Empresas de KPOP investem em NFTs

Texto: Bárbara Contiero Webstory: Daniele Fernandes Fontes: Investing.com/ The Verge/ YouTube/ UPI/ Bitcoinist/ NME/ Earth.org

Você sabe o que é NFT e como empresas de entretenimento e mídia usam essa ferramenta?

O progresso da tecnologia trouxe vários benefícios para a humanidade. Mas nem tudo que reluz é ouro.

Entenda mais sobre as NFTs, e como as empresas de KPOP estão começando a arriscar nesse novo mercado.

Antes de começarmos a explicar o que NFT, é necessário compreender o que seria uma “crypto economy”, isto é, uma economia baseada em moedas criptografadas, como o Bitcoin.

Criptomoedas são unidades de dinheiro criptografadas, ou seja, online. Elas são compradas em dinheiro comum e ficam rendendo a partir de si próprias.

Basicamente uma Wall Street do mundo virtual.

Conforme o mercado de criptomoedas tem uma melhora positiva, convertendo os valores, pode se obter uma quantidade maior do que a investida.

Já o NFT é a sigla de Non-Fungible Token (Token Não Fungível). De forma simples: algo único e que não pode ser copiado ou trocado por algo idêntico.

Por exemplo: você comprou um photocard do WinWin (NCT 127) e conhece alguém que tenha uma outra imagem dele.

Elas representam o mesmo membro, mas são itens diferentes e podem ter valores diferentes.

Estrela
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Essa forma de comercializar arte e experiências é predominantemente creditada à Ethereum, mas outras plataformas e empresas ligadas ao ramo também já reproduzem essa ferramenta.

No início, lá em 2014, o conceito de NFT falava de imagens e arte.

Hoje, redes sociais, jogos online e outras áreas usam o NFT para criar conteúdos inéditos, vendidos a preços milionários.

Ao falar de investimentos milionários em NFT, não é só quadros e músicas.

Inclui conteúdos únicos produzidos  por empresas de entretenimento como a JYP Ent., a SM Ent. e a HYBE Labels.

Em julho, a JYP e a HYBE passaram a investir em plataformas online junto da Dunamu, empresa que lida com a criptomoeda Upbit. E a YG também demonstrou interesse.

A intenção da HYBE é criar uma plataforma voltada aos photocards.

Com a plataforma os fãs podem obter e trocar entre si imagens únicas dos idols da empresa, como o BTS, TXT, Nu’est e Seventeen.

A SM Ent. enviou notas à mídia declarando o interesse em investir na empresa  Solana e trazer o seu universo (SMUC) para o NFT.

Os investimentos em NFT trouxe questionamentos, já que a forma de armazenamento dessas tecnologias são nocivas para o meio-ambiente.

Esses “supercomputadores” usam muita energia, gerando quantidades nocivas de gás carbônico.

Uma transação de criptomoedas da Ethereum libera até 33.4kg de gás carbônico na Terra.

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33.4kg CO²

Já a venda e troca de arte pelo sistema NFT pode gerar até 48kg de gás por operação, como a troca de um photocard.

Isso é quase 14 vezes o que é liberado nas mesmas trocas por Correio (2.3kg).

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1

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