Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Rookies Promissores: 10 grupos novatos que você tem que conhecer

Os rookies podem até ser novos na indústria musical coreana, mas a falta de experiência não é sinônimo de falta de talento ou de qualidade. Muito pelo contrário, cada vez mais os novos artistas que surgem por aí nos surpreendem com muita habilidade, músicas boas e infinita determinação.

Por isso, vamos destacar mais alguns grupos que debutaram há pouco tempo mas que já estão deixando a sua marca nessa próxima geração do k-pop.

Leia mais: ROOKIES promissores: 8 GRUPOS que você PRECISA acompanhar em 2020 – Parte 1


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Cravity


Não se engane por esses rostinhos fofos, porque o Cravity já mostrou que eles vão muito além disso. Eles são parte do mais novo grupo da Starship Entertainment, empresa do MonstaX e WJSN, que debutou em abril deste ano.

Apesar de a estreia ser recente, muitos fãs do Produce X 101 já estavam com expectativas pelo lançamento uma vez que Jungmo, Wonjin, Minhee e Hyeongjun participaram do reality. Os últimos 2, inclusive, entraram para o grupo X1. Assim, quem sentia falta dos meninos pode matar saudade com muito estilo, já que tiveram um debut empolgante com a música Break all the Rules que rendeu a eles o 1º lugar nos charts de álbum da Gaon.

Eles também foram um dos premiados no Soribada na categoria de melhor novo artista. E não pararam por aí. Eles ainda promoveram outra música do álbum, Cloud 9, e tiveram seu primeiro comeback, com Flame. Energia e entusiasmo não falta nesse grupo.

BVNDIT


Se tem um grupo que não para é BVNDIT. Desde que debutaram em abril de 2019 com Hocus Pocus, elas já lançaram 6 MVs. O quinteto é o primeiro grupo da MNH Entertainment, empresa fundada por um antigo manager da JYP e que também agencia a solista Chungha.

Como o debut bem indica, elas conseguem colocar um feitiço com as suas músicas repletas de charme, vozes mais roucas e profundas, e letras marcantes que dão vontade de cantar junto. Para provar que querem conquistar o coração do mundo, elas têm até uma música inteiramente em inglês, chamada Cool.

A faixa faz parte do projeto New.wav, que a MNH Entertainment criou para interagir com o público através de músicas variadas além dos comeback oficiais. BVNDIT é um daqueles grupos que dá para enxergar o potencial desde cedo e que vale a pena acompanhar o crescimento.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Treasure


Não podemos deixar de falar do debut mais esperado de 2020. O mais novo boygroup da YG Entertainment começou sua história no reality Treasure Box, que aconteceu entre final de 2018 e início de 2019. Depois de um ano de expectativa, no começo de 2020 o grupo passou a ficar mais ativo com mais atividades pré-debut, incluindo uma série reality mostrando o cotidiano deles, vídeos de performances e covers.

Também nesse período ocorreu o primeiro lançamento solo de um integrante, Wayo do Bang Yedam. Depois de muita espera, em agosto o Treasure debutou oficialmente com o single The First Step: Chapter One e a faixa título Boy. Em apenas 2 dias de pré-venda eles já tinham vendido 100 mil cópias, mais do que qualquer outro debut da YG.

A demanda foi tanta que tiveram que aumentar a produção já que os pedidos ultrapassaram a marca de 150 mil álbuns previstos para pré-venda. Com isso eles se tornaram o grupo rookie que mais vendeu em 2020 até o momento. Toda a espera valeu a pena e os fãs nem precisarão esperar novamente para ter música nova porque já foi anunciado o single do “capítulo dois” ainda para setembro.

Cherry Bullet


Que k-pop e videogames formam uma boa combinação a gente já sabia, mas Cherry Bullet veio para fortalecer esta aliança. O conceito do grupo desde seu debut e nome até lightstick e MVs usam videogames como base. Em vídeos de perguntas e respostas e vlogs eles chegam a se referir as integrantes do Cherry Bullet como jogadoras.

Mesmo que o estilo das músicas delas variem, elas sempre dão um jeito de deixar a marca do Cherry Bullet. O debut Q&A tem as meninas jogando uma variedade de videogames, incluindo referências bem diretas (como a arma da D.VA, personagem coreana do jogo Overwatch), enquanto em Really Really a história se passa em um jogo de realidade aumentada pela cidade.

E não é só nos MVs que elas se destacam. Um atrativo do grupo é justamente a capacidade de nos surpreender com novas ideias. Um bom exemplo é a música Hands Up, que mistura ritmos atuais de pop e hiphop com notas de Für Elise, de Beethoven. Isso mostra bem como Cherry Bullet é capaz de unir estilos e temas que parecem opostos em uma combinação única no k-pop.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

CIX


Fãs de competições musicais devem reconhecer alguns rostinhos deste grupo rookie. Bae Jinyoung participou do Produce 101 Season 2, conquistando um espaço no lendário Wanna One. BX participou do Mixnine (com o nome Lee Byoung-gon) e chegou a ficar dentre os vencedores na final. Ele e o Kim Seung-hun ainda participaram do Treasure Box, já que ambos eram trainees da YG, mas não chegaram na final desta vez.

Ou seja, os meninos do CIX não são nenhuma novidade para o público e mostraram desde cedo a capacidade de competir em pé de igualdade com outros grandes artistas. Tanto que quando debutaram com a música Movie Star em julho de 2019, eles ganharam o first win em apenas uma semana.

Com isso, eles entraram na história de first win mais rápido de um grupo rookie (atrás apenas do Winner). Em menos de seis meses do debut ainda lançaram mini-álbum japônes com uma faixa nova, My New World, e fizeram comeback coreano com Numb. Agora, com 1 ano de grupo, eles estão se preparando para o lançamento do próximo mini-álbum.

PinkFantasy


Sabe aquele grupo que chama atenção por algo inusitado mas prende pelas músicas? É o PinkFantasy. Isso porque girlgroup da MyDoll Entertainment possui 6 integrantes atualmente, sendo uma delas um… Coelho. Além de SeeA, Yechan, SangA, Harin e Arang, a 6ª integrante tem a identidade escondida atrás da personagem Daewang, que usa sempre uma máscara de coelho.

A ideia do grupo é trazer bem a imagem de fantasia e mistério, inspirado principalmente em Alice no País das Maravilhas. Para manter esta curiosidade, Daewang disse que só revelaria a identidade quando elas conquistarem o first win. Agora, o conceito diferente pode atrair olhares curiosos, mas é na música que elas brilham.

De temas fofos aos mais sombrios, elas tem vocalistas incríveis e harmonizam as músicas perfeitamente. Enquanto o debut Iriwa é uma música mais romântica e que introduz o conceito do grupo, a faixa Fantasy tem um pouco de rock e um pouco do mistério. Para poder explorar todos os lados do grupo, elas constantemente promovem units com combinações variadas de integrantes. Tudo para mostrar a versatilidade das meninas do PinkFantasy.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

TXT


Gosta de grupos com coreografias diferentes e sincronia impecável? Então TXT é o boygroup certo para entrar na sua lista de favoritos. Com talento e dedicação de sobra, os “irmãozinhos” do BTS já chegaram deixando a sua marca no k-pop. Suas músicas são animadas e revigorantes, e as danças são criativas e muito bem executadas com toda a dedicação que esses jovens têm.

É só assistir as apresentações de Crown ou Run Away, por exemplo, para entender a qualidade destes rookies. Tanto é que mesmo com pouco mais de um ano de existência como grupo eles já ganharam vários prêmios. Eles foram premiados como melhor boygroup rookie de 2019 no Asia Artist Awards, Genie Music Awards, Golden Disc Awards, Melon Music Awards, MAMA e Seoul Music Awards, para citar alguns.

Além de estarem conquistando a Coreia, o TXT também está apostando desde cedo no mercado internacional, tendo lançado versões em japonês e inglês de algumas de suas músicas. Se isso tudo está acontecendo enquanto eles são rookies, só podemos imaginar que proezas este quinteto fará nos próximos anos da carreira.

3YE


E quando o debut é, na verdade, um relançamento de artistas de uma empresa, mas com uma nova imagem? Essa história já deu certo para outros idols antes e parece que o 3YE está seguindo o mesmo caminho. Hoje no 3YE, Yuji, Yurim e Haeun antes faziam parte do quinteto Apple.B, também da GH Entertainment. Por bem ou por mal, o grupo acabou sofrendo o disband após 1 ano de carreira com a saída de 2 integrantes.

Só que as 3 que continuaram na empresa ganharam uma nova chance com o 3YE. Com o novo nome e debut, a nova imagem. Indo de fofas para o girl power, 3YE é um grupo poderoso que prova que menos pode ser mais e que debutar como um trio fortalece o talento delas individualmente e coletivamente.

Elas debutaram em maio de 2019 com DMT (Do Ma Thang) e no total já lançaram 4 singles, sendo o mais recente YESSIR. Elas também conquistaram o prêmio de grupo mais antecipado no 2019 Ky Star Awards. Se você gosta de músicas que misturam pop com hiphop com muita intensidade e atitude, 3YE é um grupo que você deve seguir.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

OnlyOneOf


Boygroup que puxa para o lado mais sensual da sua imagem? Temos também. Do conceito as suas vozes, OnlyOneOf pretende usar todas suas qualidades para conquistar o coração de fãs. Na época do debut foi anunciado que eles não iriam para o fofo e inocente e sim para representar um primeiro amor intenso que ninguém é capaz de esquecer. E para mostrar esta intensidade eles debutaram com não um mais dois MVs do mini-álbum de estreia: Savanna e time leap.

Além disso, só porque um grupo vem de uma empresa pequena não significa que não possa ser bem produzido. Apesar de ser o primeiro boygroup da 8D Creative (mesma empresa da Hyewon do IZ*ONE), eles tem o auxílio de grandes produtores para a busca deles pelo sucesso. O diretor criativo do grupo, por exemplo, é Jaden Jeong, responsável pela letra das primeiras músicas do LOONA, além de ter trabalhando com artistas da JYP e da Wollim.

Mais recentemente eles lançaram um projeto chamadoProduced by [] que busca trazer músicas em parceria com produtores de renome para ressaltar todo o talento deles. As músicas Angel e a sOng Of ice & fire são resultados diretos disso. Vale muito a pena conferir.


UNVS


Por fim a última indicação é um pouco diferente, de um grupo rookie na Coreia do Sul mas que já tem experiência trabalhando junto. Estamos falando do UNVS. Na realidade o primeiro debut deles foi não na Coreia e sim em Taiwan, em dezembro de 2016. Eles foram o primeiro grupo de k-pop a começar suas carreiras no país.

Assim, eles trabalharam por 2 anos se dedicando aos fãs chineses e então voltaram para o país de origem do grupo e se prepararam para enfim começar suas carreiras na Coreia. Em fevereiro de 2020 eles lançaram o single de debut coreano, Timeless. Para chegarem com tudo eles participaram do programa Rookie King UNVS, que introduziu o grupo e seus integrantes para o público.

Eles apenas 6 meses após o debut eles estão em plena atividade. Em abril eles promoveram o segundo single com a música Give You Up e estão preparando o terceiro para sair ainda em setembro. Uma curiosidade para os kpoppers mais antigos que preferem boygroups mais maduros, a média de idade do UNVS é mais alta do que a maioria dos rookies. O líder Jun.H tem 29 anos (e já cumpriu seu serviço militar) enquanto o maknae Jen tem 23 anos. São os idols certos para chamar de Oppa/Hyung a vontade.

Acompanhar o trabalho de grupos rookies é ver de perto todas as etapas de crescimento profissional das próximas estrelas do k-pop. E você, acompanha algum grupo rookie? E qual foi aquele debut recente que mais impressionou na sua opinião? Conta para gente, afinal, nunca é demais panfletar esses idols novatos mas cheios de potencial.

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: [1], [2], [3], [4], [5], [6], [7], [8], [9][10], [11], [12], [13], [14], [15], [16], [17], [18], [19], [20], [21], [22], [23], [24], [25], [26], [27], [28], [29],[30], [31], [32], [33], [34], [35], [36], [37], [38].
Não retirar sem os devidos créditos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile