JAN #1 UNIFORMS AND INSIGNIA, compilado parte do projeto HyperWar, organizado pela Universidade da Carolina do Norte.
Fonte: Reprodução

As duas fotos foram deletadas após a repercussão negativa. Fãs exigiram uma retratação formal da artista e da gravadora Source Music. A gravadora postou uma declaração oficial no Weverse do grupo na qual lê-se:

Olá, aqui é a Source Music.

Gostaríamos de pedir sinceras desculpas por causar controvérsia com uma foto dos bastidores da gravação do VCR do show de comeback do GFRIEND postada por Sowon.

Em novembro de 2020, um funcionário da emissora alugou um café em Paju para gravar o VCR para o show do GFRIEND. Nossos funcionários também filmaram vídeos lá para nossos vídeos de bastidores e fotos para as redes sociais nas integrantes.

O funcionário responsável não reparou que havia um problema com o figurino do manequim na inspeção feita no dia da filmagem. Desde então, o vídeo foi postado dia 12 de dezembro e a foto dia 31 de janeiro. Ambos passaram por inspeção interna antes de serem liberadas, mas foram postados sem que o problema fosse notado.

Pedimos desculpa por não conseguirmos checar com antecedência que haviam adereços inapropriados no local da filmagem, por não inspecionar cuidadosamente o processo de filmagem e por postar o conteúdo e não prestarmos atenção nos problemas da sociedade e nos fatos históricos. Curvamos nossas cabeças em desculpa para aqueles que possam ter se sentido desconfortáveis com o vídeo e a foto.

As partes problemáticas do vídeo foram corrigidas. Sowon também ficou surpresa ao saber o significado da foto e a apagou imediatamente. Ela se sente profundamente responsável por postar tal foto.

Nos certificaremos de notar como o conteúdo que produzimos e compartilhamos pode afetar muitas pessoas e prestaremos mais atenção aos problemas sociais no futuro.

Mais uma vez, pedimos desculpas aqueles que possam ter sido machucados pela foto ou vídeo.

Source Music.

Fonte: (1), Weverse.
Imagens: Source Music (Divulgação), Instagram pessoal (Reprodução), University of North Carolina (Reprodução).
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile