Saúde Mental: 5 Dramas Coreanos que abordam o assunto
A saúde mental ainda é considerada um tabu na sociedade coreana e no mundo, contudo a busca pela conscientização e o debate aberto sobre este assunto tem sido mais presente e crescente.
Embora não seja um tema novo para os k-dramas, a produção destes conteúdos tem buscado retratar os problemas de saúde mental de forma respeitosa e realista, esforçando-se para abordar os diferentes tipos de doenças que afetam a mente das pessoas.
A abordagem desse assunto de forma respeitosa e a busca dos personagens por ajuda profissional tornam-se um incentivo para os espectadores que enfrentam algum destes problemas.
Por isso, separamos 5 dramas que abordam esse tema e que você pode gostar de assistir.
Hyde Jekyll Me
O drama aborda a luta de SeoJin (Hyun Bin) contra o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI). Um trauma ocorrido 15 anos antes o levou a se desligar emocionalmente do mundo, pois tem receio que novos traumas causem o surgimento de novas personalidades.
O drama faz você torcer para que ele possa superar as dificuldades e viver a vida como merece.
Heart To Heart
Choi KangHee dá vida a Cha HongDo, uma jovem mulher que sofre de ansiedade social. Por muito tempo ela não teve desejo de buscar ajuda, mas quando Yi Seok surge em sua vida, tudo muda. Sua paciência e cuidado ao lidar com HongDo dá a ela coragem para encontrar auxílio e lidar com sua fobia.
Kill Me, Heal Me
Cha DoHyun (Ji Sung) desenvolveu transtorno dissociativo de identidade após situações traumáticas em seu passado. Agora ele divide seu corpo com outras 6 identidades que assumem o controle, uma por vez, quando despertadas por algum gatilho.
It's Okay, That's Love
Jang JaeYeol (Jo InSung) é um autor de novela e DJ de rádio que sofre de esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo. Outras doenças associadas à saúde da mente, retratadas na trama, são: ansiedade, transtorno dissociativo e síndrome de Tourette
Este drama foi essencial para uma quebra do preconceito social a respeito de doenças mentais e chegou a receber uma placa de agradecimento da Sociedade de Pesquisa Esquizofrênica Coreana.
Be Melodramatic
Este drama conta a história de três mulheres próximas aos 30 anos. Uma delas é Lee EunJung (Jeon YeoBeen). O drama mostra sua luta contra a depressão severa e a dificuldade para seguir em frente após a morte repentina de seu namorado e sua própria tentativa de suicídio.
Ela vai à terapia após receber incentivo de amigos e de seu irmão. As sessões são retratadas no drama permitindo ao público assistir o início de sua recuperação.
“As estatísticas mostram que em torno de 10 a 20% da população é acometida de uma maneira bastante incapacitante por ansiedade e depressão. Com esse tempo de pandemia percebemos um aumento. É por isso que [...] Todos nós precisamos cuidar da saúde mental. Saúde mental é a qualidade de vida”, afirma o psicólogo André Mandarino.
Portanto, se você está se sentindo deprimido ou precisando conversar, não hesite em procurar ajuda profissional ou de alguém de sua confiança que possa te auxiliar. Lembre-se, sua vida é valiosa.
Caso precise, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.