Amber, ex-integrante do girl group F(x), luta desde o dia de sua estreia contra críticas feitas sobre sua imagem corporal, seja sobre seus seios pequenos ou sobre suas características supostamente 'masculinizadas'.
Devido a sua imagem como artista, Amber acabou abrindo na Coreia o debate sobre conformidade de gênero e tem recebido cada vez mais apoio dos internautas.
Reprodução Instagram/@ajol_llama
Fontes:
“
"por muito tempo as pessoas me fizeram sentir vergonha do meu corpo [...]. As pessoas queriam que eu fosse fraca porque é assim que uma garota "deveria" ser. Joguei fora minhas ambições e objetivos. [...] Eu não sou mais essa pessoa. Eu sempre vou continuar a trabalhar duro, ficar mais forte e aprender a me amar por quem eu sou, com imperfeições e tudo."
Em um post de seu Instagram, feito em 15 de julho de 2018, ela declarou:
”
Taemin sempre se destacou por sua estética andrógina. Em sua época de estreia o cabelo comprido chamava tanta atenção que ele chegou a brincar, se desculpando por ser "bonito demais".
Mas, pouco tempo depois da estreia, ele começou a perceber que a combinação entre suas roupas, seu cabelo e a maquiagem transmitiam mais efetivamente as emoções que ele desejava. Foi então que a insegurança tornou-se força.
Imagem: SM Ent.
Fontes:
“
"Para mim, acho que não existe um padrão absoluto de masculinidade. [...] Sinto que havia uma classificação de gênero rígida no passado, mas agora nossa sociedade está mais voltada para aceitar e respeitar as diferenças [...] Se a maquiagem destaca e fortalece minha individualidade, por que não usá-la?".
Hoje ele já não se desculpa por seu visual. Em entrevista para a Allure, Taemin declarou:
”
Durante o programa "Please Take Care of my Refrigerator", Jimin revelou que durante a época de ensaios e preparação para o lançamento de "Blood, Sweat & Tears" ele não gostava de sua imagem no espelho.
Visto que a música tinha um conceito sexy, Jimin não achava que seu visual combinava com ela.
Imagem: BIG HIT MUSIC
Fontes:
“
"Eu queria ser cada vez melhor, queria ser um dos visuais do grupo, por isso decidi que precisava perder peso."
Ele disse:
”
Com esse pensamento em mente, Jimin fez uma dieta tão rígida que chegou a sentir fraqueza e tontura.
Após essa experiência ele percebeu que não deveria mais fazer algo assim e desde então abriu mão de dietas como essa, alimentando-se agora de forma saudável e cuidando de seu corpo.
Em um episódio do programa 'Healing Camp' (SBS), que foi ao ar em 14 de julho de 2014, a estrela de K-Pop IU falou abertamente sobre a época em que lutou contra a bulimia.
Antes de atingir a fama que possui hoje, IU enfrentou sérios problemas pessoais com sua alimentação.
[alerta de gatilho]
Fontes:
“
"Foi um momento difícil. Meu coração parecia vazio e eu tentei preencher o vazio com comida. No entanto, em vez de me sentir melhor, fiquei ansiosa e senti como se estivesse carente [...] Eu comia até vomitar e precisei receber tratamento para isso."
”
Hoje, depois de superar este problema, IU deixa o recado para que os fãs cuidem de sua saúde e alimentação.
Apesar dos padrões impostos pela sociedade, críticas e pressão que recai sobre todos nós, igualmente nos artistas, é bom poder nos deparar com experiências de superação como as que listamos.
Esperamos que essas histórias possam servir de inspiração para as suas lutas diárias.
Por Daniele Fernandes, Helen Melo e Naira Nunes