Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] 20 cantores sul-coreanos com habilidades vocais impressionantes

Todo ano, no dia 16 de abril, comemora-se o “Dia Mundial da Voz”. Essa celebração teve início no Brasil em 1999, mas passou a ter uma expressão internacional em outros países, como: Europa, Ásia e até mesmo nos Estados Unidos a partir de 2003. Neste dia, e na semana do dia 16 de abril, o objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida.

A seguir, lembraremos algumas vozes sul-coreanas que encantam muitos pela interpretação, singularidade ou até mesmo no quesito técnico de acordo com as opiniões de especialistas. Sinta-se à vontade após o final da lista para comentar quais vozes coreanas você acha apaixonante, afinal existem muitos talentos nessa indústria e todos merecem ser lembrados!



Ailee

Mesmo antes de seu debut com Heaven em 2012, as habilidades vocais de Ailee atraíam a atenção do público e também de especialistas. A cantora coreana-americana recebe muitos elogios de outros cantores e do público pelo seu vocal expressivo e presença de palco.


Baek Yerin

Baek Yerin fazia parte de um dueto chamado 15&, mas logo tornou-se uma artista solo, aventurando-se em conceitos oníricos e canções suaves, relaxantes e baladas. Em seu último álbum, tellusaboutyourself, ela incorpora pop eletrônico, sintetizadores e o house, onde agora é mais ousada e mais experimental.


Chen (EXO)

Ele que atinge aquelas notas agudas com tanta facilidade! O Chen (EXO) também possui habilidade para alcançar notas mais graves e suas emoções estão sempre perfeitamente refletidas nas músicas que canta, seu alcance vocal é incrível.


Choa

Choa, ex-integrante do AOA, é uma grande vocalista. É fácil perceber que seus fundamentos como, respiração, vocalização, plenitude de voz, tom, estão presentes ao interpretar uma música como se a voz da mesma tivesse cor.


Eunji (Apink)

Mesmo em músicas que exploram de uma forma mais elevada quanto aos vocais, Eunji (Apink) tem uma voz que é limpa e agradável. Tendo a mesma provado seu talento vocal não apenas como vocalista de seu grupo, mas também por meio de sua performance no King of Mask Singer, da MBC.



Hyorin

Hyorin, ex-integrante do SISTAR, provou suas habilidades de canto repetidas vezes, desde sua estreia solo em 2013 com Love and Hate. Muitos coreanos afirmam que a mesma possui alma de cantores de R&B e que seu vocal é incomparável.


Hyunsik (BTOB)

Hyunsik, do BTOB, é um daqueles idols que fazem o maxilar cair devido a sua extensão vocal. É de surpreender quando o mesmo atinge notas baixas em Beautiful Pain e alcança notas altas em Someday.


IU

A IU é uma artista que consegue controlar bem os falsetes e a voz de peito. É uma artista que recebeu muito amor de todas as gerações por mostrar um talento excepcional em amplos aspectos, desde seu canto e musicalidade até sua atuação.


JB (GOT7)

JB, GOT7, possui uma voz versátil que o mesmo ajusta para se adequar tanto ao estilo R&B suave quanto ao estilo explosivo do K-pop. Tomorrow, Today, do JJ Project, é um bom exemplo de música que demonstra sua ampla nuance vocal.


Jonghyun (SHINee)

O vocalista do SHINee recebeu reconhecimento por escrever a maioria de suas próprias canções, e de acordo com o público coreano ele possuía um tom encantador e uma excelente habilidade para cantar, além de deter uma voz de cabeça e falsetes bem desenvolvidos.



Kyuhyun (Super Junior)

Ele tem grande controle sobre sua voz, então ele soa estável em todo o seu alcance vocal. Os pontos fortes de Kyuhyun, do Super Junior, de acordo com especialistas, é um tom suave e gentil e as suas notas agudas são confortáveis de se ouvir, pois não chegam de forma agressiva aos ouvidos.


Solar (MAMAMOO)

Com ouvido acostumado a captar rapidamente a harmonia e tom das músicas, Solar é capaz de fazer falsetes sem problemas. A líder do MAMAMOO, assim como o próprio grupo, ocupa uma posição de realce no meio musical devido ao seu potencial vocal.


Solji (EXID)

Antes de se tornar integrante do EXID, Solji era a treinadora vocal. Ela possui uma tremenda capacidade de fazer os ouvintes sentirem empatia quando canta, dona de uma voz firme e poderosa deixou sua marca no King of Mask Singer.


Taeyang (BIG BANG)

O timbre é uma “impressão digital” musical que não pode ser aprendida por meio de técnica ou vocalização. E nesse aspecto, a maneira como Taeyang canta muitas vezes exige um tipo diferente de vocalização, tipo R&B, mas mudando naturalmente da voz de cabeça para a voz de peito de maneira suave e instantânea.


Taeyeon (SNSD)

É de se aplaudir a capacidade vocal de suas canções, a expressividade é notável assim como sua extensão vocal. Os coreanos afirmam que Taeyeon tem o talento para dar sentido às músicas e pode facilmente cantar sem dificuldade em controlar a respiração.



V (BTS)

O V (BTS) é conhecido por sua voz profunda, mas ele também tem um falsete forte que atinge as notas mais altas de suas músicas. Sem falar que seu o tom único é o que torna os agudos ainda mais especiais.


Wendy (Red Velvet)

Colocada em uma lista feminina de top três melhores vocalistas idols por Solar, Wendy faz jus ao top pessoal que foi posta. Sua voz é complexa e nos presenteia com uma sensação profunda e suave de canções de R&B e Soul.


Yoseob (HIGHLIGHT)

O tom de Yoseob (HIGHLIGHT) não é limitado a um gênero e pode expressar uma variedade deles livremente e sua vocalização e respiração é de se admirar.


Young K (DAY6)

Young K (DAY6) soa como uma pessoa completamente diferente dependendo do tom em que canta ou faz rap, tendo uma técnica impecável de controle de voz de peito e cabeça, sem contar no falsete que o mesmo faz parecer fácil.


Yuju (GFriend)

Não há palavras para descrever o quão forte é a voz de Yuju. Como vocalista principal do GFriend, os fãs de k-pop sempre elogiaram suas habilidades em lidar com notas agudas e a sua vocalização.


A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa a oportunidade de disseminar conhecimento e orientar a população promovendo ações de saúde e auxiliando no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Fotos: Divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Lahissa Pereira

    Estudante de Relações Internacionais e Jornalismo, amante da Hallyu e a louca dos shows.

    Sair da versão mobile