Grupos do K-POP que podem dar disband em 2022

Seja pela famosa “maldição dos 7 anos”, pela falta de comebacks, problemas internos da empresa ou dos integrantes, o medo do disband é algo presente no coração de muitos fãs. Todo ano, disbands inesperados são anunciados, enquanto outros já eram especulados pelos fãs, o que não torna menos triste a ideia de não ver mais o grupo junto.

Como muitas empresas não revelam o status das negociações com os membros até o contrato estar renovado, o que resta aos fãs é aguardar notícias sobre o futuro dos grupos.  Assim, apresentamos alguns grupos que têm o risco de darem disband em 2022 e um panorama sobre o que eles têm feito nos últimos meses, além do motivo dos fãs temerem (ou não) o fim.

CLC

Debut: 19 de março de 2015

O último comeback do CLC foi o single Helicopter, lançado em setembro de 2020.  Desde então, Elkie foi a primeira a deixar o grupo, em fevereiro de 2021. Em junho, Yujin foi anunciada como participante do reality Girls Planet 999 e debutou no Kep1er. Para completar, em novembro, Sorn também deixou a Cube. O anúncio do disband não foi dado, mas já se sabe que o grupo não tem futuro na Cube Entertainment, como exposto por Yujin, que afirmou que a empresa não promoverá mais o grupo. 

OH MY GIRL

Debut: 21 de abril de 2015

O grupo promoveu em maio de 2021 o hit Dun Dun Dance. Segundo relatórios da WM Entertainment, cinco das sete integrantes (Hyojung, YooA, Seunghee, Binnie e Arin) renovaram o contrato, que se estenderá até abril de 2025. Ainda não se sabe sobre Mimi e Jiho, mas os MIRACLE acreditam que haverá renovação e o OMG continuará pelo menos até 2025.

Monsta X

Debut: 14 de maio de 2015

Ativo atualmente com Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoney e I.M (com Shownu  no exército), o Monsta X está trabalhando em músicas em coreano, inglês e japonês.   Pelo fato do Monsta X ter continuado junto no período em que o integrante Wonho deixou o grupo, os MONBEBEs acreditam que o boygroup renovará o contrato e que 2022 será também marcado por muita música. 

APRIL

Debut: 24 de agosto de 2015

Em 2016, Hyun Joo deixou o grupo para se tornar atriz e cuidar da saúde, mas em fevereiro deste ano, uma pessoa alegando ser seu irmão alegou que ela deixou o grupo por sofrer bullying. Mais tarde a ex-integrante confirmou em carta no Instagram. A DSP Media e as membros do APRIL se pronunciaram, afirmando que as alegações não são verdadeiras, mas a imagem do grupo já foi manchada.  O APRIL é atualmente formado por Chaekyung, Chaewon, Naeun, Yena, Rachel e Jinsol e seu último comeback foi antes da polêmica, com o álbum Hello Summer.

Day6

Debut: 7 de setembro de 2015

O Day6 não se promove em music shows desde maio de 2020, quando a JYP Entertainment anunciou o hiato de alguns membros diagnosticados com ansiedade. Porém em agosto, a unit Even of Day fez seu debut, com Young K., Wonpil e Dowoon. Logo no início de 2022, Jae deixou a empresa e o Day6 (segundo ele, pelo menos por enquanto).  Agora o grupo está parado por conta dos alistamentos militares dos integrantes.

DIA

Debut: 14 de setembro de 2015

Atualmente formado por seis integrantes, em seu último comeback em junho de 2020 com o EP Flower 4 Seasons, apenas cinco integrantes (Eunice, Jueun, Huihyeon, Yebin e Eunchae) promoveram a música Hug U Em junho de 2021, Yebin, fez seu debut solo e as integrantes Huihyeon  e Chaeyeon estão atuando, o que leva os fãs a acreditarem que o fim do grupo está perto. 

iKON

Debut: 15 de setembro de 2015

Desde que B.I deixou o iKON em 2019, os iKONICs temem pelo fim do grupo, que teve o último comeback em janeiro de 2021 com o single Why Why Why e não teve mais nenhum lançamento desde então. Apesar de terem participado do reality Kingdom, o iKON é o único dos participantes que ainda não teve um comeback.  Além disso, o anúncio do casamento de Bobby e o nascimento de seu filho faz com que alguns fãs acreditem que o iKON acabará. O grupo é formado por Jay, Song, Bobby, Ju-ne e Chanwoo

TWICE

Debut: 20 de outubro de 2015

O TWICE tem uma agenda lotada e atividades que não permitem que as integrantes descansem mais do que um mês. Assim, alguns ONCEs acreditam que nem todas as membros renovarão o contrato. Envolvidas em lançamentos coreanos, japoneses e em inglês, além de uma turnê mundial que se estenderá até fevereiro de 2022, os fãs desejam que elas tenham algum tempo para cuidar da saúde física e mental, visto que algumas integrantes já estiveram de hiato por ansiedade. 

Estes são alguns dos grupos que podem chegar ao fim no ano de 2022, e mesmo que seja triste para os fãs, nem sempre é o caminho mais triste para os idols. É importante que os fãs continuem dando apoio a seus idols em quaisquer que sejam suas novas atividades.

Fontes: Soompi, Channel Korea, NME, Straits Times, DailyNaver, News Directory Webstory por: Naomi Shiroma