A comunidade KPOPpossui enorme diversidade entre seus admiradores.
Mas, em meio a essa turma, existe um grupo que se destaca negativamente, os chamados 'Sasaengs'.
Mas o que ou quem são eles?
O termo resulta da união do vocabulário coreano 'sa' , que significa privado, e 'saeng' , forma reduzida de “saenghwal” , que significa vida. Ao pé da letra:
생활
생
사
"Vida Privada".
Dessa forma, o termo 'sasaeng' refere-se a uma parcela de fãs de KPOPque investem tempo e dinheiro para perseguir seus ídolos até serem notados por eles.
A possível causa deste comportamento é a imagem que as empresas constroem para seus artistas, fazendo com que os fãs acreditem que aquelapessoa é perfeita e nunca comete erros.
Assim
Por isso buscam ser reconhecidos pelos artistas e estar próximos das pessoas queos cercam.
, muitos fãs entendem que por dedicarem tempo e dinheiro ao seu ídolo,ele deve compensartodo esse amor.
“Eu não quero me casar ou namorar com ele [...] Tudo o que eu quero é que ele saiba quem eu sou, saiba meu nome e me reconheça. [...]É por isso que eu faço o que faço.”
ex-dona de um fansite em entrevista ao portal Soompi
Eles não se preocupam se seus atos prejudicam a vida pessoal dos ídolos.
Estes fãs adquirem informações sobre a vida pessoal dos artistas, invadem suas casas,os perseguem echegam até a agredi-los.
Eles trabalham em rede, cooperando uns com os outros, e contam com a ajuda dehackers que invadem empresas de cartões, telefonia e até aviação, para adquirir informações dos artistas.
As informações adquiridas são enviadas para outros fãs, em troca de novas informações, ou vendidas por preços que variam entre $10 e $100 dólares, dependendo do quão importante é aquele dado.
É importante ressaltar que o governo não deixa estas pessoas impunes.
Quem é sentenciado pelo crime de stalking,pode receber pena de até três anos e multa de $25 mil dólares.