Imagem: koreabridge.net
Desde a popularização da cultura coreana nos últimos anos, intensificada por conta da ascensão do k-pop e dos k-dramas, o número de pessoas interessadas em viajar para o solo sul-coreano vem aumentando.
Entretanto, além dos pontos turísticos famosos, como a torre de Seul, também existem vários lugares curiosos que se pode visitar no país. Por isso, selecionamos uma lista com 7 museus curiosos que os turistas podem visitar na Coreia do Sul, para você, quem sabe, incluir no seu próximo roteiro de viagem. Confira.
A história desse museu começou na Copa do Mundo de 2002, sediada na Coreia do Sul e no Japão. O prefeito da cidade de Suwon ficou encarregado de melhorar os banheiros da cidade para o grande evento. Mas, além de criar a associação mundial dos banheiros, também reformou a sua própria casa para ficar no formato de uma privada gigante e a chamou de Haewoojae.
Após o dono do local falecer em 2009, o lugar foi transformado em um museu. E lá não apenas se exibe privadas e papéis higiênicos de diferentes países ao redor do mundo, como também tipos de fezes e esculturas de pessoas sentadas no "trono".
Em Incheon, na província de Gyeonggi, existe um museu do porco. Isso mesmo, um museu onde é possível ver todos os tipos de imagens e estátuas de porcos, de diferentes cores, formas e dimensões.
Além disso, o museu também tem um show, com porcos de verdade fazendo diferentes truques e passeando ao redor. Visitantes podem fazer carinho e tirar fotos com os bichinhos.
Ainda na categoria de museus de arte sobre animais, na capital do país tem um museu apenas com artes de galinhas. As mais de duas mil pinturas e esculturas de galinhas são de diferentes épocas e de diferentes estilos.
O acervo pertencia à uma colecionadora, mas, após uma mudança na lei coreana permitir a criação de todo o tipo de museu privado, a dona resolveu abrir o museu para visitação.
Outro museu localizado na capital do país é o museu de bolsas da Simone. Aberto em 2012, lá existe uma coleção de mais de 350 bolsas que contam a história desse acessório tão amado pelos fashionistas. Outra característica interessante do museu é o seu formato, já que a aparência externa do prédio é no desenho de uma bolsa.
Inaugurado em 1986, este museu é dedicado ao famoso prato coreano. Algumas exposições são interativas e contam tanto a história do kimchi, quanto a da própria Coreia. Visitantes também podem participar de atividades, como um programa para poder fazer o próprio kimchi, e programações especiais para crianças.
Continuando a lista dos museus dedicados à comida, na capital temos o Museu de Bolo de Arroz e Utensílios de Cozinhas. Aqui é possível conhecer toda a história desse lanche, e ver os utensílios usados nas cozinhas coreanas ao longo das eras. Ao final da tour, os visitantes podem fazer seus próprios bolinhos de arroz para levar como recordação.
O Museu do Alho está localizado na ilha Namhae, ou Ilha do Tesouro. A Coreia do Sul é uma grande produtora e consumidora de alho, então nada mais justo que uma homenagem em formato de museu. O edifício em formato de alho conta a história do condimento e explica todos seus benefícios para a saúde. Além disso, também há uma exposição com pequenas esculturas feitas com alho.
Esse museu ao ar livre na ilha de Jeju tem o sexo como tópico principal, e é famoso pelas suas esculturas mostrando diversas posições sexuais. Também há um café e uma loja de presentes, para quem quiser comprar lembrancinhas para os familiares ou amigos. Apenas fique atento, pois para entrar nesse parque cheio de erotismo é necessário ter mais de 20 anos.
Texto adaptado de: Daniela Gama Design: Ingrid Sousa
Fontes e Imagens: korea.net/ Tripzilla/ Kimchikan/ Jenonymously/ Elliotts On the Road/ Simone handbag museum/ Visite Seoul/ seoulkoreatour