Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Artistas de k-pop para ficar de olho em 2021

Como já é tradicional no início do ano, a KoreaIN faz uma lista com artistas que, na nossa humilde opinião, merecem sua atenção. E este ano não é diferente. Portanto, selecionamos 8 nomes, entre grupos e solistas, que já tiveram rendimento bom ano passado e prometem arrasar mais ainda em 2021.

Confira nossos selecionados.



aespa

Crédito: SM Entertainment – Divulgação

O aespa já debutou grande. Tanto pelo fato do grupo pertencer à uma das maiores gravadoras coreanas quanto pelo inovador, e ambicioso, projeto que formou o grupo. O conceito da SM Entertainment junta pessoas de carne e osso com inteligência artificial, fazendo com que o grupo seja um octeto no qual Karina, Winter, Giselle e Ningning interagem com seus respectivos avatares.

A ideia deu certo e a primeira faixa do grupo – Black Mamba – foi o MV de debut mais rápido a ultrapassar a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube. Nesta semana, elas lançaram o MV do cover de Forever, música do cantor Yoo Young Jin.

O grupo ainda lançará seu álbum oficial de estreia, mas as expectativas dos fãs está alta. Que carta a SM guarda na sua manga para apostar no aespa? Só o futuro mostrará.


[LEIA MAIS] ÆSPA: Conheça o novo girlgroup da SM Entertainment


BIBI

Crédito: Feel Ghood Music – Divulgação

Para uma artista com pouco menos de dois anos de carreira, BIBI já teve conquistas memoráveis. A cantora, cujo nome de batismo é Kim Hyung-seo, tem apenas 22 anos e uma voz única que a fez virar queridinha dos famosos.

Além de ter sido recomendada por Yoon Mirae e Tiger JK para competir no reality The Fan, ela também foi panfletada pro Hyuna e Chaeyoung (TWICE), que postaram sobre o lançamento do seu primeiro EP no Instagram.

Com tantos contatos famosos, não é de se impressionar que BIBI tenha feito diversas parcerias musicais. A longa lista de estrelas que já colaboraram com a cantora inclui J. Y. Park, Zico, Crush, nafla e muitos outros. Na sua última empreitada, juntou-se a Min Kyunghoon (da banda BUZZ), Kim Heechul (do Super Junior) e o rapper Dindin na faixa Hanryang.

BIBI lançou no início de fevereiro seu mais novo single, Eat My Love. Por enquanto, The Manual for people who want to love segue como o único mini-álbum da solista no meio de singles e trilhas sonoras que já lançou. Se só com essa obra o poder de BIBI já alcançou o nível que está, imagine quando tiver um álbum para chamar de seu. Seguimos na torcida para que isso aconteça o mais rápido possível.


BLACKSWAN

Crédito: DR Music – Divulgação

2020 trouxe muitas reviravoltas para os fãs do grupo RANIA. Em junho, tivemos a notícia que o grupo mudaria de nome. Na época, Hyeme havia divulgado apenas a sigla B.S., que mais tarde seria revelado ser BLACKSWAN. Nos meses que se seguiram, tivemos a revelação das integrantes que fariam parte do grupo e rendeu belas surpresas como a revelação da senegalesa Fatou e da brasileira Leia.

A alegria, porém, deu lugar à ansiedade após o debut do grupo ser atrasado por conta de imprevistos. Até que, finalmente, o quinteto pode mostrar seu single de debut – Tonight – para os fãs. Infelizmente, o fim do ano ainda reservava mais surpresas desagradáveis que culminaram na saída de Hyeme do grupo e um anúncio de hiato.

Porém, o agora quarteto BLACKSWAN está bastante ativo nas redes sociais e promete voltar com tudo em 2021. Quando fizerem seu primeiro comeback, Youngheun, Fatou, Judy e Leia finalmente poderão mostrar todo o potencial do BLACKSWAN, que se despediu do RANIA no debut. Com todo o talento e carisma que o grupo tem, fãs estão mais do que ansiosos para ver mais do quarteto.


[LEIA MAIS] BLACKSWAN fala sobre singularidades como grupo multicultural de K-POP


CRAVITY

Crédito: Starship Entertainment – Divulgação

O CRAVITY segue uma velha tradição no k-pop: grupos que trazem ex-trainees selecionados no Produce carregam o sucesso do grupo do programa para sua futura carreira. Mesmo tendo excessões, essa regra se aplicou bem aqui. Juntando todos os lançamentos do grupo em 2020, eles ultrapassaram 300 mil cópias vendidas e colocaram o mini-álbum de estreia – SEASON 1. HIDEOUT: REMEMBER WHO WE ARE – entre os debuts masculinos mais vendidos desde que as paradas musicais começaram a ser contabilizadas.

Além disso, o debut do CRAVITY foi o 3º mais esperado por internautas coreanos em uma votação feita pelo Idol Chart. Em janeiro desse ano, o grupo lançou seu terceiro mini-álbum SEASON 3. HIDEOUT: BE OUR VOICE junto com o MV do single My Turn, cuja produção é impecável.

Em cada novo lançamento, o CRAVITY demonstra que veio para ficar e, em breve, deve seus integrantes devem começar a se arriscar cada vez mais na produção dos sucessos do grupo.


[LEIA MAIS] [EYES ON YOU] Agora é a vez deles! CRAVITY lança seu novo álbum



ENHYPEN

Crédito: BELIFT LAB Inc – Divulgação

Formado pelo reality I-LAND e apadrinhados pela Big Hit Entertainment, o ENHYPEN foi outro caso de grupo que já começou grande. O grupo foi anunciado em setembro e debutou no final de novembro com o mini-álbum BORDER: DAY ONE.

Mesmo tendo estreado tão perto do fim do ano, o ENHYPEN alcançou a marca impressionante de mais de 300 mil cópias vendidas com seu EP, sendo o grupo rookie mais vendido do segundo semestre de 2020. A Hanteo, que contabilizou as vendas, destacou que os números impressionantes mostram que o grupo tem muito potencial e que os fãs devem estar ansiosos pelos próximos lançamentos. Por mais óbvia que a declaração seja, não mentiram nem um pouco.

O reconhecimento também já é atestado nas premiações. O ENHYPEN já ganhou prêmios no The Fact Music Awards, Seoul Music Awards, Golden Disc Awards e Gaon Chart Music Awards. E, sem dúvida, ainda vem muito mais por aí.


STAYC

Crédito: High Up Entertainment – Divulgação

Do lado do ENHYPEN entre os rookies mais vendidos do segundo semestre de 2020 estava o STAYC. O número do sexteto foi menos expressivo que o dos colegas, passando pouco mais de 20 mil cópias, mas conseguir uma marca dessa com um single e justo no primeiro lançamento da carreira já é um feito e tanto.

As duas faixas de Star To a Young Culture ganharam MVs e o grupo já conquistou uma base fiel de fãs, já acumulando mais de 100 mil seguidores no Instagram e Twitter. Seja quantidade de álbuns vendidos ou fãs que as amam, números não mentem: o STAYC merece sua atenção e carinho.

Quer conhecer mais sobre as meninas? Confira a matéria que fizemos sobre elas em novembro.


[LEIA MAIS] Debuts de k-pop que você (talvez) perdeu: conheça o girlgroup STAYC


TREASURE

Crédito: YG Entertainment – Divulgação

Voltando a falar de grupos formados por realities e números impressionantes, falemos do TREASURE. Aqui o programa que formou o grupo foi o YG Treasure Box, que foi ao ar em 2018. Para o azar dos fãs, que já estavam com expectativas altas pelo debut, só em agosto de 2020 pudemos – finalmente – ver e ouvir o talento do grupo.

Antes de estrearem oficialmente, os integrantes do TREASURE treinaram muito, alguns deles por 7 anos. Todos esse esforço, porém, foi recompensado com números arrasadores. Para coroar ainda mais, eles ganharam o prêmio de Artista Rookie do Golden Disc Awards ocorrido em janeiro.

O TREASURE já começou 2021 no mesmo ritmo de 2020 com o primeiro álbum [THE FIRST STEP : TREASURE EFFECT], que reúne todos os singles lançados pelo grupo mais faixas exclusivas. Em cada nova música, fica mais perceptível o nível da qualidade da produção do grupo. Para melhorar ainda mais, os próprios integrantes se envolvem nas composições. Não é preciso dizer que são mais do que merecedores de muita admiração.


[LEIA MAIS] [Eyes on You] Com números impressionantes, TREASURE lança seu 1º álbum


VICTON

Crédito: PLAY M Entertainment – Divulgação

Encerramos nossa seleção com os mais veteranos da lista: o VICTON. Na ativa desde 2016, o grupo também começou 2021 com o pé direito lançando seu primeiro álbum. Até então, o septeto só tinha mini-álbuns e singles em sua discografia, mas VOICE: The future is now chegou para mudar isso trazendo 13 faixas novas para fã nenhum botar defeito. A faixa escolhida para divulgação foi What I Said, que ganhou um MV com uma estética incrível e coreografia sensacional.

Com tantos anos de carreira, é de se estranhar que o VICTON tenha pouco reconhecimento. Isso mudou após Seungwoo e Byungchan serem enviados para participar do Produce X 101. Byungchan precisou abandonar o programa para tratar de uma tendinite no seu tendão de Aquiles, mas Seungwoo chegou à final em 3º lugar do ranking e debutou com o X1. Infelizmente, após um escândalo de manipulação de votos, o grupo deu disband mais cedo do que seu contrato original previa.

Durante a ausência de Seungwoo da formação do grupo, o VICTON lançou o mini-álbum Nostalgia. O single do lançamento, Nostalgic Night, garantiu a esperada primeira vitória do grupo em shows musicais no The Show que foi ao ar em 12 de novembro.

Como a Coreia demorou muito para reconhecer o talento do VICTON, queremos evitar que você façam o mesmo. Portanto, deixamos eles como nossa última sugestão de nomes para ficar de olho em 2021.


Gostou da nossa seleção? Na sua opinião, que artistas faltaram? Conte para a gente nos comentários.

Fontes: (1), (2), (3)
Imagens: Divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile