Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Cultura

Coreia: Por que os palitinhos de metal?

A Coreia é o único país no mundo a usar palitinhos de metal. Outros países, incluindo a China, Japão, Tailândia e Indonésia, usam os que são feitos de madeira ou bambu. Além do metal, eles também têm uma forma mais plana, quadrada e um comprimento médio se comparado com o que se pode encontrar em outros lugares.

Os palitinhos na Coreia são 젓가락, ou ‘Cheot-garak’. Em uma típica refeição coreana é utilizado um par de palitos de metal e uma colher larga, também de metal, eles sempre ficam ao lado da mão direita. Para tornar os alimentos mais fáceis de pegar usando os palitos, você pode encontrar em muitos restaurantes familiares onde intencionalmente os desgastam e riscam com a finalidade torná-los mais ásperos.

Muitas vezes, as extremidades são ricamente decoradas com esculturas coreanas tradicionais, como a de uma garça-real.

Image source: http://seriouseats.com

Os palitinhos de metal atualmente são feitos de ferro. Em épocas passadas, este tipo era usado somente por famílias importantes ou em ocasiões especiais, eram fabricados com ouro, prata ou bronze. Então, se você for recebido para comer na casa de uma família coreana, com um par de palitinhos feitos de metal precioso, saiba que você deve ser um convidado muito especial!

Image source: http://koreasnbymalaysia.com

Mas por que a Coreia desenvolveu uma tradição de usar palitinhos de metal? Uma das principais teorias é que a família real durante o período Baekje usavam palitinhos de prata como uma forma de proteção contra o envenenamento. Dessa maneira, a prata mudaria de cor quando em contato com veneno. É dito também que as pessoas comuns começaram a usa-los como um jeito de emular o Rei.

Outras teorias afirmam que, por conta dos coreanos usarem a colher para comer o arroz (ao contrário de outros países asiáticos), não seria mais necessário o uso dos mais pegajosos, palitinhos de madeira. Acredita-se geralmente na Coreia, que os palitinhos de metal também são mais higiênicos do que os de madeira.

Nas tardes, os tradicionais restaurantes coreanos têm um “tempo livre” entre o almoço e o jantar. Durante este tempo, os palitinhos são postos em uma grande tigela com água fervente para que sejam esterilizados. Após isso, são colocados em pacotes individuais ou seguradores. Hoje em dia, muitos restaurantes preferem armazena-los em uma unidade de esterilização elétrica.

Fonte da imagem: http://busan.for91days.com

Entretanto, palitinhos feitos de metal são mais pesados, e muitas vezes mais difíceis de manusear. Mas, são mais fáceis de limpar e muito melhor para o meio-ambiente do que as variedades descartáveis!

Eles também podem vir em, muito úteis, garrafas de Soju, que podem ser usados como duplas de instrumentos de percussão.

A CEO do Gastro Tour Seoul, Veronica Kang, é dona do blog que se chamava ‘Heavy Metal Chopstick’ –  um cumprimento à tradição única da Coreia! Aos que falam coreano, podem dar uma olhada no blog que agora se chama 편식주의자’ (ou ‘Uma ideologista viciada em comida’), aqui.

Por Giovanna Akioka
Fonte: GastroTourSeoul 
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile