Uma das grandes características do das performances do k-pop são as coreografias. Marca registrada dentro da indústria, elas agregam valor às canções, tornando-as cada vez mais únicas e virais. Compreendendo toda essa notoriedade, vamos apresentar aqueles que estão atrás da criação dos movimentos de dança que acompanham os idols: os coreógrafos.  Listamos dez nomes super influentes que consagraram alguns dos maiores hits dos últimos tempos! Preparados? Vamos lá!

Conhecida principalmente pelo seu trabalho no canal da 1MILLION Dance Studio no YouTube, Lia Kim também está por trás de coreografias memoráveis como “GASHINA”, da Sunmi, “TT”, do TWICE e “VERY VERY VERY”, do I.O.I.

Young foi mentor nos programas Produce 48 e Produce 101, da Mnet, além de assinar diversas coreografias famosas no mundo do k-pop. Nessa lista temos: “Don’t Wanna Cry”, “Oh My!” e “Very Nice” do Seventeen; “Signal”, “What’s Love?” e “Likey” do TWICE, e “Energetic” e “Beautiful” do Wanna One.

Kasper é um coreógrafo muito conhecido por trabalhar com artistas da SM, especialmente com o EXO. Foi o criador das coreografias de “Ko Ko Bop”, “Call Me Baby” e “Love Shot”, além de “Candy” para Baekhyun, um dos solistas do grupo.

O coreógrafo Son Sung-deuk trabalha desde o pré-debut com o BTS. Seu registro está presente nas canções com as elaboradas coreografias do grupo, como as ícônicas “Run” e “I Need U”.

Kiel Tutin é bastante reconhecido por trabalhar em coreografias de dois grandes girl-groups: BLACKPINK e TWICE.  Assina os movimentos das canções "Can’t Stop Me”, “More&More” e “Fancy” do TWICE, e “How You Like That”, “Kill This Love”, “Lovesick” e “DDU-DU-DDU-DU” do BLACKPINK.

Yoon Jung é muito conhecida na indústria do k-pop. Já trabalhou com grupos lendários como Brown Eyed Girls, Kara, EXID, T-ara e Girl’s Day, e também foi treinadora no programa Produce 101. É criadora da coreografia dos grandes hits “Bo Beep Bo Beep”, do T-ara, “Expect”, do Girl’s Day, “Abracadabra”, do Brown Eyed Girls, e “Up & Down”, do EXID.

O coreógrafo Keone Madrid tem em seu currículo nomes de grupos bastantes conhecidos, como 2NE1, BTS, GOT7 e MONSTA X.  Em suas coreografias estão presentes “Clap Your Hands” do 2NE1, “DOPE” do BTS, “Just Right” do GOT7, e “Rush” do MONSTA X.

Nakasone é uma coreógrafa envolvida com grupos populares como Girls’ Generation, F(x) e SHINee. Coreografou as canções como “Genie” e “The Boys, do Girls’ Generation, “Hot Summer”, do F(x), e “Lucifer”, do SHINee.

O dançarino e coreógrafo Kyle Hanagami tem seu nome conhecido no k-pop pelos trabalhos com o BLACKPINK, Girls’ Generation e Red Velvet. É o responável por coreografias de canções como “BOOMBAYAH” e “Don’t Know What To Do”, do BLACKPINK, “You Think”, do Girls’ Generation, e “Ice Cream Cake”, do Red Velvet.

Ko Kyungjun é conhecido por fazer parte do DQ Dance Team. Participou das coreografias de grupos como MONSTA X, em “Stuck”, e ASTRO, em “Fireworks”, além de outros grupos como o SISTAR.

Coreógrafos do K-pop: conheça Kasper, o artista por trás dos grupos da SM

LEIA MAIS

Webstory por Ana Paula Nunes Texto por Matheus Matos