Fotos: Divulgação/ SM Entertainment/ Big Hit Music
Essa geração surge com a aparição dos grupos idols. Começando com a estreia do H.O.T e a fundação da SM Entertainment.
Vale ressaltar que, antes, a Coreia possuia grupos que ficaram conhecidos como "precursores" do K-POP, mas estudos sobre K-POP consideram a estreia do H.O.T como o início de tudo.
Uma fase intermediária que surge com o início da popularização da cultura hallyu. Produtos da cultura pop coreana começam a ter destaque em outros países da Ásia, o K-POP e os K-Dramas começam sua exportação.
A estreia e fama do TVXQ é um divisor de águas dessa geração. As primeiras turnês mundiais acontecem e o K-POP começa sua expansão internacional, o conceito de "Idols" é estabelecido e o K-POP se torna um mercado bem-sucedido.
O Youtube é fundamental na popularização dos novos grupos, que surgem com diferentes habilidades de palco oferecendo uma nova identidade ao K-POP.
As redes sociais e o Youtube seguem tendo um importante papel na popularização dos grupos. O auge da visibilidade do K-POP é marcado por PSY e seu "Gangnam Style", cujo MV ficou conhecido por "quebrar" o contador de views do Youtube.
A fronteira entre 3ª e 4ª geração é marcada pelo sucesso dos reality shows de sobrevivência para formação de novos grupos idols, como o "Produce 101". É nesta fase que o K-POP têm sua explosão mundial, boa parte influenciada pelo sucesso do BTS.
Os produtos de K-POP, agora, são produzidos não só para o público coreano, mas visando também os fãs ao redor do globo. O sucesso da geração atual coincide também com marcos da cultura do entretenimento, como o Oscar para o filme "Parasita".
Para experimentar um pouco da evolução do K-POP através de suas diferentes gerações, confira agora uma playlist especial que a KoreaIN preparou com os artistas que marcaram cada geração: