CULTURA DOS FANDOMS
1ª GERAÇÃO
DO K-POP:
Foto: Divulgação/ SM Entertainment
FANDOM
Abreviação de "Fan Kingdom" ou, em português, Reino dos Fãs.
Essa expressão tornou-se popular por todo o mundo, principalmente após a explosão do K-POP, mas já se perguntou como essa cultura começou dentro da hallyu?
Conheça um pouco sobre o surgimento dos fandoms na 1ª geração do K-POP:
Foto: Reprodução/ Reply 1997/ TVN
As primeiras legiões de fãs começaram a surgir com o aparecimento dos primeiros grupos idols.
O debut do H.O.T, primeiro grupo a receber esse título, atraiu um grande público jovem que passou a acompanhar ativamente suas promoções.
Em uma época em que a internet ainda não era aliada, os grupos dependiam totalmente das aparições em programas de TV e da reprodução de sua música nas rádios para conseguir o reconhecimento necessário de seu trabalho.
Era comum ver os fãs por toda a parte, como na saída de emissoras de rádio, TV e, até mesmo, na frente das casas dos integrantes de seu grupo favorito.
Com o surgimento de novos grupos idols, mais fãs foram aparecendo e a rivalidade entre os fã-clubes começou a nascer.
Um exemplo disto era a rivalidade existente entre os fãs do H.O.T vs os fãs do Sechskies
X
Os fãs vestiam a cor de seu grupo, em estádios o público se dividia, fãs do H.O.T para um lado e fãs do Sechskies para o outro.
Em suas mãos, as primeiras "lighsticks", balões. Fãs do H.O.T seguravam balões brancos, fãs do Shechskies tinham balões amarelos.
Foto: Reprodução/ Reply 1997/ TVN
A expansão do K-POP começa. O H.O.T viaja para a China a fim de promover para possíveis coreanos naquele país, mas ao desembarcarem encontram um público majoritariamente chinês.
"A ideia de estrangeiros que não falavam coreano conhecerem nossa música era muito estranha para nós na época"
Kangta, H.O.T, em entrevista ao Youtube Originals.
Foto: Reprodução/ YouTube Originals
"Isso foi antes da internet explodir, então eu me perguntava como as fãs chinesas conheciam as músicas e cantavam junto"
Tony Ahn, H.O.T, em entrevista ao Youtube Originals.
Foto: Reprodução/ YouTube Originals
Apreciar a música e cultura coreana virou um fenômeno na China e começou a se expandir para outros lugares.
Foi então que surgiu o termo "Hallyu" ou "Onda Coreana", que passou a ser usado para descrever a expansão do K-POP pela Ásia e, futuramente, pelo mundo.
Em uma época em que a exportação da música coreana dependia dos canais de TV e rádio, o K-POP começou a se expandir e os primeiros fã-clubes deram origem ao que hoje conhecemos como "FANDOM".