Um relatório publicado pelo Instituto de Trabalho da Coreia do Sul, com base em dados de uma pesquisa do Statistics Korea realizada de 2015 a 2024, examinou os padrões demográficos de jovens adultos de 19 a 39 anos que não estão procurando emprego ativamente.
Cerca de 17% dos jovens sul-coreanos que não estão empregados nem procurando emprego continuam morando com os pais depois da faculdade — e sua disposição de ingressar no mercado de trabalho vem diminuindo constantemente.
Na última década, o número de jovens que não trabalham ou procuram ativamente emprego na Coreia do Sul variou de cerca de 4,43 milhões a 3,54 milhões por ano, com uma média de 4,15 milhões nos últimos 10 anos.
Embora a porcentagem de pessoas que frequentavam a escola tenha permanecido relativamente estável, a parcela de entrevistados que cuidavam de crianças caiu drasticamente de 26,8% para 13,8%. Já a proporção daqueles que disseram estar descansando quase dobrou, subindo de 10,5% para 20%.
Entre os jovens que atualmente não estão na força de trabalho, cerca de 77% não tinham intenção de procurar trabalho, enquanto aproximadamente 22% estavam dispostos a trabalhar, mas não haviam procurado emprego nas últimas quatro semanas.
Quando perguntados sobre o motivo de não estarem procurando emprego, 43% citaram preocupações sobre sua própria falta de habilidades ou qualificações, enquanto 37% apontaram condições desfavoráveis do mercado de trabalho — uma repartição que se manteve estável, mudando em não mais do que 3 pontos percentuais na última década.
Entre os graduados solteiros que vivem com os pais, a parcela que expressou disposição para trabalhar caiu gradualmente de cerca de 55% em 2016 para 50% em 2024, refletindo o enfraquecimento da motivação para entrar no mercado de trabalho.
A porcentagem daqueles que estavam dispostos a trabalhar e otimistas em encontrar um emprego também sofreu uma mudança drástica, caindo de mais de 56% em 2015 para apenas 31% em 2024, uma tendência acelerada pelo impacto da pandemia de COVID-19.
Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.
