Hora de ficar de olho em mais um grupo de K-pop aqui na K-IN. Dessa vez, o #eyesonyou é com os rookies do MASC. O quarteto é formado pelos integrantes Woosoo, 26, ACE e Heejae. O MASC debutou oficialmente no dia 19 de agosto de 2016 com o single Strange, parte de um mini-álbum de mesmo nome.
O nome do grupo
Oficialmente, o nome “MASC” é um diminutivo da palavra do inglês “masculine”, ligada à imagem que querem passar no grupo, de um grupo feroz e com músicas poderosas. Mas, além disso, no primeiro showcase do grupo, na época do debut, o líder Woosoo contou que a ideia do nome veio também da palavra “mask”, máscara em português. O motivo é que na época que estavam escolhendo o nome para o grupo foi quando teve o surto da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, que levou milhares de pessoas a usarem as máscaras de rosto para evitar a contaminação nos países com maior proliferação da doença, como a Coreia do Sul). Woosoo explicou que “assim como uma máscara, nós decidimos nos chamar de MASC para que, quando as pessoas tiverem obstáculos em sua vida, possam ouvir nossa música e ter um momento de trégua”.
Entrevistamos o grupo antes de virem ao Brasil!
Eles tiveram que escolher o fashionista, o fashion terrorist, qual dos integrantes eles namorariam e falaram sobre o novo trabalho deles e aspirações. Vem ver!
Os integrantes
Woosoo
Nome real: Woo Young Soo
Data de nascimento: 5 de setembro de 1989
Local de nascimento: Busan
Altura: 1,75m
Posição: líder e vocalista principal
Redes sociais: Instagram e Twitter
Woosoo já havia debutado antes, em 2012, com o grupo E7, da Excellent Entertainment, mas apenas 2 anos depois o grupo deu disband. A diferença do estilo dos dois grupos que Woosoo pôde participar é enorme, já que o E7 possuia uma imagem gentil e inocente, contrária a imagem forte do MASC. Além de cantor, ele também tem outros talentos musicais, já que compõe músicas, toca guitarra e faz beatbox. Tem aptidão para o esporte, gostando de jogar futebol e tênis de mesa e já tendo vencido uma competição de badminton no Japão. Entre os gostos culinários ele adora pipoca, biscoito e sikhye (bebida coreana de arroz tradicionalmente servida como sobremesa), e não suporta café e refrigerante.
26
Nome real: Kim Ji Hoon
Data de nascimento: 22 de fevereiro de 1990
Posição: rapper e dançarino
Redes sociais: Instagram e Twitter
Seu nome de palco, 26, é popularmente também chamado de E-Ruke (ou Yi-ryuk), que é a junção da pronúncia do “2” e “6” em coreano, como números separados, e não como “vinte e seis”. Não se sabe a origem deste nome, mas é interessante que ele tinha justamente 26 anos quando o grupo debutou. Ele já trabalhou como dançarino e coreógrafo, sendo formado em direção e broadcasting na Seoul Institute of the Arts, tendo escrito e filmado vários filmes independentes, comerciais, web-dramas e também os MVs do girlgroup Veloce. No ensino médio ele foi atleta de corrida em circuito e tem a curiosa certificação como terapeuta de massagem desportiva. 26 tem 2 gatos chamados Ro e Elly, e suas comidas favoritas são macarrão instantâneo e pizza.
A.C.E
Nome real: Kim Dae Sung
Data de nascimento: 11 de maio de 1990
Local de nascimento: Seul
Altura: 1,76m
Posição: rapper
Redes sociais: Instagram e Twitter
A.C.E já teve experiência com atuação, através de uma participação no drama da SBS One Warm Word, de 2014. Ele também escreve canções próprias, sendo responsável pela letra do seu rap em Strange e em outras músicas do grupo. Ele ainda faz parte de um grupo de rap underground chamado RASSAY SUNZ e faz músicas próprias e outras colaborações que ele publica no seu Soundcloud. Entre outras curiosidades, seu doce preferido é chocolate, ele tem um cachorro chamado Yammi e é muito amigo do Minhyuk, do BTOB, e do Hanbyul, ex-integrante do LED Apple (os três são da “linha” dos nascidos em 1990).
Heejae
Nome real: Yoo Hee Jae
Data de nascimento: 22 de fevereiro de 1995
Altura: 1,70m
Posição: maknae e vocalista
Redes sociais: Instagram e Twitter
Heejae possui ao mesmo tempo semelhanças e diferenças com o colega de grupo 26. Ambos nasceram no dia 22 de fevereiro, só que com 5 anos de diferença. Ambos também estudaram na Seoul Institute of the Arts, com Heejae tendo estudado atuação, e foi até ator principal em “I am Vampire”, projeto dirigido pelo 26. E ainda, a cor favorita de Heejae é branca, e a de 26 é preta. Heejae é voltado para as artes desde pequeno. Ele se apresentou em vários musicais na escola, também estudou na KayWon High School of Arts e trabalhou em vários filmes. E como não podia faltar o detalhe gastronômico sobre todos os integrantes, Heejae não gosta de doces e sua comida favorita é arroz.
O grupo
Juntando os talentos e as características únicas de cada um, eles conseguiram criar um grupo distinto e diverso como o MASC. Eles são o primeiro boygroup a debutar pela gravadora JJ Holic Media, que é responsável pela dupla veterana Yurisangja, pela jovem cantora N.CA e pelo participante do “Kpop Star 3” Nam YoungJu.
O anúncio do novo grupo veio em 10 de dezembro de 2015, 9 meses antes do debut, através de um vídeo chamado “Who is MASK?” revelando a chegada de um novo grupo, que na época seria escrito como “MASK”, mais ligado ao significado da máscara e sendo sigla para “Make A Sucess and Kudos”. Ao longo do pré-debut foram divulgadas algumas fotos e pequenos vídeos dos integrantes, até que, já anunciado o debut, viessem os teasers individuais e do grupo para o single Strange.
Ao debut e além
O debut do MASC chamou atenção entre aqueles que o viram e chegaram a ser chamados de “rookies monstros”. Parte do destaque veio da coreografia da música, já que os movimentos sincronizados e precisos impressionaram e mostraram não só o talento do grupo como também a sua dedicação.
Não muito tempo depois do debut, 3 semanas para ser exato, o líder Woosoo já fazia seu primeiro trabalho como modelo de anúncio para a SK Telecom. A participação no comercial foi também sua primeira tentativa como ator e a JJ Holic Media divulgou que, por ser seu primeiro trabalho como ator, ele esteve um pouco sem jeito no começo, mas depois conseguiu se adaptar para representar seu papel sem problemas.
Desde o lançamento oficial do MASC, frequentemente o canal do youtube do grupo é atualizado com vídeos novos deles, com outras versões do MV e também vídeos com por trás das câmeras, mensagens para os fãs, vlogs, ensaios e covers.
A.C.E tocando música do Metallica no violão.
Além disso, para quem quer vê-los ainda mais descontraídos, o MASC fez uma viagem para o Vietnam que rendeu uma série de vídeos de vlog da viagem para o canal e para o VLive deles. Infelizmente os vídeos não tem legenda, mas mesmo para quem não sabe coreano dá para se divertir. Tem eles fazendo roteiros turísticos culturais, brincando um com o outro, testando a força em parquinhos e até mesmo gravaram enquanto estavam no seu momento de beleza, com máscara facial e tudo. Será que “MASC” vem dessa máscara, afinal?…
Brincadeiras a parte, a imagem séria pode enganar no MV, mas não nos vlogs, onde sempre aparentam ser carismáticos e uma boa companhia. Além disso, com tantos vídeos e postagens do grupo nos seus canais, não precisa nem esperar comeback para ver mais deles. Que tal dar uma chance a esses rookies do MASC?
Facebook – Twitter – Instagram – Vlive – Fancafe
Por Paula Bastos Araripe
Fontes: JJ Holic Media, MASC Oficial, MASC Brasil, brazilkorea, aminoapps, kpopmaps, kpopwikia, soompi, allkpop
Não retirar sem devidos créditos