Quem se tornou fã de Kpop nos últimos anos sabe que a disponibilidade de conteúdo off stage e reality shows envolvendo grande parte dos seus idols favoritos tem crescido vertiginosamente. Isso porque as mais variadas agências estão criando seus próprios meios de trazer visibilidade para seus grupos e solistas através de seus canais oficiais e próprios, produzindo uma quantidade enorme de fotos, vídeos e muitas outras coisas. Elas informam e trazem entretenimento para os mais variados tipos de fãs. Mas, afinal de contas, por que cada vez mais agências de entretenimento estão investindo em produção e divulgação de conteúdos próprios?
Muito desta onda também pode ser explicada pelo aumento de debuts nos últimos anos no mercado coreano. Quando existem mais grupos no mercado de entretenimento, cada vez mais gente disputará espaço em redes de TV, Rádio e em canais oficiais na internet. Como muitos já sabem, espaço e visibilidade na mídia mainstream coreana custa muito esforço por parte do manejamento das agências de entretenimento o que, por consequência, também significa muito dinheiro gasto.
As redes de TV, por exemplo, não possuem espaço suficiente em sua grade para reality shows envolvendo nem mesmo uma pequena parcela dos mais de 30 grupos que debutaram em 2016, que já chegam competindo com as dezenas de grupos e solistas famosos. E é neste ponto que entram os investimentos das agências coreanas: criando conteúdos próprios em canais próprios cortam-se boa parte dos gastos e esforços que seriam dedicados a conquistar mais espaço nos grandes canais midiáticos, e a internet se torna uma importante aliada nesta empreitada.
Um bom exemplo que pode ser citado é o da BigHit Entertainment que, após as audições que resultariam na formação do BTS, no pre-debut, já mantinha contato direto com os fãs através de seus canais oficiais, com conteúdos que consistiam desde vlogs mais pessoais a covers feitos pelos membros.
Um dos vídeos mais recente da série Bangtan Bomb, em um dos canais oficiais do BTS.
Outro exemplo que pode ser considerado é o da SM Entertainment. A agência, nos últimos meses, anda investindo em vídeos mais pessoais de seus artistas, como pequenos vlogs e programas de variedades mais simples. A YG Entertainment também já deu seus passos em relação ao assunto ao contratar personalidades do ramo do entretenimento televisivo para compor seu time, como Ahn Young Mi e Yoo Byung Jae.
E não são apenas as agências de entretenimento que estão dando seus passos em relação a produções próprias, muitos artistas, de forma independente, também aproveitam o poder da internet para divulgar seu trabalho de forma mais confortável, como pro exemplo Hoya, do grupo INFINITE, que abriu um canal pessoal no YouTube, onde posta vídeos de dança e covers para os fãs.
Hoya fazendo um cover de Kiss Me, de Zion. T, em seu canal pessoal.
O V Live, site e aplicativo vinculado ao Naver e dedicado 100% à interação entre idols e fãs via vídeo, também é um dos adventos que surgiram da necessidade de mais espaço para estes conteúdos. A parceria entre o V e as agências de entretenimento permitem que streams, eventos e outros tipos de conteúdo estejam disponíveis sem a necessidade do apoio ou domínio da mídia televisa, por exemplo. A abertura disponibilizada já inclusive começa a ir além, investindo em conteúdos extras para fãs que aderirem à assinatura premium do aplicativo.
Num mercado tão competitivo como o do Kpop atual, é preciso ir além dos estilos de divulgação comuns e trazer os fãs cada vez mais para perto de si, e tanto as agências como muitos artistas coreanos independentes percebem a necessidade de construir a relação com seu público de maneira mais próxima e dedicada sem ter a necessidade ou dependência das grandes emissoras coreanas.
Mesmo que estes canais ainda tenham sim o seu enorme peso no que diz respeito à visibilidade e divulgação, é bom saber que a internet é uma alternativa para que os conteúdos se tornem mais próximos e frequentes, ainda mais em um gênero como o Kpop, que fez da internet sua casa, num espaço onde a distância física pesa muito e cada conteúdo relacionado aos nossos artistas favoritos faz toda a diferença.
Por Jô Mesquita
Fontes: Allkpop, YGEntertainment, SMTown, V Live.
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