Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária

Conheça 10 das comidas coreanas mais famosas pelo mundo

Quem não perde os K-Dramas e ama acompanhar seus idols preferidos em realities ou nos programas de variedades já deve ter visto muitos deles experimentando pratos que parecem deliciosos. Isso dá água na boca, não é mesmo?! Com a onda Hallyu, a culinária coreana tem se popularizado, mas já se perguntou quais são os pratos coreanos mais famosos pelo mundo? Selecionamos dez pratos queridinhos pelo globo, confira nesta lista.



1 – Kimchi (김치)

Freepik/ Reprodução

É o primeiro prato que vem à nossa mente quando pensamos em comida coreana, não é mesmo? Presente nas mesas coreanas desde a Dinastia Silla (2.000 anos atrás), o kimchi é um repolho fermentado com sal, pimenta, alho, gengibre e cebolinha e é um acompanhamento presente em várias iguarias. É como o nosso arroz com feijão, combina com tudo! Além disso, o kimchi também tem diversos benefícios pra saúde. Já ensinamos uma receita da iguaria nas nossas redes, confira aqui.


2 – Bibimbap (비빔밥)

Asian Inspirations / Reprodução

Se você também tem uma lista de comfort foods, inclua o Bibimbap!! Fica lindo no prato, facilmente ajustado para os paladares diferente, adicionando mais ou menos tempero. A receita original usa seis vegetais, mas você pode usar o que tiver na geladeira. É uma deliciosa mistura de arroz, vegetais, carne, ovo frito, pasta de pimenta (gochujang), molho de soja e sementes de gergelim.


3 – Jajangmyeon (짜장면)

KFoodaddict, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons/ Reprodução

A princípio o Jjajangmyeon era um prato chinês, mas os coreanos criaram sua própria versão com um caldo mais encorpado e mais saboroso. E é um ótimo prato para quem quer experimentar a culinária coreana e tem medo da pimenta (que arde muito mesmo no começo), pois esse prato não tem pimenta! É feito de macarrão de trigo artesanal espesso, coberto com fatias de pepino cru, abobrinha em cubos, cebola, carne de porco e uma mistura de pasta de soja preta salgada. Uma outra curiosidade sobre o prato, é que ele é bastante consumido no dia 14 de abril para comemorar o Dia dos Solteiros.


4 – Samgyeopsal (삼겹살)

Pixaby / Reprodução

Também conhecido como churrasco coreano de porco, esse prato nada mais é do que fatias grossas de barriga de porco grelhadas acompanhadas do molho ssamjang (mistura de pasta de soja com pasta de pimenta). Normalmente é servido com cebolas fatiadas e kimchi de alho cru, e é para comer embrulhado em folhas de alface ou perrilla. Os coreanos costumam degustar numa roda de amigos! A história do churrasco coreano é longa e existem registros do prato em pinturas do século 18. Sabe outra coisa boa do samgyeopsal (além do sabor)? Ele não é apimentado! Perfeito para pessoas que não gostam ou não podem comer pimenta. Se você estiver em um desses times, confira mais opções de pratos aqui.


5 – Mandu (만두)

Asian Inspirations / Reprodução

São os famosos bolinhos coreanos e podem ser adicionados a um caldo de carne ou caldo de anchova para o prato chamado mandu-guk ou servido com tteok manu guk, um bolo de arroz cilíndrico. A receita de bolinho coreano leva carne moída ou porco, mas você vai alguns com frango ou apenas vegetais. Fica uma delícia preparado na hora, mas pode ser congelado e consumido posteriormente.



6 – Bulgogi (불고기)

대경 라이프 / Reprodução

O Bulgogi é provavelmente o prato coreano mais popular. Também é conhecido como prato de carne doce e existe há mais de mil anos, desde a Dinastia Joseon. Você pode apreciá-lo grelhado ou frito, a carne geralmente é cortada em fatias finas, possuindo um sabor adocicado, e é acompanhada com wraps de alface e gochujang (pasta de pimenta vermelha) para embrulhar e temperar a carne.


7 – Tteokbokki (떡볶이)

Popo le Chien, CC0, via Wikimedia Commons / Reprodução

Tteokbokki é uma famosa comida de rua coreana. É feita com bolos de arroz e bolos de peixes doces e cremosos. São cozidos no vapor e misturados com bolinhos de peixe em um molho especial feito de pasta de pimenta e pasta de soja e cebolinha verde. É ideal para quem ama sabores picantes!


8 – Korean Fried Chicken (닭 튀김)

Asian Inspirations / Reprodução

Fãs de K-Drama com certeza já viram os casais ou grupos amigos dividindo um prato de frango frito com molho (e uma cerveja). Esse frango é super crocante, coberto com um molho doce e picante feito de pimenta vermelha. Mas é possível encontrar molhos que além da tradicional gochujang, também tem pimenta verde para deixar ainda mais picante É um lanche popular para um de fim de noite, na Coreia existem várias redes de fast food.


9 – Gimbap/Kimbap (김밥)

cutekirin, CC0, via Wikimedia Commons / Reprodução

O Gimbap é feito de legumes salteados, carne, rabanete doce em conserva e arroz, enrolados e bem embrulhados em uma folha de algas marinhas (gim) e depois cortados em pequenos discos e servido com kimchi como acompanhamento. É um prato simples e prático e muito saboroso, vale a pena preparar.


10 – Lámen  (라면)

대경라이프, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons / Reprodução

O Lámen é um dos queridinhos dos coreanos e de todos aqueles que apreciam essa cultura. Fácil de preparar e de encontrar em todos os lugares (inclusive aqui no Brasil). Além dos temperos que já tem no pacote, o lámen é consumido com complementos simples que deixam o prato ainda mais saboroso, como um ovo cozido junto com o macarrão, carne moída no molho ou legumes como cenoura e abobrinha fatiados.

Vocês já conheciam todos essas comidas? Quais desses já experimentou? Se você fizer algum desses pratos, compartilha com a gente, poste no Instagram e marca a KoreaIN.

Fonte: (1), (2)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Beulla Silva

    Mineira, jornalista, Libriana no mundo da Lua que é viciada em GOT7, Monsta X, gatos, K-Drama, café e culinária coreana!!

    Sair da versão mobile