Imagem: Divulgação PNATION
A trajetória de um idol de KPOP nem sempre é linear. O primeiro debut de muitos nem sempre é o último.
Há idols que fizeram sua estreia como solistas e foram bem-sucedidos. IU, Eric Nam, Holland e Ailee são só alguns dos nomes que começaram a vida artística sozinhos.
No entanto, existem nomes gigantes que primeiro debutaram como membros de grupos ou duos e após um tempo - seja por disband ou não - se aventuraram solo.
Conheça alguns dos idols que nem sempre foram só solistas.
Sunmi é uma das solistas mais bem requisitadas no momento, mas seu debut oficial aconteceu em 2007, aos 14 anos, no grupo Wonder Girls. Ela integrou o girlgroup até 2017, quando foi anunciado o disband oficial.
Imagem: Divulgação Abyss Company
A trajetória de debuts da HyunA começou em 2007, também no Wonder Girls e deixou o grupo em 2008 por questões de saúde. Em 2009 se juntou à Cube Entertainment e debutou no 4MINUTE, do qual continuou até o disband em 2016.
Imagem: Divulgação PNATION
Nesse meio tempo HyunA integrou o duo Trouble Maker (com Hyunseung, ex-BEAST/HIGHLIGHT) e no trio Triple H, ao lado de Dawn e Hui. Ambos os projetos terminaram em 2018, quando a Cube Ent. rescindiu o contrato da cantora.
Imagem: Divulgação PNATION
Dawn debutou em 2016 no boygroup Pentagon, da Cube Entertainment. Também foi membro do trio Triple H. Em 2018 teve o contrato com a empresa rescindido após revelar seu relacionamento com HyunA.
Imagem: Divulgação PNATION
Em 2019, HyunA e Dawn assinaram com a gravadora PNation, do PSY, e continuam juntos.
Chungha debutou em 2016 como um dos 11 membros do grupo I.O.I, formado durante o programa de sobrevivência Produce 101. Ela se manteve na formação original até o disband, em 2017.
Imagem: Divulgação MNH Ent.
Atualmente Chungha continua sendo uma das solistas mais populares da Coreia do Sul, tendo uma fama colossal também no ocidente.
Imagem: Divulgação MNH Ent.
Kang Daniel debutou em 2017 como um dos 11 membros do fenômeno Wanna One, formado durante a versão masculina do programa Produce 101. O boygroup atingiu um sucesso estratosférico, mas acabou dando disband em 2019.
Imagem: Divulgação KONNECT Ent.
Ainda em 2019, Daniel fundou a própria agência, Konnect Entertainment, e vem administrando a carreira de forma independente.
Imagem: Divulgação KONNECT Ent.
Hyolyn debutou em 2010 como membro do Sistar. No meio tempo em que esteve no grupo também se promoveu como artista solo. Em 2017 a Starship Ent. anunciou o disband oficial do girlgroup.
Imagem: Divulgação Bridʒ
Acesse o site da Revista KoreaIN para mais novidades sobre K-POP
Texto: Bárbara Contiero
Webstory: Daniele Fernandes
Fonte: Soompi