(I PURPLE YOU) DO BTS
Fotos: Big Hit Entertainment/ Pinterest
Vídeo: @taetevids
"
"
Você sabe o que significa roxo? Roxo é a última das cores do arco-íris. Roxo significa que vou confiar e amar você por um longo tempo. [...] Assim como o significado de roxo, sempre confiaremos em você e subiremos os degraus com você. Você não precisa nos ajudar o tempo todo. Agora você pode segurar nossas mãos e nos seguir. [...] Muito obrigado [...], ARMY eu te amo!
Essas foram as palavras de Taehyung, o V, no Muster de 2016 ao criar e explicar a expressão "Borahae", que se transformou em um termo que simboliza a união entre o BTS e seu fandom.
É a palavra coreana para a cor roxa.
É abreviação do termo "Saranghae" que significa "eu te amo".
Assim nasce o:
O termo em inglês ficou conhecido como "I Purple You" e a frase passou a ser usada por fãs ao redor do mundo para expressar seu amor e apreço pelo BTS, mas, em solo brasileiro, JungKook surpreendeu os fãs com a expressão:
Vídeo: @BTSNotice
O integrante mais novo do grupo esforçou-se em traduzir a frase tão significativa para o público fervoroso que lotava o estádio Allianz Parque, em São Paulo, para assistir a tour "Speak Yourself".
Desde sua criação, o termo "I Purple You" ou "Borahae" tem espalhado uma mensagem de positividade entre diversos países, povos e culturas, ganhando impacto mundial e trazendo conforto aos que ouvem essa frase quando algo não está indo bem.
O roxo se tornou tão influente que marcas como "Starbucks Korea", "Samsung" e "Baskin Robbins" incluíram a cor em seus projetos de parceria com o BTS.
Imagem: Samsung
Além disso, pontos turísticos de cidades que recebiam o grupo, como "London Bridge", "Empire State Building" e "Wembley Stadium", iluminaram-se em tons de roxo em homenagem ao BTS antes, durante ou depois de um show.
Imagem: @bts_bighit / Big Hit Entertainment
A frase se tornou um símbolo tão influente que, até mesmo, inspirou a criação de uma sobremesa roxa mundialmente famosa feita por Reynold Poernomo, concorrente do Masterchef Austrália e dono do Koi Dessert Bar, que ficou conhecida como "Borahae".
Imagem: @koidb / KOI Dessert Bar
A influência do termo é tão grande que recentemente a HYBE, empresa responsável pelo BTS, precisou registrar os direitos de marca registrada da frase "Borahae". O motivo? Uma controvérsia envolvendo uma empresa de produtos de esmaltaria.
Imagem: Reprodução Twitter/ Lalalees
Explicando melhor: em 2020, uma empresa de produtos de esmalte solicitou uma marca registrada para o termo "Borahae", mas o ARMY rapidamente se mobilizou em prol do cancelamento desta ação, até que em maio de 2021 a empresa se pronunciou dizendo ter revogado seu registro de marca para "Borahae". Logo, em junho de 2021, a HYBE anuncia o registro da marca.
"Borahae", "I Purple You", "Nós Te Roxamos"... A cor roxa se transformou no símbolo de lealdade e confiança que existe entre o BTS e seu fandom, ARMY, por isso esta frase se tornou tão famosa e tão especial.