Todo ano nós temos novos grupos e units debutando. Enquanto a maioria dos debuts são de idols que acabaram de começar a carreira, existem muitos casos de artistas que estão tentando recomeçar com novos grupos ou mesmo veteranos que querem explorar novos horizontes em uma sub-unit.
Entre toda essa mistura de novidades, existem aqueles que se destacam entre os kpoppers e ganham reconhecimento em forma de venda de álbuns. Para saber quem mais se sobressaiu, vamos conferir quais são os 10 debuts de grupos que mais venderam em 2020 até o momento, baseado nos dados de vendas do chart da Gaon.
Leia mais:
Internautas coreanos escolhem os debuts de girlgroups mais esperados de 2020
Internautas coreanos escolhem os debuts de boygroups mais esperados de 2020
10º B.O.Y – 21.540 álbuns vendidos
Quem inicia esta lista é o dueto B.O.Y (B of You), formada por Kim Kookheon e Song Yuvin. Os dois são ex-integrantes do boygroup Myteen e ex-participantes do Produce X 101. Após o fim do programa e o eventual disband do antigo grupo, os dois permaneceram na Music Works e redebutaram em janeiro como duo com a música My Angel, parte do mini-álbum Phase One: You. Em setembro eles lançaram outro mini-álbum, Phase Two: We, com a música Miss You.
9º H&D – 36,708
A lista continua com mais uma dupla, desta vez a H&D, formada por Hangyul e Dohyon. Os dois já tinham algumas passagens por realities de competição no currículo, como e The Unit e Under Nineteen. No ano passado eles participaram do Produce X 101 como trainees da MBK e foram bem-sucedidos, entrando no X1. Com o fim prematuro do grupo, os dois debutaram como o duo como forma de preparativo para o próximo boygroup da empresa, o BAE173. Eles lançaram dois mini-álbuns neste ano: Soulmate e Umbrella.
8º MCND – 51,575
O próximo da lista é o MCND, novo boygroup da TOP Media (que também administra o Teen Top e o UP10TION). O quinteto chegou com uma imagem poderosa com direito a música de pré-debut, Top Gang, composta pelos próprios integrantes. Alguns meses depois desta primeira amostra do talento do grupo, eles debutaram de vez em fevereiro com o mini-álbum Into the Ice Age. Eles também não pararam no resto do ano e tiveram seu primeiro comeback com outro mini-álbum, o Earth Age.
7º MOONBIN & SANHA – 66,988
O lançamento de uma sub-unit não deixa de ser um debut. O Astro estreou sua primeira sub unit em forma de um duo com os integrantes Moonbin e Sanha. Juntos eles lançaram um mini-álbum intitulado Bad Idea e um MV para a música título com o mesmo nome. Além da elevada quantidade de álbuns vendidos, o duo conseguiu seu first win como sub-unit, provando que este debut foi de fato uma boa ideia.
6º TOO – 74,000
Reality shows já se revelaram ser uma boa estratégia para atrair fãs logo no começo de carreira de um novo grupo. No caso do TOO isso aconteceu de duas formas. Primeiro eles foram formados por um programa da MNET, o World Klass. Segundo, na mesma época do debut, com o álbum Reason for Being: Benevolence, eles participaram do Road to Kingdom, surpreendendo com seu talento mesmo sendo rookies. Isso ajudou o grupo a ter um bom número de vendas tanto no primeiro quanto no segundo EP do grupo, Running TOOgether.
5º Even of Day – 82,669
Sub-unit de banda? Temos também. Em agosto deste ano, a JYP anunciou a primeira sub-unit do DAY6, formada por Young K, Wonpil e Dowoon e intitulada Even of Day. O trio lançou seu primeiro mini-álbum chamado The Book of Us: Gluon, seguindo o padrão dos últimos lançamentos do grupo. Todas as 7 músicas o EP foram escritas por Young K e até a composição teve forte participação tanto de Young K quanto de Wonpil. A faixa principal, Where the sea sleeps, é uma música emotiva que fala muito sobre a relação do grupo com os fãs.
4º SSAK3 – 83,887
Juntar personalidades famosas em um projeto ousado pode dar muito certo, principalmente se esse projeto envolve juntar Lee Hyori, Rain e Yoo Jae Suk para lançarem músicas juntos. O SSAK3 foi formado pelo programa da MBC How Do You Play (também chamado de Hangout with Yoo), apresentado pelo próprio Yoo Jae Suk. O debut do grupo, Beach Again, tem uma identidade retrô e divertida que atraiu milhares de fãs instantaneamente. Para completar, eles ainda anunciaram que o lucro da venda dos álbuns seria doado à caridade.
3º Red Velvet – IRENE & SEULGI – 233,847
Aumentando a representação feminina nesta lista, a primeira sub-unit do Red Velvet, formada por Irene e Seulgi, chegou elevando drasticamente o nível. O primeiro mini-álbum da dupla, Monster, fez sucesso imediato e rendeu a elas a venda de mais de 200 mil cópias do EP. Um dos destaques do álbum é que ele possui seis gêneros musicais diferentes, um para cada faixa, mostrando a versatilidade da dupla. Como parte das promoções elas lançaram também singles para duas músicas do EP: Monster e Naughty.
2º Cravity – 311,871
Para o 2º lugar temos o mais novo boygroup da Starship Entertainment, o Cravity. Alguns dos rostinhos do grupo já eram conhecidos pela participação no Produce X 101, principalmente Minhee e Hyeongjun, que chegaram a entrar no X1. O grupo teve um debut de bastante destaque, sendo um dos escolhidos pelo Soribada Awards como melhor novo artista e vendendo mais de 300 mil cópias de seus mini-álbuns Season 1. Hideout: Remember Who We Are e Season 2. Hideout: The New Day We Step Into.
1º TREASURE – 460,022
Para o primeiríssimo lugar, com quase meio milhão de álbuns vendidos apenas em 2020, temos TREASURE, o tão esperado novo boygroup da YG Entertainment. O grupo foi selecionado a dedo através do reality Treasure Box e passou um ano treinando para enfim debutarem. Esse feito é ainda mais impressionante considerando que foi um dos debuts mais recentes, já que lançaram seu primeiro EP, The First Step: Chapter One, em agosto.
Além disso, eles estão em plena atividade, até porque não só eles já lançaram o 2º EP, The First Step: Chapter Two, como já tem um terceiro capítulo e um álbum completo programados ainda para 2020. Assim ainda podemos esperar que este número de vendas suba e muito.
O ano ainda não acabou, mas os kpoppers já puderam presenciar o surgimento de muitos novos talentos na indústria musical coreana. Para finalizar, uma pergunta para vocês: qual o debut de 2020 que você mais curtiu? Pode panfletar a vontade, que enaltecer grupos novos nunca é demais.
Fontes: (1), (2), (3), (4).
Foto: Divulgação.
Não retirar sem os devidos créditos.