Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura K-pop

Música tradicional coreana: conheça os principais instrumentos desse estilo

Você com certeza já escutou instrumentos tradicionais coreanos em hits do k-pop! De cordas à percussão, os sons característicos da música tradicional coreana (também chamada de gugak) dão um toque a mais a diferentes performances. Além disso, não ficam de fora de orquestras e outras apresentações cerimoniais.

Hoje, te apresentamos os principais instrumentos desse estilo!

[LEIA MAIS] 10 músicas de k-pop com elementos de músicas tradicionais coreanas



Instrumentos de cordas

Gayageum

O gayageum é formado por 12 partes móveis, um bloco de madeira e fios de seda torcidos. Ele deve ser tocado com as duas mãos, que pinçam ou dedilham as cordas.

Dependendo da finalidade e o estilo de música a que está destinado, o gayageum ainda pode ter diferentes tamanhos, materiais ou números de cordas.



[LEIA MAIS] 5 covers INCRÍVEIS de KPOP em Gayageum


Geomungo

O geomungo é uma espécie de cítara de 6 cordas que, semelhante ao violino, toca-se com um arco. Feito de bambu, ele deve ser segurado com a mão direita, enquanto a esquerda dedilha os fios.

Créditos: Seoul Namsan Gukakdang (reprodução).

Haegeum

O haegeum possui uma caixa acústica de madeira oca e sua haste sustenta dois fios de seda. Assim como o geomungo, ele também deve ser tocado com um arco. Diferente de outros instrumentos tradicionais coreanos de corda, o haegeum é tocado na vertical, apoiado no joelho do musicista.

Créditos: Yonhap (reprodução)

Yanggeum

Diferentemente de outros instrumentos de cordas coreanos, o yanggeum tem um formato de trapézio e utiliza cordas de metal. Para produzir os sons, o musicista as dedilhas com um pequeno arco de bambu – ou até mesmo dois, dependendo da apresentação.

Créditos: Korean Culture Kenzie (reprodução)


Instrumentos de sopro

Piri

A piri é uma flauta de bambu, com 7 aberturas frontais e uma traseira. Ela é conhecida pelo som suave e delicado, mas pode ganhar um tom analasado dependendo do seu tamanho.



Daegeum

Semelhante a uma flauta transversal, o daegeum tem um bocal fechado com uma membrana especial, que produz seu som característico.

Créditos: Daegeumi Nuna (reprodução)

Taepyeongso

Além do corpo de madeira, o taepyeongso possui um bocal de metal e, na outra ponta, uma estrutura que lembra um sino (o dongpallang). Seu som característico é bem forte e marcante, o que restringe seu uso à música tradicional e cerimônias oficiais.

Créditos: Wikimedia Commons


Instrumentos de percussão

Bak

O bak é formado por seis placas de madeira amarradas na extremidade, que criam um formato de leque ao abrir. Seu som marca o início ou mudanças significativas de ritmo em uma música.

Korean traditional musical instruments – Bak

Janggu

O janggu é um dos instrumentos de percussão mais populares na música tradicional coreana. É um tipo de tambor com um corpo de madeira em formato de ampulheta.

Na música folclórica, ele é tocado com duas baquetas, enquanto as orquestras utilizam apenas uma.

Créditos: Explore DPRK (reprodução)

Fontes: (1), (2)
Imagens: Seoul Namsan Gukakdang, Yonhap, Korean Culture Kenzie, Daegeumi Nuna, Wikimedia Commons, Shutterstock e Explore DPRK (Reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Giovanna Pego

    Jornalista, carioca, multifandom e sagitariana que fala demais. Defensora de girlgroups e apaixonada por k-dramas, beleza e literatura.

    Sair da versão mobile