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A evolução de estilo do TWICE: do colegial ao auge da sofisticação

A cada comeback, o TWICE surpreende os fãs com uma nova faceta. Isso se reflete não apenas na música, mas também nos figurinos utilizados pelo grupo. Os Onces (fandom do grupo) já puderam observar que elas cada vez mais se afastam do estilo casual dos primeiros lançamentos e adotam uma imagem mais adulta. Vamos, então, acompanhar a seguir um pouco da evolução das meninas que, em 2021, completam 6 anos de carreira.



Um debut cheio de força e estilo

O debut do TWICE aconteceu em outubro de 2015 com o single Like Ooh-Ahh, parte do seu primeiro EP, The Story Begins. Com um MV cheio de energia, o grupo se apresenta como um grupo feminino e poderoso, abusando de peças camufladas, croppeds e minissaias nos tons de vermelho e preto. Os looks também trazem várias referências a um estilo mais rock’n’roll, que podem ser vistas nas botas pretas com fivelas pesadas e nas peças com detalhes em mesh – um tecido semelhante a uma “telinha”. Uma das marcas utilizadas pelo TWICE em seu primeiro MV é a Untage, também queridinha do EXO.


Cheer Up: Elas voltaram!


Seis meses após seu debut, em abril de 2016, o TWICE fez o seu comeback com single e MV dignos de um bom filme com temática high school. Cheer Up trouxe uma das eras mais icônicas do grupo, marcada pelos looks cheerleader e pela combinação de jaquetas roxas no estilo college, shorts pretos e tênis Nike Air Jordan. Ao observar as cores usadas pelo grupo no MV, é possível ver que elas contrastam bem com o look apresentado no teaser: um visual que remete a esportes ao ar livre, mas que traz tons de menta e branco.


Um Halloween de fofura

Para comemorar seu primeiro aniversário, o TWICE lançou o EP Twicecoaster: Lane 1 e um MV fofíssimo com temática Halloween para o single TT. Nele, as meninas se dividem entre fantasias e looks com cores pastel em tons de rosa e azul. Porém, é o terceiro look usado pelas meninas no MV que se torna a marca registrada da era TT. Combinações de saias, croppeds e vestidos em tons de lavanda e branco podem ser vistos em diversas apresentações do grupo nessa época.


Knock Knock: Botas, xadrez e meia-arrastão

O grupo apostou em uma volta aos anos 1990 quando lançou Knock Knock, em fevereiro de 2017. O MV deste comeback, principal música do álbum  Twicecoaster: Lane 2, é uma combinação de um xadrez grunge com padrões de corações, listras, meias arrastão e estampas gráficas em tons de preto ou vermelho. Knock Knock traz também peças da coleção collab entre as meninas e a marca coreana Fleamadonna, looks da marca American Eagle Outfitters e botas, aqui da Dr Martens, que vão se tornar um item sempre presente no guarda-roupa do TWICE.


Twice em outra dimensão

Mais uma vez o TWICE aposta em um look escolar para o seu comeback. Em maio de 2017 é lançado o single Signal e com ele, um MV que mistura um color block retrô com um uniforme nada entediante. Enquanto interagem com um novo amigo alienígena, elas desfilam as cores marinho, branco e vermelho em looks nada óbvios que são típicos do universo escolar. Mesmo este sendo o visual escolhido para as apresentações, os looks que remetem às décadas de 1960 e 1970 são os que mais chamam a atenção. Marcas como Moschino e Diane Von Furstenberg e cores como pink, amarelo e turquesa compõem o segundo look do MV, sempre combinados com acessórios grandes e faixas de cabelo marcantes.


O verão chegou

O ano de 2017 foi cheio para o TWICE. Além dos dois comebacks já mencionados, as meninas também lançaram seu primeiro álbum completo, o Twicegram, e, com ele, se tornaram o primeiro grupo feminino de k-pop a alcançar o topo das paradas da Billboard. Likey, single principal do álbum, traz um MV que é a cara do verão e combina super bem com a letra da música. Nele, uma profusão de shorts e saias coloridas combinam com croppeds, camisetas e tênis em tons claros. Mas não se engane pela aparente mudança no visual das meninas. No segundo look do MV, elas voltam a aparecer vestidas em padrões de xadrez, botas pretas e meia arrastão.


Cada vez menos colegial

O single de What is Love?, lançado em 2018, começa a trazer um TWICE menos colegial, uma temática sempre presente em seus MVs até então. As saias plissadas e as botas seguem sendo vistas, mas em cores bem mais vivas, como roxo, dourado e até estampadas. Diversos estilos são apresentados em um só MV, dando uma personalidade mais individual para cada uma. Entre jeans, listrados e veludos, o conhecido ursinho da marca Moschino dá as caras e mostra que as meninas estão sempre alinhadas com a moda ocidental.



Um luau com o TWICE

Dançar a noite toda e aproveitar uma praia paradisíaca com as amigas é o conceito de Dance the Night Away, lançada no verão coreano de 2018. As botas dão lugar aos pés descalços na areia, maiôs e acessórios bem tropicais. As meninas começam a perder a cara de adolescente e escolhem, pela primeira vez, peças com transparências e rendas de marcas como Miu Miu e Réalisation. Vale prestar uma atenção especial no segundo look apresentado no MV, composto de vestidos e saias brancas combinadas com sandálias rasteiras, que trazem um TWICE bem diferente do que vimos até agora.


Diga “sim”!

Em novembro de 2018, o TWICE fez o seu comeback com Yes or Yes e disse “sim” mais uma vez para o xadrez em peças Versace nos tons de roxo, amarelo, vermelho e preto, combinados com cintos e correntes. No segundo look do MV, é possível ver o amadurecimento das meninas e a individualidade de cada uma delas sendo expressa através de transparências, estampas fortes e combinações de cores mais maduras.


Elas cresceram

O sétimo EP do grupo, Fancy You, trouxe uma inovadora dualidade com o MV de Fancy. De um lado, um conceito mulher fatal representado por looks total black em couro e veludo de marcas como Balenciaga e Dsquared2. De outro, mulheres elegantes que abusam das cores fortes e estampas para se expressar. O TWICE começa a flertar com uma imagem mais sofisticada em todos os aspectos: roupas, cabelos e maquiagem. Sua era colegial fica, definitivamente, para trás.


O glamour de “Feel Special”

Feel Special foi lançado como o oitavo EP do TWICE em setembro de 2019. A feminilidade está em todos os detalhes neste MV – até mesmo nas botas pesadas que aqui aparecem em tons de branco ou forradas de glitter. Dos tons de rosa mais delicados aos luxuosos vestidos (uma passarela repleta de peças Marchesa Notte) combinados com diamantes poderosos e sem esquecer do look todo branco com peças mais ajustadas, as meninas do TWICE trazem uma letra que reflete as dificuldades enfrentadas e o conforto que uma amizade pode trazer.


Uma fantasia Boho Chic

More & More, nono EP do grupo, trouxe uma batida dançante e um visual colorido para um 2020 que, nem de longe, pode ser lembrado como um ano feliz. Silhuetas leves, cores claras e cenário saído de um filme de fantasia apresentam as meninas como fadas em um jardim, dando uma sensação de paz que é substituída, em um segundo momento, por uma imagem mais rústica, mas, ainda assim, feminina. As botas de montaria em tons de marrom e preto e as estampas étnicas, assinatura da marca italiana Etro, fecham o visual do TWICE.


De olhos bem abertos

Em outubro de 2020, o TWICE lançou seu segundo álbum de estúdio, Eyes Wide Open, e o single I can’t stop me. O MV é uma clara referência aos anos 1980 e 1990. As fotos oficiais trazem as meninas com um visual típico de qualquer revista de Moda da década de 1980: ombreiras, modelagens um pouco mais masculinizadas, calças em alfaiataria com pregas e vincos, maquiagens e cabelos com uma presença mais forte. Tudo isso em tecidos estruturados em tons de cinza e branco. Contrastando com esse visual mais sério e elegante, temos a década de 1990 representada no look em tons de amarelo e padrões de xadrez que são uma homenagem ao filme As Patricinhas de Beverly Hills, referência de estilo para todas as adolescentes e pré-adolescentes da época.


O auge da sofisticação

Em dezembro de 2020, durante o 2020 Mnet Asian Music Awards, o TWICE presenteou os fãs com uma apresentação surpresa da música Cry For Me. Sem previsão de um MV oficial, Cry for Me traz os conflitos internos de uma mulher que sente, ao mesmo tempo, amor e ódio por alguém. Pela apresentação de dezembro e pelas fotos lançadas como teaser, é possível ver que o grupo subiu mais um degrau em termos de elegância e sofisticação ao adotar peças em veludo, transparências, rendas e corpetes que lembram espartilhos. É, sem nenhuma dúvida, a imagem mais empoderada das meninas e mostra que da inocência de Like Ooh-Ahh pouca coisa restou.

Qual seu estilo preferido do TWICE? Conte para a gente nos comentários.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: JYPE (divulgação) e K-pop Herald (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

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  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

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