Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Especiais

[CADÊ O IDOL?] INFINITE faz comeback após um ano em hiatus

Referência para as gerações anteriores do kpop, INFINITE é um boygroup que manteve seu legado durantes anos. Foram os primeiros colocados em diversos programas musicais, premiações e atraindo admiradores por suas participações nos programas de entretenimento (o que levou o grupo a ter seu próprio Reality Show). Agora em 2019 o atual quinteto retorna com o single “CLOCK”, parte de uma carreira exemplar e premiada.

O grupo debutou em 2010 com a música Comeback again, mas INFINITE ficou conhecido antes mesmo do debut, pelo Reality Show da emissora MNET, chamado “My Oppa”. Os membros: L (Myungsoo), Sunggyu, Woohyun e Sungjong até fizeram uma participação especial no M/V “Run, do grupo de hip hop EPIK HIGH.

Apesar da divulgação e da espera dos espectadores, o debut não fora recebido como o esperado, porém sua primeira vitória em um programa musical veio um ano depois com a conhecida canção “Be Mine”, a partir desse momento o grupo começou a ganhar mais destaque e a admiração do público coreano.

Após o sucesso estrondoso de “Be Mine”, outras músicas inesquecíveis surgiram, tais como “Back”, “The Chaser” e “Destiny”. Apesar de manter um estilo único (pois suas músicas são reconhecidas até mesmo na primeira nota), o grupo sempre apostava em inovar, trazendo consigo vídeo clipes com histórias vibrantes e coreografias extremamente sincronizadas, de cair o queixo.

As batidas de Be Mine, misturadas com vozes marcantes e inesquecíveis, junto a uma coreografia memorável trouxeram a primeira vitória do grupo.

A união do INFINITE

Todavia, nem só de música boa os artistas permanecem no topo. INFINITE é conhecido especialmente por seus membros. Não, não -apenas- por seus talentos, mas pela união de cada um. Em seu Reality Show mais famoso, o Ranking King, os membros se divertiam com os desafios e, principalmente, uns com os outros. O programa tinha por objetivo fazer os membros competirem entre si para mostrar quem era melhor em determinada prova, porém a união era tão forte que a competitividade ficava de lado. Claro que um sempre queria superar o outro, como por exemplo o membro Woohyun, um dos mais velhos, queria a todo custo ser o primeiro e “ser um exemplo” para os membros mais novos, o que levava os membros a zombarem -amigavelmente- dele quando não conseguia.

Todo esse carinho e bom relacionamento trouxe para a mídia uma maneira diferente dos fãs enxergarem os ídolos, a música e o conceito continuaram a ser elementos importantes, mas a boa imagem e o caráter também ganhou destaque.


Ranking King, famoso Reality protagonizado por INFINITE que rendeu boas missões, risos e demonstrações de afeto e companheirismo.

Atualmente pouquíssimos grupos das primeiras gerações de kpop ainda estão ativos, sua grande maioria se dissolveu e os membros apostaram em carreiras solos. Além da música, alguns partiram para o ramo da atuação, entretenimento ou em abrir sua própria empresa e preparar novos artistas para a indústria musical. INFINITE continua junto, mas não com a mesma formação. No final de 2017 o grupo deixou de ter sete garotos, pois o integrante Hoya optou por encerrar seu contrato com a empresa do grupo (Woolin Ent.) e foi anunciado que INFINITE seguiria com seis membros.

O motivo da saída de Hoya, segundo ele em entrevista para a emissora de rádio Radio Star, é que “queria trilhar um caminho diferente da empresa”. Logo após a notícia de sua saída, ele atualizou seu instagram pedindo desculpa aos outros seis membros e enfatizou mais uma vez o carinho e respeito que tinha por cada um. Em março Hoya lançou seu debut solo: “Eyes on me”.

Sunggyu, Woohyun, L, Sungjong, Dongwoo e Sungyeol continuaram firmes com seis membros, anunciando o comeback para Janeiro de 2018 com a música “Tell Me”. O grupo chegou a promover nos programas musicais, e a canção recebeu cinco troféus por ficar em primeiro lugar no: Inkigayo, M Countdown, Music Bank, Show Champion e no Music Core. A divulgação não parou por aí, o retorno mais esperado do grupo era no Weekly Idol, programa de variedade em que INFINITE recebera menção honrosa por sua participação. Alguns quadros e provas chegaram a ser criados logo após a presença do boygroup.

Um deles, inclusive, foi a “prova dos lábios”, onde os MCs queriam comprovar se o lábio de Dongwoo realmente crescia enquanto ele dormia (e fica sim maior!), a prova foi reproduzida por Niel, do grupo TEEN TOP.

O episódio rendeu boas risadas e uma grande audiência, e o fandom (Inspirits) ficou bem empolgado com o retorno.

E agora, por onde anda esse grupo de ouro?

Desde o final das promoções de “Eyes on me”, INFINITE não se reuniu como um grupo, mas seus integrantes focaram em trabalhos solos. O líder Sunggyu anunciou seu comeback solo em Fevereiro de 2018, presenteando as Inspirits com a ballad “True Love”. A canção chegou a ser promovidas nos programas musicais e recebeu dois troféus de primeiro lugar no The Show e Music Bank. Em seu discurso ao receber o prêmio, ele agradeceu ao apoio dos fãs e principalmente dos membros, nomeando cada um em sua fala. Apesar de sua sólida carreira, Sunggyu nunca deixou de agradecer ao INFINITE e demonstrar seu orgulho como membro do boygroup.

Comeback solo True Love

Atividades solo e alistamento no exército

Em 2018 a nova lei do exército coreano entrou em vigor, e o alistamento obrigatório diminuiu para os 28 anos (antes deveria ser feito até os 30 anos). Alguns artistas nem conseguiram se despedir de seus fãs, e se alistaram às pressas.

A KoreaIN falou sobre as novas leis nesse artigo aqui.

Antes de se alistar, Sunggyu realizou um fanmeeting especial para os Inspirits, e apresentou a música “Sorry pela primeira vez. A música ficou muito conhecida entre os fãs e muito querida também, porém somente em Agosto (3 meses após seu alistamento), o clipe especial para a canção foi divulgado no canal oficial da empresa. Nos comentários é possível encontrar fãs saudosos que aguardam ansiosamente pela volta do artista.

Sorry canção revelada pela empresa enquanto Sunggyu estava no exército.

Ainda em 2018, em Junho, INFINITE completou 8 anos juntos, e a celebração foi feita através de um ao vivo no aplicativo Vlive. Foi a primeira vez que o grupo se reuniu sem Sunggyu, mas a live foi carregada de elogios e muito amor direcionado para o líder que cumpre o serviço militar.

Na live Dongwoon falou que o grupo só lançará um álbum novamente quando o líder estiver junto, e pediu para as fãs aguardarem pacientemente. O plano do grupo era cumprir o alistamento militar juntos ou pelo menos em épocas semelhantes. Outros membros devem se alistar em breve, o que é o caso de Dongwoon, que já tem 28 anos e de Woohyun que completa em fevereiro deste ano. Sungyeol deve se alistar em Agosto, após seu aniversário ou adiar sua ida junto aos outros membros.

Woohyun, Dongwoo, Sungyeol e Sungjoong reunidos em live para comemorar os 8 anos de INFINITE. (Myungsoo não pôde participar da live).

Por falar em alistamentos em breve, Woohyun já preparou (e promoveu) seu comeback  de despedida. O membro também debutou solo (em paralelo a suas atividades como membro do INFINITE) em Maio de 2016 com a música “Still Remember”, uma ballad com um MV triste demais para ser real!

Woohyun atua tão tristemente nesse MV que as lágrimas de quem assiste caem sem pedir licença.

Antes de seu debut solo Woohyun formou uma dupla especial com Key do boygroup SHINee, a música é tão icônica que foi escolhida para se apresentar no especial de fim de ano do Music Bank em 2014. Além de Woohyun e Key, outro membro do INFINITE, Dongwoo e Xiumin do EXO fizeram parte da perfomance.

Qualquer old stan ficou com “come on girl love is so delicious” na cabeça.

E “A Song for You” foi a última canção solo que Woohyun lançou. A música foi lançada em Dezembro de 2018 e tem uma letra inspiradora. Em tradução livre, “A Song for you” não deixa dúvidas de que ela foi escrita especialmente para Inspitits que sempre apoiaram o INFINITE.

“Eu vou começar essa canção agora
Uma canção que fará você sorrir
Vou cantar para você
e é tudo o que precisa.
Mesmo cantando eu não sei muito bem o que dizer
Eu sinto sua falta, então olhe para mim
e não chore de novo.
Olhe para mim, que estou na sua frente
Eu vou com você, vou te proteger
Eu cantarei para você”.

Ouça as juras de amor de Woohyun para os Inspirits:

Os outros membros do INFINITE participaram de musicais, não tiveram seus debuts solos como cantores, porém cada um deles contribuiu com seus talentos para os kdramas e/ou musicais (que são bem famosos na Coreia).

Dongwoo é o membro dos musicais, ele começou com uma participação especial no musical de SM “In The Height”, e em 2018 foi anunciado seu papel em “Iron Mask: the man in iron mask”, musical baseado no filme de sucesso em 1998.

L participou de diversos kdramas, inclusive sendo o papel principal em diversos dele (até mesmo em sua estreia! Em “Jiu”, de 2011). Sua última atuação foi em “Miss Hammurabi”,onde dominou o papel principal. Os planos futuros para L são dois papéis principais em 2019: “Love of my life”, como o personagem Dan, e “My Catman”, onde viverá Li Hao Ran. Além dos kdramas, está previsto para L ser o papel principal do filme “Mr. Shark”.

Outro membro que também ganhou destaque nos kdramas de 2018/2019 é o maknae Sungjoong. O mais novo faz o personagem principal de uma comédia romântica ao lado de Jung HeeRyung, em “Mysterious Nurse”. O kdrama estreou o finalzinho de 2018, na emissora KBS. E não para por aí, Sungjoong fez a primeira OST para a novela.

A doce voz do maknae roubou nossos corações em Besides Me

E por último, mas não menos importante, Sungyeol deve seguir sua carreira voltada para o cinema, pois foi escalado como ator principal do filme de terror “0.0MHz”, que estreia ainda esse ano. Todavia, Sungyeol é conhecido por ser MC de diversos programas musicais, e talvez antes de se alistar deva aparecer mais nas telinhas.

O comeback como quinteto

No último dia 13 de fevereiro, o fandom Inspirits, foi presenteado com o single CLOCK. Mesmo após 8 anos, a canção do grupo não perdeu sua identidade, e desta vez foi somada aos vocais muito bem explorados e trabalhados. A pop ballad foi o primeiro lançamento do INFINITE após a ida de SungKyu para o exército.
A música já havia sido revelada durante um fanmeeting especial de fim de ano, em dezembro de 2018, mas só agora foi lançada oficialmente.

Conclusão da KIN:

INFINITE sempre foi um grupo muito ativo, conquistando seu espaço pouco a pouco na TV, na indústria musical e no cinema. Seus 8 anos de carreira sempre foram preenchidos por muito trabalho e uma agenda sempre cheia! Sua inatividade se dá por conta do alistamento, pois o grupo é tão unido que optou por manter essa irmandade enquanto puderem estar juntos.

No final de 2018 foi realizado um fanmeeting especial para as Inspirits como agradecimento ao ano que terminou e com o desejo de um 2019 cheio de INFINITE e união. O que mostrou mais uma vez o laço entre o grupo, seus membros e seus fãs.

Esperamos ver INFINITE sempre juntos, pois “we want you back, back back” para nos presentear com canções e coreografias inesquecíveis!
E você, conhecia o grupo? Se é fã: estava ansioso pela volta? Compartilha com a gente sua opinião aí nos comentários!

Por Isabela Marques
Fontes: Billboard, Kpopmap, My Drama List, Infinite Brasil, Hello Kpop e Amino.
Não retirar sem os créditos

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    Sair da versão mobile