A bandeira de um país tem muitos simbolismos que, as vezes, podem passar despercebido por quem não se interessa por história. A bandeira da Coreia do Sul é um desses casos. Então vamos descobrir juntos, o significado da bandeira da Coreia do Sul. Apesar de ter sido criada em 1882, os seus símbolos estão entre os mais antigos já encontrados em uma bandeira nacional.
O que significa a bandeira da Coreia do Sul?
A primeira coisa que podemos destacar é que a bandeira sul-coreana tem um nome próprio: taegeukgi (sua pronúncia é algo como teh-guk-qui, cuja segunda sílaba é a tônica).
As cores presentes na bandeira também têm seu significado: os três elementos que formam uma nação. O branco representa a paz e a pureza, o azul e vermelho são sobre energias positivas e negativas e os símbolos pretos ao redor do círculo representam diferentes movimentos e harmonia dessas forças.
Os elementos da bandeira simbolizam as forças da natureza. O círculo vermelho e azul é chamado taegeuk, que pode ser traduzido literalmente como “último supremo”. O círculo é dividido em duas partes lembrando uma vírgula. A parte superior vermelha é o yang, enquanto a inferior azul é o um (que muitos conhecem pela denominação chinesa de yin).
O yin e yang juntos formam o to (tao, na língua chinesa), significando forças ou princípios opostos e, ainda assim, complementares que fazem parte da vida: luz e escuridão, masculino e feminino, bem e mal, entre outros.
A parte maior de cada vírgula representa o início de todas as coisas, enquanto a mais estreita é o fim. Então onde o yang acaba, o um começa e vice-versa.
Os trigramas também transmitem a dualidade do cosmos. As três linhas inteiras são o trigrama céu, o princípio puro do yang. As três linhas partidas são seu oposto: a terra, o princípio puro do um. A direção de cada símbolo, separados por 180º também reinforçam a ideia de opostos de cada um. No meio do um e yang, temos os símbolos da água (duas linhas partidas com uma inteira no meio) e do fogo (duas linhas inteiras com uma partida no meio).
Os trigramas também simbolizam as 4 estações do ano e os pontos cardinais. O céu é o verão e o sul. A terra é o inverno e o norte. O fogo é a primavera e o leste. E a água o outono e o oeste.
Fonte: (1)
Fotos: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.