Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

Como os coreanos comemoram o Seollal?

Esta sexta (12) é especial para os coreanos. É o dia de se comemorar o ano novo lunar, o chamado Seollal. Como já falamos aqui, cada ano é representado por um animal e um elemento. 2021 é o ano do boi de metal. Confira o que isso significa e quais as previsões para o período.


[LEIA MAIS] Seollal 2021: Saiba as previsões para o ano do boi de metal



Mesmo seguindo o calendário lunissolar, os coreanos também comemoram o ano novo de 31 de dezembro, porém mais de forma simbólica. Também já falamos sobre o que acontece na Coreia do Sul no ano novo do calendário solar.


[LEIA MAIS] Ano novo: como os coreanos comemoram o dia 31 de dezembro?


Vamos agora saber um pouco sobre a forma como o Seollal é comemorado. Quer viajar para a Coreia algum dia durante esse período? Saiba algumas das coisas que você poderá fazer.


Hora da família

Familiares fazendo o sebae para os mais velhos.
Fonte: Visit Korea – Reprodução

O Seollal é um dos feriados mais importantes da Coreia e é geralmente comemorado com a família. Durante o período, muitas pessoas viajam para suas cidades natais. Por causa disso, grandes metrópoles podem ficar bem tranquilas com pouca movimentação. Para turistas, é bom prestar atenção no funcionamento dos pontos comerciais, pois boa parte costuma fechar no dia do Seollal e no dia seguinte.

Durante seu tempo junto, familiares trocam presentes e também fazem ofertas para seus ancestrais. As crianças prestam respeito aos mais velhos através do sebae (세배), cumprimento em que uma pessoa se curva diante de outra. Mas as crianças não saem sem nada, elas ganham de presente o sebaetdon (세뱃돈), o dinheiro de ano novo, que é dado em sacolas coloridas de seda.


[LEIA MAIS] Quais os presentes coreanos para todas as datas comemorativas?


A tradição da troca de presentes gera um grande movimento no comércio nos dias que antecedem o Seollal. Além de dinheiro, que é o presente mais versátil, coreanos costumam dar Spam (carne enlatada), itens de higiene pessoal e, caso você não seja bom em escolher presentes, cartões presente também valem. Para os mais velhos, valem os presentes mais saudáveis, como mel, ginseng, frutas ou uma boa cadeira de massagem.


Vestimentas tradicionais

Vestimentas tradicionais para o Seollal.
Fonte: mnimage (Shutterstock) – Reprodução

Seollal é hora de vestir o hanbok, vestimenta tradicional coreana que é usada em ocasiões especiais e festividades. É comum pessoas comprarem ou mandarem fazer um hanbok apenas para o Seollal, então aí ele passa a ser chamado seolbim (설빔), que significa algo como “roupa de ano novo”.

Caso não goste de ir às compras, também há a opção de usar um hanbok mais antigo, contanto que seja o seu melhor.


Jogos e brincadeiras

Meninas jogando yutnori.
Fonte: Korea.net via Wikimedia Commons – Reprodução

Além de honrar as tradições, a família também aproveita para brincar e se divertir. Uma das atividades mais feitas nesse período, é jogar yutnori (윷놀이). Crianças também jogam jegichagi (제기차기), brincadeira que consiste em chutar uma pequena bola ou peteca sem deixar cair. Além desses, também é comum brincar com um paengi (팽이), espécie de pião coreano, e com pipas.


As comidas do Seollal

Claro que nenhuma comemoração é completa sem um belo banquete. A comida mais tradicional do Seollal é o tteokguk, sopa feita com tteok (bolinhos com massa de arroz). Na crença coreana, o caldo de cor clara da sopa e o tteok simbolizam começar o ano com a mente e o corpo limpos.

É óbvio que o tteokguk não é a única comida consumida nesse período. Veja quais outras delícias estão presentes nas mesas das famílias.

[LEIA MAIS] Conheça as comidas tradicionais do Seollal, o ano novo coreano


Cumprimentos de ano novo

Durante o sebae, crianças dizem para seus parentes mais velhos
새해 복 많이 받으세요 (saehae bok mani badeuseyo), traduzido como “que você tenha muita fortuna no ano novo”.

Outro cumprimento bastante ouvido é 행복한 새해 되세요 (haengbokan saehae doeseyo), ou “tenha um feliz ano novo”.

Fontes: (1), (2), (3)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido