Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Por que coreanos presenteiam com dinheiro? Entenda esse costume!
Cultura Curiosidades

Por que os coreanos se presenteiam com dinheiro?

Você prefere ganhar dinheiro ou presentes em datas especiais? Na Coreia do Sul, presentear um amigo ou familiar com alguma quantia é algo extremamente comum e, em muitos casos, até preferível. E a regra vale para todas as ocasiões, seja aniversários, casamentos e outras datas comemorativas. Quer entender mais sobre esse costume? Te explicamos a seguir.



Presente em dinheiro é uma herança cultural

O costume de dar dinheiro de presente é parte das tradições herdadas da sociedade agrícola na Coreia do Sul: havia uma cultura de ajuda mútua entre vizinhos, um comportamento que remonta à lealdade desse sistema. Há também uma preferência por presentes práticos. Afinal, independentemente da ocasião, o dinheiro pode ser usado da maneira que o presenteado preferir.

Além disso, dar dinheiro é uma forma de ajudar a cobrir os gastos de um evento mais caro, como um casamento. Neste caso, o presente mostra quem, de fato, foi à festa e deu um presente, já que os coreanos não costumam fazer listas de casamento como no Brasil.

No caso de um funeral, a quantia é uma forma de não só contribuir com as despesas, mas confortar e ajudar os familiares depois da perda.

Também é comum dar presentes em dinheiro em aniversários e feriados como Chuseok e Seollal.

Leia mais: Conheça as origens do Chuseok, um dos feriados mais importantes da Coreia do Sul

Como os coreanos comemoram o Seollal?


As quantias variam de acordo com eventos e grau de proximidade

Apesar de ser um costume, não pense que qualquer valor é um presente aceitável. A quantia de dinheiro ideal a ser dada varia de acordo com vários fatores, um deles é o evento para o qual você foi convidado. De acordo com uma pesquisa feita pela SaraminHR, quase 75% dos assalariados coreanos disseram que se sentem sobrecarregados pela obrigação de dar dinheiro de presente.

Com valores que vão de 50 mil a 300 mil wones (entre R$230 a 1400), os coreanos podem chegar a gastar em média 1,4 milhões de wones (cerca de R$6500) em presentes todos os anos. Muitas vezes, poder ou não pagar um certo valor também influencia se a pessoa irá, de fato, aceitar o convite que recebeu, já que isso influencia a quantia dada.

Como via de regra, quanto mais próximo de quem convidou, mais alto deve ser o valor presenteado. Para não destoar de outros colegas, muitas pessoas perguntam umas às outras e, assim, presenteiam a mesma quantia.


Além do dinheiro, também é bastante comum presentear com comida. Qual desses presentes você preferiria? Deixe aqui nos comentários.

Leia mais: Por que os coreanos presenteiam com comida?

Fontes: (1), (2)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Giovanna Pego

    Jornalista, carioca, multifandom e sagitariana que fala demais. Defensora de girlgroups e apaixonada por k-dramas, beleza e literatura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido