sul-coreanos

10 Livros

para conhecer

Recentemente a literatura coreana ganhou espaço no cenário da literatura mundial.

O destaque vem, especialmente, das obras de ficção obscuras e transgressoras escritas por mulheres.

Confira agora alguns livros de autores coreanos que você precisa conhecer:

Alguns temas podem parecer pouco familiares ou apreciados, mas vale a pena ler cada uma dessas obras.

A VEGETARIANA HAN KANG

01.

"Sou vegetariana". Uma decisão comum que desencadeia uma série de eventos inquietantes na vida de Yeonghye, a protagonista. O livro traz um olhar complexo sobre como simples decisões podem afetar diversas pessoas.

POR FAVOR, CUIDE DA MAMÃE KYUNGSOOK SHIN

02.

Ao ir visitar seus filhos, uma senhora se perde de seu marido e ele só se dá conta após o trem partir. A busca por ela transforma-se em uma descoberta emocional de uma mulher que é invisível para a própria família.

SUKIYAKI DE DOMINGO  BAE SUAH

03.

Com forte crítica social, o livro expõe um lado underground e menos conhecido da Coréia do Sul. A narrativa mostra o cotidiano de comunidades periféricas e seus efeitos nas relações interpessoais.

FLOR NEGRA KIM YOUNGHA

04.

Baseado em fatos reais, Flor Negra volta em abril de 1905, quando coreanos de várias classes sociais rumaram  para o México em busca de uma vida melhor, mas encontraram apenas o trabalho escravo e uma violenta Revolução Mexicana.

AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA HAEMIN SUNIM

05.

Esta obra fará você entender que a forma como percebemos o mundo é reflexo do que se passa em nossa mente. Este é um destes livros necessários para quem deseja tranquilizar seus pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.

PACHINKO MINJIN LEE

06.

Sunja decide abandonar sua casa e rejeitar o poderoso pai de seu filho, essa decisão dá início a uma saga que se desdobrará ao longo de gerações por quase cem anos. Mas Pachinko vai muito além de uma grande história de amor...

ATOS HUMANOS  HAN KANG

07.

Maio de 1980: o exército reprime um levante estudantil causando milhares de mortes. Dongho busca, em meio aos cadáveres, seu melhor amigo. O livro se desdobra à medida que as vítimas e os enlutados encontram a supressão e a negação do massacre.

O BOM FILHO YOU-JEONG JEONG

08.

Um jovem nadador que vê seu futuro no esporte ser interrompido. "O bom filho" é um suspense psicológico e um mergulho no que há de mais sombrio na alma humana. As respostas trazem novas perguntas e o terror se esconde onde menos se espera.

NOSSAS HORAS FELIZES GONG JIYOUNG

09.

Yujeong e Yunsu, dois jovens que recuperam a vontade de viver ao se conhecerem. Porém há um obstáculo: ele está condenado à morte. Suas horas felizes juntos podem ser tragicamente curtas. Uma história de amor, crime, punição e perdão no corredor da morte.

TENHO O DIREITO DE ME DESTRUIR KIM YOUNGHA

10.

Numa época em que eutanásia e morte assistida estão na ordem do dia, o narrador anônimo desta obra ajuda pessoas que se sentem fartas da vida a morrer.  Vencedor do Prêmio Munhak-Dongne, esta obra retrata a busca deste homem por seus possíveis clientes.

A literatura complexa e profunda que vem conquistando diversos leitores pode conquistar, também, um espaço em sua estante.

Créditos: Todavia, Intrinseca, Sextante, Record, Teorema, Geração Editorial, Estação Liberdade, Feepik, Tag Livros;

Texto: Helen Melo Webstory: Daniele Fernandes

O que acha de adicionar uma dessas obras a sua lista de leitura?

Leia Mais

Poesia sul-coreana: o grito político de uma sociedade indignada

12 músicas de k-pop inspiradas em livros

Livros do k-drama “It’s Okay To Not Be Okay” serão lançados no Brasil