por que os coreanos presenteiam com comida?

A relação que os coreanos têm com a comida é tão forte e importante que, na sociedade coreana, é comum que se dê comida de presente em datas especiais ou como uma forma de agradecimento.

Comida = poder

A história coreana é muito agrícola. Analisando mitos sobre a fundação do país e as invasões sofridas ao longo dos anos, nota-se que alimento sempre foi sinônimo de poder e celebração.

Por ser uma cultura cheia de mitos e divindades, era comum realizar banquetes para celebrar as mudanças das estações, pedir fartura nas colheitas e agradecer pelo que foi colhido.

Celebração

Para marcar transformações físicas e sociais ao longo da vida, as famílias realizavam rituais que envolviam o preparo de alimentos específicos como uma forma de demonstrar respeito e carinho.

Comida como presente hoje

Parte dos rituais foram perdendo a importância ou substituídos, mas o costume de presentear com comida se tornou algo muito forte. Principalmente em datas comemorativas como:

Tradicionalmente, neste dia, são as mulheres que presenteiam seus crushes e demonstram suas intenções. E como se espera que elas façam isso? Presenteando com chocolates!

Valentine's Day

É quando os homens presenteados no mês anterior podem retribuir o agrado recebido. É comum que os presentes aqui também incluam muitos chocolates e doces.

White Day

Neste dia, qualquer um pode trocar caixinhas de Pepero para demonstrar carinho, admiração ou gratidão de uma forma não necessariamente romântica.

Chuseok

É comum que as famílias comemorem em volta de uma mesa farta e repleta de pratos preparados especialmente para a data.

É comum que haja uma troca de presentes para demonstrar gratidão. Podem ser pedaços de carne de alta qualidade, cestas de frutas e doces e qualquer outro tipo de kits presenteáveis envolvendo comida.

Por que coreanos presenteiam com comida?

Comida pode demonstrar riqueza e poder, trazer conforto e reviver lembranças sem precisar vocalizar, através dos sentimentos e intenções de quem dá o presente.

LEIA MAIS:

Por que os coreanos presenteiam com dinheiro?

Webstory por: Giovanna Pego

Texto por Letícia Gonçalves