Por que grupos mistos são raros no              ?

Por que grupos mistos são raros no              ?

K-Pop

K-Pop

Imagem: DSP Media

Grupos formados só por meninos ou só por meninas estreiam quase todos os dias no entretenimento coreano.

Os grupos mistos, no entanto, hoje em dia são raros e quando estreiam não recebem tanta atenção.

Por que isso acontece?

Nos anos 90, os chamados grupos "Co-Ed" eram fáceis de se encontrar.

Os grupos Roo'Ra, Koyote, S#arp e outros roubavam a atenção de todos e atraíam muito público, pois tinham grande vantagem em composições de estilos sonoros.

Imagem: Roo'ra

Mas a popularização dos grupos formados só por homens ou só por mulheres no começo dos anos 2000, fez com que o número de grupos mistos diminuísse drasticamente e hoje são poucos os conhecidos pelo público.

Imagem: SidusHQ/ JYP

Imagem: Megagroup Bros.

Grupos como KARD, CHECKMATE e Triple Seven (777) estão, atualmente, esforçando-se para prosperar na indústria do entretenimento, mas ainda não encontraram estabilidade.

Imagem: GH Entertainment

Os críticos apontam que o fator que ameaça a sobrevivência desses grupos é específico: A dificuldade de formar uma base leal de fãs, pois são eles quem mantém os grupos de pé e são indispensáveis nessa indústria.

Imagem: Freepik

É difícil para um grupo de gêneros mistos atrair mais fãs mulheres do que um grupo masculino, ou ganhar mais seguidores homens do que um grupo feminino.

Seo Jeong Min-gap (crítico de música pop) para o Korea Times

Imagem: Freepik

Para o crítico Jung Min-Jae existe, ainda, outro fator: a escolha de um público-alvo. Ao pensar em um grupo, as empresas devem pensar em quem fará parte do fandom.

Embora grupos mistos possam se destacar com diferentes tipos de charmes, é improvável que cheguem ao topo sem definir o seu público.

Imagem: Freepik

Para as empresas que agenciam os artistas, administrar um grupo misto também é complicado.

Os idols costumam morar em um mesmo dormitório para fortalecer o trabalho em equipe, porém esta não é uma opção quando se fala de grupos Co-Ed.

Em 2020 Lee Hyori, Rain e Yoo Jae-Suk se uniram para um projeto de verão e debutaram em um grupo chamado SSAK3, formado pelo programa Hangout With Yoo.

O sucesso do trio fez as pessoas se questionarem se grupos mistos retornariam as paradas e voltariam a dominar o mercado, mas a opinião dos críticos foi contrária a isso.

Imagem: MBC

“As gravadoras de K-pop ainda não estão motivadas para lançar grupos mistos, porque não testemunharam muitos casos de sucesso recentemente”, disse o crítico Seo Jeong-Min.

Imagem: DSP Media

No momento, não há nenhum outro grupo excepcionalmente notável, exceto o KARD. Para piorar, a prolongada pandemia de COVID-19 está sendo um golpe crítico para muitas empresas, impedindo-as de assumir novos desafios."

Imagem: DSP Media

Fora esses destaques, há quem inclua a cultura de namoro na Coreia do Sul como um dos pontos que dificultam a formação de grupos mistos. Idols namorando ainda são grande risco para a empresa e suas carreiras, e os rumores de namoro entre grupos Co-ed são frequentes.

Imagem: PNATION

Leia Mais:

Fonte: Korea Times

Texto: Helen Melo Webstorie: Daniele Fernandes

Imagem: PNATION