Nesta sexta-feira (18), a Primeira Divisão da Suprema Corte confirmou o veredicto original da sentença de seis meses de prisão suspensa por um ano para Yang Hyun Suk, o produtor executivo da YG Entertainment, que foi indiciado por violar a Lei de Punição Agravada para Crimes Específicos (ameaça) por conciliar e ameaçar o informante em um caso de drogas.
Após a decisão do tribunal, a YG Entertainment divulgou uma seguinte oficial de Yang Hyun Suk. Leia a tradução a seguir:
Embora esteja decepcionado com a decisão da Suprema Corte, aceito-a humildemente.
Embora eu tenha sido absolvido da acusação inicial de “ameaças de retaliação” tanto no primeiro quanto no segundo julgamento, a promotoria alterou a acusação durante o segundo julgamento para a acusação pouco conhecida de “coerção para entrevista”. Como resultado, após uma longa batalha judicial de cinco anos e oito meses, recebi agora o veredito final da Suprema Corte.
De agora em diante, dedicar-me-ei às minhas funções com ainda mais cautela e um senso de responsabilidade ainda mais forte.
Obrigado.
Em agosto de 2016, Yang Hyun Suk foi levado a julgamento sob acusações de tentar persuadir e ameaçar Han Seo Hee, uma ex-estagiária que havia sido presa pela polícia por acusações de drogas, a fim de encobrir a investigação depois que ela testemunhou sobre o membro do iKON, B.I, supostamente comprando drogas.
No primeiro julgamento realizado em dezembro de 2022, o tribunal absolveu Yang Hyun Suk, citando as declarações inconsistentes da vítima e a falta de evidências diretas para provar que o produtor executivo ameaçou a vítima.
Leia também: Promotoria sul-coreana pede 3 anos de prisão para Yang Hyun Suk
Durante o segundo julgamento, a promotoria entrou com um pedido de emenda à acusação para adicionar a acusação de “coerção para entrevista” como fato criminoso alternativo, e o tribunal aceitou a decisão. O tribunal, assim como no primeiro julgamento, considerou Yang Hyun Suk inocente das ameaças de retaliação. No entanto, em relação à nova acusação de coerção para entrevista, o tribunal o considerou culpado e, em novembro de 2023, condenou Yang Hyun Suk a seis meses de prisão, com pena suspensa por um ano. Yang Hyun Suk recorreu do veredito do segundo julgamento, o que levou a uma revisão da Suprema Corte e à decisão final de manter o veredito.
Fonte: (1)
Imagem: StarNews
Não retirar sem os devidos créditos.
