Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Shows TV/Streaming

Gayo Daechukje, Daejeon e Daejejeon: os festivais coreanos de fim de ano

Quando o fim de ano se aproxima, os fãs de k-pop podem se animar porque isso significa vários programas, shows e premiações especiais de fim de ano. Nessa época, além das premiações musicais clássicas, como MAMA, MMA, entre outros, temos também a tríade de eventos musicais de fim de ano: KBS Gayo Daechukje, SBS Gayo Daejeon e MBC Gayo Daejejeon.

Os três programas são feitos por grandes emissoras como forma de celebrar os artistas e suas músicas e fechar o ano em grande estilo, lembrando as conquistas feitas ao longo dos últimos meses e preparando para as novas surpresas que virão no ano seguinte. Hoje vamos falar um pouco sobre esses três programas e por que eles são tão interessantes para você ficar pronto para acompanhá-los este ano.



KBS Gayo Daechukje


O KBS Gayo Daechukje, também conhecido como KBS Song Festival, é o evento atualmente produzido e exibido pela KBS, mas que teve seu início em 1965 como uma premiação da antiga emissora TBC, como nome de TBC Broadcast Music Awards. Depois da fusão entre a empresa privada TBC e a pública KBS, nos anos 80, o programa se tornou KBS Music Awards, ainda como forma de premiar artistas.

Só em 2006 que a KBS resolveu repaginar o evento e o transformou no KBS Song Festival, um evento sem prêmios ou competição, apenas um festival de música. Assim, a ideia é convidar diversos artistas para se apresentarem com as músicas que lançaram naquele ano em uma grande festa. É praticamente um Music Bank – programa também da emissora – em tons festivos e não competitivos.

O Gayo Daechukje convida dezenas de artistas para os seus palcos, principalmente aqueles que se destacaram ou que demonstram uma promessa para anos seguintes. Além disso, o ponto alto do programa são os “Special Stage”, muitas vezes incluindo colaborações entre integrantes de vários grupos e covers de outras músicas.


GFRIEND, I.O.I, Twice e Red Velvet unidas se apresentando com Into the New World do SNSD na edição de 2016 do festival

Joy do Red Velvet, Mijoo do Lovelyz, Sowon do Gfriend, Jiho do Oh My Girl, Tsuyu do TWICE e Yeonwoo do Momoland performando Hush do Miss A em 2018

Jeahyuns do N.Flying, NCT 127, Golden Child e The Boyz se apresentando com Call Me Baby do EXO em 2019

O show é apresentado por um trio de artistas assim como é comum do próprio Music Bank. Ao final, e ocasionalmente também no começo, todos os artistas convidados cantam uma música especial juntos, em uma colaboração de grandes proporções.

Tipicamente o KBS Gayo Daechukje é transmitido na última sexta do ano, o que constantemente implica em um programa realizado entre natal e ano novo. A exceção é o evento de 2020, que acontece no dia 18, antes do natal, e sem público devido à pandemia. A própria KBS transmite e posteriormente publica vídeos do especial (com legenda em inglês) no canal do youtube da KBS World.



SBS Gayo Daejeon


Outro programa de destaque da reta final de dezembro é o SBS Gayo Daejeon. Sem muitas surpresas, a emissora que possui o programa musical Inkigayo também tem seu próprio festival, realizado nas duas últimas semanas do ano e geralmente no próprio dia 25 de dezembro.

Assim como o festival da KBS, o Gayo Daejeon também começou como uma premiação musical em 1997 e assim continuou até 2006. De 2007 em diante eles igualmente adotaram o formato de celebração (salvo ano de 2014 onde ocorreu uma exceção e fizeram uma premiação).

Hoje, o Gayo Daejeon faz parte da programação especial de fim de ano da SBS, que realiza vários programas em dezembro para fechar o ano, incluindo o SBS Drama Awards. Assim, o Gayo Daejeon funciona como a parte comemorativa e convida os melhores artistas de k-pop do ano para se apresentarem.

Assim como é costume nesses festivais, cada edição do Gayo Daejeon tem seu próprio tema. Mas, diferentemente dos demais, eles levam o tema a sério até ao elaborar a programação das apresentações, guiando, por exemplo, as colaborações e apresentações especiais. Em 2012, quando o tema era “Colors of K-pop”, os stages eram ordenados por cor. Já em 2017, com o tema de “Number One”, só artistas que ficaram em 1º nos charts aquele ano foram chamados.

Em 2013, quando o tema era “You Are a Miracle”, eles fizeram um projeto especial. Nada mais, nada menos do que uma música nova gravada por todos os artistas participantes (com 125 cantores) e com todos os lucros doados através do programa de caridade da SBS. A colaborção icônica teve a participação de artistas como 2NE1, SNSD, KARA, After School, 4minute, MissA, Girl’s Day, f(x), SHINee, Beast, 2PM, Teen Top, ZE:A, Big Bang, BAP, Infinite e muitos outros.



O Gayo Daejeon é um marco em especial entre os fãs mais antigos justamente por ter sido palco de algumas das apresentações mais icônicas do k-pop. Os destaques do Gayo Daejeon não são todos antigos. Até hoje eles continuam inovando e os novos artistas que se apresentam no palco do festival trazem mais shows espetaculares para assistir.



Jihyo do Twice, Rosé do Black Pink, Sungjae do BtoB, Yuju do Gfriend e Jaehwan fazendo cover de Butterfly, hit de 2009 da banda Loveholic, no festival de 2017

Por causa disso, o Gayo Daejeon é um programa que merece a atenção dos fãs de k-pop que gostam de ver o bias cantando músicas inusitadas com a alegria de poderem cantar e dançar sem pressão de charts e apenas para presentar os fãs. Os vídeos do festival podem ser assistidos no canal do youtube da SBS Entertainment e da KOCOWA TV.



MBC Gayo Daejejeon


Dos três festivais de fim de ano, o MBC Gayo Daejejeon é o mais antigo. Em 1966 ele começou como uma competição musical entre os 10 melhores cantores daquele ano. Ao longo das décadas o formato foi mudando até que em 2005, quase 50 anos depois, a MBC transformou o programa para os moldes que é conhecido hoje como um festival de fim de ano.

O MBC Gayo Daejejeon, também chamado de MBC Music Festival, é o verdadeiro show da virada coreano, visto que ele é transmitido precisamente no dia 31 de dezembro. Por isso, ele é o último festival do tipo a ser realizado no mês e responsável por fechar o ano com chave de ouro.

Assim como nos casos anteriores, o Gayo Daejejeon é outro show recheado dos artistas que mais bombaram naquele ano, muita música boa e colaborações especiais. Mas como cada programa tem o seu toque especial, não poderia ser diferente como o Gayo Daejejeon.

Justamente por ser o último do ano, não é incomum que os artistas apresentem versões novas e diferentes das músicas que já estamos acostumados a ouvir. Pode ser uma versão remix daquele novo hit, uma apresentação trocando a parte dos integrantes ou mesmo uma revisita a uma música de algum ano anterior.


Girls’ Generation cantando Genie no Gayo Daejejeon de 2015

As boas e velhas colaborações e homenagens não ficam de fora da brincadeira. O MBC Gayo Daejejeon é constantemente palco de apresentações únicas com artistas cantando músicas uns dos outros e lembrando dos hits antigos e atemporais.


Colaboração entre Mamamoo e Seventeen misturando You are the Best e Clap logo depois de ambos cantarem uma música do outro grupo no Gayo Daejejeon de 2019

BTS, Twice, B.A.P, Gfriend e EXID fazendo cover de hits de 2008 no festival de 2016

O Gayo Daejejeon é sempre um festival repleto de alegria como qualquer programa da virada de ano. É possível assistir o festival ao vivo no site de transmissão online da MBC ou ainda ver os vídeos postados posteriormente no canal do youtube da MBCkpop.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15).
Imagens: KBS, SBS, MBC.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile