Já se imaginou estudando em uma escola coreana?
Com certeza, em algum momento, você já pensou como seria uma escola na Coreia do Sul.
Com várias representações em K-Dramas e, até mesmo, entre os idols de K-POP é normal ficarmos um pouco curiosos sobre as escolas coreanas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, venha conhecer:
Na Coreia do Sul o ano letivo se assemelha ao brasileiro, com férias no verão de julho a agosto e férias mais longas no inverno de dezembro a fevereiro.
As etapas de ensino também se assemelham ao nosso, sendo dividido em Ensino infantil, primário, secundário e superior. Geralmente, os coreanos terminam a escola entre 18 e 19 anos.
Ensino infantil e primário
O ensino infantil se assemelha às creches. Já o ensino primário, recebe alunos de 7 a 12 anos e geralmente a turma possui um professor fixo para as diversas matérias.
Ensino secundário
O Ensino Secundário é dividido em Escola média, o qual tem alunos de 13 a 15 anos e marca o ensino mais rigoroso e específico.
Ensino secundário
Já a Escola Alta contempla alunos de 16 a 18 anos, sendo um ensino mais intensivo para aqueles que pretendem fazer o vestibular, sendo assim não obrigatório.
Ensino secundário
Além disso, nos dois últimos anos escolares, os alunos passam por aulas vocacionais para preparar o jovem ao mercado de trabalho.
Parecido com o ENEM, o vestibular coreano é o Suneung, o qual é um teste de habilidades escolares padronizado e aplicado na 2º quinta-feira de novembro.
O vestibular
Regras escolares
As escolas coreanas seguem regras para manter o padrão escolar. Não são permitido atrasos, nem roupas curtas nem o uso excessivo de maquiagem.
Regras escolares
Além disso, eles prezam pelo respeito aos professores e à manutenção da limpeza do ambiente estudantil, por isso, é necessário usar sapatos especiais para circular dentro da escola.
A admissão é feita pelo Suneung e pelo histórico escolar, podendo ter universidades que ofertam do bacharelado ao doutorado, faculdades comunitárias, ensino politécnico e EAD.
Fonte: Korea.net
Imagem: Chung Sung-Jun Getty Images; Yonhap; Korea.net; VCG