Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Receitas

Kimbap: aprenda a fazer o tradicional “sushi coreano” em casa

A Hansik – culinária tradicional coreana – tem se tornado muito popular entre os apaixonados pela cultura asiática. A maioria dos pratos está centrada no arroz, carnes e vegetais e é bem mais fácil de ser reproduzida do que parece. Provavelmente você já ouviu falar no kimbap – também conhecido como “sushi coreano” – prato amado por muitos e que ficou popular na Coreia nas décadas de 1960 e 1970 por servir como uma refeição completa e usar ingredientes comuns. Além de saudável o kimbap também é fácil de preparar e econômico. 



A KoreaIN traz uma receita de kimbap adaptada pela professora Katia Kil Kang Kim para que você possa reproduzir em sua casa. Os ingredientes são bem simples e fáceis de se achar em mercearias coreanas e japonesas e com o passo a passo abaixo você não terá dificuldades. Vale lembrar que é possível adaptar os ingredientes conforme seu gosto, uma opção para quem não é fã de caranguejo é substituir o kani por carne de porco ou até mesmo fazer uma opção vegetariana de kimbap. Confira as instruções.

Katia Kil Kang Kim

Ingredientes:

– 4 copos (de 200mL) de arroz;
– 1 cenoura;
– 1 pepino japonês;
– 1 pacote de tempurá (no caso foi utilizado o sabor peixe);
– 1 pacote de conserva de nabo (no caso foi utilizado o amarelo);
– 1 pacote de kani (carne de caranguejo, facilmente encontrado em mercados);
– 1 broto de bambu;
– 5 ovos;
– Sal;
– Shoyu;
– 2 colheres (de chá) de corante para comida (usado somente para colorir o ovo);
– Açúcar;
– Glicose;
– Óleo de gergelim torrado;
– 1 pacote de folha de alga (nori);
– Esteira para enrolar sushi.

Tempo de preparo: 40 minutos (para a preparação dos ingredientes)

Modo de preparo:

A finalização da receita é rápida, porém, os ingredientes devem ser preparados individualmente, para depois serem misturados. Explicaremos passo a passo:

Arroz

Primeiramente, deve-se cozinhar o arroz somente com água. Para enrolar o kimbap, o arroz deve estar frio, pois estando quente faz perder a textura da alga. Quando ele estiver pronto, coloque-o em um recipiente e acrescente pouco sal e dois fios de óleo de gergelim. Misture-o e espere esfriar.


Pepino

Corte as cascas do pepino em tiras médias na diagonal e separe em um recipiente. Acrescente sal e aguarde cerca de 10 minutos. Você perceberá que ele soltará água, então esprema-o com a mão ou com o espremedor de batata. Depois, em uma panela, refogue o pepino com um fio de óleo e reserve.


Cenoura

O processo de preparação da cenoura é semelhante ao do pepino. Corte a cenoura em pequenas tiras, acrescente pouco sal e espere de 5 a 10 minutos e esprema-a também. Refogue com óleo. 
Dica: não é necessário descascar a cenoura, pois é a parte que possui mais vitamina.


Tempurá

Corte o tempurá em tiras horizontais (se conseguir, corte do tamanho da folha de alga). Em uma panela, coloque aproximadamente 50mL de shoyu, o tempurá cortado e duas colheres (de sopa) de açúcar. Misture a fogo médio por 5 minutos. Reserve.


Nabo

Corte o nabo em tiras (no mesmo comprimento da folha de alga).


Broto de bambu

Corte a raiz de bambu em pequenas tiras e cozinhe-a com um pouco de água (aproximadamente 2/3 de água para a quantidade de broto).
Quando o bambu estiver “macio”, acrescente 1 colher (de sopa) de açúcar, ½ colher (de sopa) de glicose e 2/3 de shoyu para a quantidade de bambu. Misture até começar a secar. Reserve.


Ovos

Em uma vasilha, dilua o corante com pouca água. Adicione os ovos e misture. Em uma panela, acrescente pouco óleo e sal e frite o ovo. Corte-o em tiras e separe em um recipiente.
Dica: Não é obrigatório colocar corante no ovo. A ideia é mudar a cor para deixar o prato mais colorido e atrativo.



Montagem do Kimbap

Estenda a esteira de forma que o lado maior fique próximo a você.
Coloque 1 folha de alga sobre a esteira (ATENÇÃO: o lado mais brilhante é para baixo). Na parte de cima da folha, espalhe cerca de 3cm de camada de arroz. Essa parte servirá como “cola” para enrolar o kimbap.
Na parte de baixo, espalhe o arroz no restante da alga, porém não juntando com a parte de cima. Deixe cerca de 4cm de diferença entre o arroz da parte de cima e o da parte de baixo. Na parte de baixo, coloque um pouco de cada ingrediente: ovo, pepino, cenoura, kani, bambu, nabo e tempurá. Um em cima do outro, sem ordem particular.
Dica: não coloque muita quantidade de ingredientes, senão o kimbap ficará muito cheio e não fechará adequadamente.



Para enrolar, levante a esteira do lado dos ingredientes com os dedões e com os outros dedos segure os ingredientes para que eles não saiam da posição que você os colocou.
Comece a enrolar de forma que ele não solte quando for cortá-lo em rodelas.
OBS: cuidado para não enrolar a esteira junto, é necessário enrolar apenas a alga. Como no vídeo abaixo. Corte-o em rodelas e sirva em seguida. A faca deverá estar úmida para o corte sair mais preciso.
Dica: passe um pouco de óleo de gergelim em volta do kimbap antes de cortá-lo para dar brilho e sabor.



 Fontes: (1), (2), (3), (4) e (5)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Vitória Chaves

    Brasiliense de 23 anos e apaixonada pela Coreia do Sul. Gosto de pesquisar, entender e compartilhar. Levemente obcecada por K-pop e K-dramas e ainda descobrindo o que me motiva a fazer um bom trabalho, onde quer que seja.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido