Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

Quais os presentes coreanos para todas as datas comemorativas?

Comprar presentes pode parecer, em muitas culturas, uma função realmente complicada, mas para os coreanos, é uma prática bastante simples. Isso ocorre porque a cultura coreana lhe dirá o que comprar para comemorações como casamento, aniversários e feriados tradicionais.

Confira uma lista de presentes tradicionais para cada ocasião para não ter dúvida na hora de presentear um coreano.



O presente mais versátil de todos


Em outros países, o dinheiro pode ser considerado um presente impessoal, mas na Coreia o dinheiro é um presente aceitável para muitas ocasiões. É costume dar dinheiro em casamentos e funerais. Isso vem de um tradição da sociedade agrícola que tinha como costume a ajuda mútua entre vizinhos.

Ao dar dinheiro como presente, o valor a ser dado vai depender do relacionamento que você tem com a pessoa. Quando mais próxima da pessoa você for, maios será a quantidade do dinheiro a ser dado. Além disso, o valor não pode ter como primeiro número o “4”, pois “4” em coreano tem a mesma pronúncia que a palavra “morte”, sendo, portanto, considerado um número azarado.


Presente para inauguração de casas


Geralmente é dado como presente quando se é convidado para uma festa de inauguração da casa. Tradicionalmente são entregues ou papel higiênico ou sabão em pó. Isso se da porque durante o período de pobreza do país, papel higiênico e detergente eram itens caros que nem todos podiam ter. Além disso, as bolhas produzidas pelo detergente e o comprimento das folhas de papel higiênico representavam prosperidade.


Presente para o primeiro aniversário do bebê


No passado, a taxa de mortalidade infantil era muito alta e muitos bebês morriam antes de completar o primeiro ano de vida. Por isso, o primeiro aniversário é uma data muito importante para o bebê e para os pais. Embora nos dias de hoje os pais não se incomodam em receber brinquedos ou roupas para os filhos, tradicionalmente são dados pequenos anéis de ouro para os bebês para desejar longevidade e prosperidade. Quando a criança atingir uma idade avançada e o anel já não entrar mais nos dedos, o acessório é transformado em uma joia para a filha ou para a futura esposa.


Presente para Seollal e Chuseok

The SPAM museum em Austin, MN. Fonte: Ackerman

Conhecida pelo nome da marca Spam, o alimento enlatado é feito de carne suína pré-cozida. Tendo sido introduzida pelo exército norte americano durante a Guerra da Coréia (1950-1953) a marca tem um significado especial para os coreanos. Isso porque naquela época a Coreia era muito pobre e a carne era um alimento de luxo, os coreanos usavam, então, Spam e outras sobras para cozinhar. Nos dias de hoje, é comum dar como presente para Seollal (설날) (Ano Novo Lunar) e Chuseok (추석) (Ação de Graças coreana), e muitas vezes é possível encontrar conjuntos premium de Spam para presente em lojas de departamentos, como Lotte durante esses tempos.



Um presente para trazer sorte


Quando um coreano recebe seu primeiro salário é comum que compre para os pais roupas íntimas na cor vermelha. A roupa íntima vermelha é um presente que expressa grande afeto, isso porque antigamente acreditava-se que a roupa íntima nessa cor trazia sorte.


Presente para estudantes…


O Yeot (엿) é um caramelo duro e o Chapssaltteok (찹쌀떡) é um bolo de arroz glutinoso. Esses presentes são dados geralmente para os estudantes que estão indo prestar o exame. Como ambos são pegajosos, um coreano os dá como presente para expressar o desejo de que o candidato seja aprovado no exame. Além disso, acredita-se que comer esses alimentos pegajosos pode ajudar a prender na mente os materiais estudados pelo candidato.


… e presentes para professores


Ainda na esfera educacional, esses dois presentes são comumente dados aos professores. Em alguns países pode parecer estranho presentar professores, mas na Coreia essa é uma prática bastante comum e até mesmo dinheiro pode ser dado como presente. É uma forma que os coreanos tem de agradecer aos professores por ensinarem a seus filhos.


Presente de casamento


Assim como em muitos países da Ásia, o presente esperado quando se vai a um casamento é dinheiro. Tradicionalmente, o dinheiro não é dado em número par. O dinheiro geralmente vem em número ímpar (30.000, 50.000, 70.000 won), pois os números ímpares representam boa sorte. Somente quando o número atinge uma boa quantia redonda, por exemplo 100.000 won a questão de ser par ou ímpar não importa.

Achou curiosos os presentes? Qual você achou mais diferente? Conta pra gente nos comentários.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Ávila

     Formada em moda, apaixonada por livro, filme, música e café nessa ordem.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido