O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico caracterizado por algum grau de comprometimento na interação social, comunicação e na linguagem.
Apesar de ter alta prevalência mundialmente, ainda há desinformação sobre o assunto, principalmente em países como a Coreia do Sul, onde a saúde mental é um tema com muitos tabus e difícil abordagem.
Muitos K-dramas têm trazido visibilidade para o tema da saúde mental, mas já há algum tempo existem produções que apresentam como funciona o espectro autista de forma verídica, responsável e respeitável.
A representatividade positiva dá atenção à existência do transtorno. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns títulos para você entender melhor o TEA, confira.
Move To Heaven é uma história baseada em fatos reais e retrata a vida de um jovem autista e seu tio como limpadores de cenas traumáticas.
Sang-tae é autista, irmão mais velho do protagonista e atua como um intermediário no romance entre seu irmão mais novo e a autora de contos de fadas.
Neste filme o foco não é retratar o autismo, o personagem que possui o transtorno não faz parte do enredo principal, mas a ambientação do estigma da família foi muito bem-feita.
Na trama, Sang Min baseia toda a sua vida ao redor de seu filho autista. Ela tomou para si toda responsabilidade sobre a vida do filho e seu marido é omisso quanto à criação e não se envolve em nada.
Retrata a história de Dasul, uma menina autista. Quando foi produzido, o espectro autista aparecia com outros nomes dependendo do grau, o filme nomeia como síndrome de savant.
Cho-won é um menino autista criado por uma mãe superprotetora. Ele tem uma afeição pela natureza e animais, parece se sentir livre e só consegue se abrir com outros ao correr.
O drama coreano, que também deu origem a série americana The Good Doctor, retrata um médico com espectro autista.
O foco do enredo é mostrar que, apesar de sua condição, o personagem se torna um médico genial e enfrenta conflitos entre seus colegas de serviço e pacientes, que o veem como alguém não confiável.
Gostou? Leia mais:
Webstory: Vitoria de Sousa Texto: Ana Raíssa Luz Imagens: TvN, KBS, Netflix