Cultura do Delivery na Coreia do Sul

Cultura do Delivery na Coreia do Sul

Foto: Jonathan Marchal/Unsplash

Muito antes da pandemia, a Coreia do Sul já tinha estabelecido uma impressionante cultura do delivery. Para descobrir as origens, vamos pegar os livros de história e voltar séculos no passado.

O delivery mais antigo na península data de 1768. Hwang Yun-seok escreveu em seu diário sobre um pedido de delivery de naengmyeon para o almoço no dia seguinte do exame de serviço público.

Em 1960, o delivery era solução para os coreanos comerem na extensa rotina de trabalho no crescimento econômico do país. Funcionárias de restaurantes levavam bandejas de comida para escritórios.

Em 1990, surgiram entregadores motorizados e mais variedade de alimentos. O frango frito em particular se tornou extremamente popular e hoje representa mais de 20% dos pedidos.

Foto: Markus Winkler

O app Baedal Minjok começou a testar em 2021 o primeiro robô delivery. O robô foi instalado em um complexo de apartamentos em Suwon e é capaz de se comunicar com portões e elevadores.

O sucesso do delivery na Coreia do Sul tem a ver com o “ppali ppali” (“rápido rápido”). A expressão é sobre a característica da sociedade coreana que prioriza a agilidade e eficiência.

Por causa da eficiência, na Coreia do Sul você pode pedir delivery quando e onde quiser, inclusive no meio de um parque ou em plena madrugada.

Foto: rawkkim

Mas existe um lado negativo. A rotina dos entregadores é desgastante e a remuneração baixa. Alguns chegam a trabalhar 20 horas por dia.

Foto: Yonhap News

A cultura do delivery na Coreia do Sul é antiga e avançada, mas ainda não é perfeita. Com protestos recentes e promessas do governo, não é impossível que o país mostre pioneirismo de novo.

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Por Paula Bastos Araripe Fontes: Dong-A Ilbo, Korea Times, Korea Herald, Korea Exposé, Korea Trip Guide, Koreaby Me, Aju Daily, Snack Fever, Labor Today Korea