Por que o KPOP é famoso?

Por que o KPOP é famoso?

Como o gênero musical encantou milhares de fãs pelo mundo todo

O que dizer sobre uma indústria que oferece carisma, singularidade, coragem e talento em formato de artistas bem treinados e música de qualidade?

Essa é uma forma de definir o KPOP.

Até ser considerado um fenômeno mundial, empresas de entretenimento coreanas focadas na Hallyu vinham aprimorando seus conteúdos e o treinamento de artistas desde a década de 1990.

Considera-se como “início do KPOP” os primeiros lançamentos do trio Seo Taiji & Boys, em 1992.

Composto por Seo Taiji, Yang Hyun-suk e Lee Juno, trouxeram músicas viciantes e coreografias chamativas.

Nas gerações seguintes, o sucesso do KPOP foi se tornando cada vez maior, conforme empresas como SM Entertainment, JYP Ent., YG Ent., entre diversas outras, passaram a oferecer um estilo único.

Músicas populares do KPOP são estruturadas: um refrão chiclete, passos reproduzíveis e vídeos elaborados. Isso tudo é somado à anos de treinamento dos artistas desenvolvendo seus talentos.

De acordo com um dossiê lançado pelo Washington Post em 2021, parte do sucesso se dá justamente pela atenção dada aos detalhes nas coreografias, produção musical e visual dos videoclipes.

Outro detalhe que fez a percepção e popularidade de artistas e do KPOP - como um gênero musical e traço cultural de soft power - foram as redes sociais e a participação dos idols nela.

De acordo com dados divulgados pelo Twitter, principal plataforma utilizada por fandoms no geral, as menções ao termo K-POP e grupos subiram de 5.1 milhões em 2010, para 7.5 bilhões de tweets em 2021.

Se em 2012, quando PSY colocou o mundo para dançar Gangnam Style ele era o único artista no mundo com mais de 1 bilhão de views na plataforma, hoje há grupos como BLACKPINK e BTS batendo recordes.

Apesar do KPOP não ter nascido nas redes sociais, seu sucesso gradual foi conquistado pela presença online dos fãs, mas se mantém popular fora das fronteiras coreanas pela magnitude dos lançamentos.

Fontes: Washington Post/ Twitter/ YouTube/ Vox/ Transnational Hallyu: The Globalization of Korean Digital and Popular Culture

Texto: Bárbara Contiero Webstory: Daniele Fernandes

LEIA MAIS: