Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop Música

Trajetória: A jornada de 10 anos com conceito único e inovador do B1A4

Há 10 anos um boygroup de conceito pop romântico fazia sua estreia na indústria de entretenimento musical sul-coreana. Foi com a música O.K que o B1A4 conquistou uma legião de fãs logo na estreia. O quinteto formado por Jinyoung, CNU, Sandeul, Baro e Gongchan mostrou que possuía consistência vocal, rap de qualidade e criatividade para elaborar as coreografias. Por não ser um grupo que investia tanto em passos de danças elaborados, o B1A4 casava o vocal aconchegante com o charme de cada membro.



Antes de serem um grupo, cada membro foi descoberto por agentes caça-talentos, sendo no social mídia ou em festivais de covers. Baro divulgava suas produções na internet e através de um amigo que tinha contato com a empresa WM Entertainment, recebeu a oferta de treinar na empresa. Jinyoung chamou atenção por sua beleza e foi convidado a participar, outro membro que também fez sucesso pela aparência foi Gongcham, que já era muito admirado em fóruns ullzangs (um estilo de maquiagem e roupas que remetem à fofura e delicadeza). Sandeul ganhou a empresa por sua voz após se apresentar em um show de talentos. E o recrutamento de CNU é desconhecido. Todos os membros treinaram por dois anos antes da estreia. 

B1A4 em 2011 | Créditos: WM Entertainment

Voltando a falar em criatividade e personalidade, o nome do grupo já dizia de cara que eles chegaram com mirabolantes ideias para atribuir ao conceito de grupo único e inovador. O nome B1A4, além de ser as iniciais para a frase: Be the one, all for one (em tradução livre: seja o único, todos por um), representa o tipo sanguíneo de cada integrante: um (1) membro tem o tipo sanguíneo B, Baro, e os outros quatro (4) possuem o tipo sanguíneo A, Jinyoung, CNU, Sandeul e Gongchan. Além de serem conhecidos como “grupo sanguíneo”, os integrantes tinham a ideia de deixar em foco a personalidade como pauta a ser discutida, afinal, é muito comum os coreanos perguntarem o tipo sanguíneo dos possíveis crushs para entender qual é a personalidade; isso no Brasil, equivale a famigerada pergunta: qual seu signo?

Antes do lançamento do MV, a empresa responsável pelo grupo, WM Entertainment, divulgou um webtoon para apresentar os meninos como personagem de um universo fantasioso – o webtoon está disponível em coreano no site oficial do grupo

Créditos: B1A4.COM, design por RAINBOWN.BUS

Após a chegada dos quadrinhos digitais, a WM liberou o teaser de cada integrante aos poucos, para apresentá-los. A imagem do teaser ia se completando por cada integrante, como forma de “encaixar” uns aos outros, mostrando que faziam parte de algo.

Foto teaser de debut utilizada para apresentar os integrantes um a um

Logo após a divulgação dos teasers em grupo e individuais, o B1A4 estreou em um showcase especial para a mídia e logo depois fez seu debut nos programas de televisão com a música O.K, presente no primeiro mini álbum, Let’s Fly.

O.K estreou no dia 23 de abril de 2011 e Baro ajudou a produzir a letra da canção:

A estreia aconteceu no MBC’s Show! Music Core, apresentando O.K pela primeira vez na TV, a agenda no mesmo dia também incluía a presença como convidado no Starry Night Radio para fazer sua estreia no rádio. Eles começam a se apresentar em muitos programas de TV, como M’s Countdown, Music Bank e Inkigayo.

Logo após a estreia, o grupo anunciou o nome do fandom: BANA, BA sendo B1A4 e NA, os fãs. Também é uma forma abreviada de 반하다 ou “Banada“, que significa “se apaixonou por“, porque o B1A4 se apaixonou por seus fãs. E a cor para representar o fandom era o verde limão pastel.

A proposta deu muito certo no início do debut e logo o B1A4 se tornou um dos grupos queridinhos do momento. Os integrantes participavam dos programas de entretenimento com frequência, o que os levou a ter seu próprio reality show em junho de 2011, alguns meses após o debut. Outro grupo muito apreciado, que também havia estreado recentemente foi o Block B. Ambos se uniram para estrelarem um reality show que proporcionou lendárias interações para a comunidade k-popper. 

Com um total de 8 episódios, Match Up!, da MTV, permitia que ambos os grupos mostrassem seus talentos musicais e encantos invisíveis por meio de missões semanais e filmagens dos bastidores de suas vidas diárias como recém-chegados ao ramo musical.

Match up! com Block B e B1A4 | Créditos: MTV

Durante a presença no programa, o grupo lançou o single especial Only Learned Bad Things, música promovida em programas musicais. O fanchart (grito dos fãs) já se fazia presente em meio a multidão.

Após duas músicas emplacadas como um chiclete no coração dos coreanos, o grupo apresentou uma das maiores canções de sua carreira: Beautiful Target, que é considerada um dos clássicos e patrimônio musical para muitos k-poppers que conheceram a música coreana em meados de 2010/2011. 

O single está presente no EP IT B1A4, que possui 6 faixas. O novo lançamento do grupo era tão esperado que recebeu 1 milhão de visualizações no YouTube em uma semana. O álbum em si foi reconhecido em 2014 nas principais paradas musicais por ter o maior número de pré-vendas.

Com direito a muito EDM, Beautiful Target foi revelada em 16 de setembro de 2011:


Queridinhos do Japão

Apesar de não conseguir a 1st win com o single implacável, o grupo fez muito sucesso entre os japoneses e em outubro de 2011 a WM anunciou que o B1A4 faria sua estreia no Japão em parceria com a gravadora Pony Canyon em janeiro de 2012. Antes de sua estreia lá, o grupo realizou seu B1A4 – Japan Showcase Live 2011 no Sinagawa Stellar Ball, em Tóquio, em 9 de dezembro de 2011. Os ingressos para o evento esgotaram dentro de um minuto, um feito sem precedentes para grupos recém-estreados. Os membros apresentaram nove canções no evento, que contou com a presença de 1.000 pessoas. No final do ano, o B1A4 ganhou o prêmio de Rookie of the Year na Tower Records ‘K-Pop Lovers! Awards 2011. 

B1A4 em seu showcase no Japão | Créditos: TowerJP

A premiação foi escolhida por meio de uma mistura de votos de internautas e vendas de álbuns no país. A categoria de rookie foi vencida pelo B1A4, por vender mais de 20.000 cópias do mini-álbum, além de ficar em primeiro lugar na votação de internautas.

Outro prêmio conquistado no mesmo ano foi o Best Rookie na SBS MTV Best of Best 2011. O grupo ainda levou o prêmio de Wave K Super Rookies no início de 2012 no 21st Seoul Gayo Daesang. 



Primeiro álbum, canção japonesa, Reality Show e primeiro concerto

O primeiro álbum oficial de estúdio do grupo é This Time Is Over, que foi lançado em março de 2012, sem nenhuma promoção em programas musicais. Ele foi um “pré-lançamento” para anteceder o primeiro álbum de estúdio: Ignition, que possui 11 canções. O grupo promoveu até o dia 23 de março e na despedida, o B1A4 anunciou que não iria embora tão cedo, pois o repack do álbum Igniton apresentou mais uma icônica música: Baby Goodnight.

Em junho do mesmo ano, o grupo lançou o primeiro single em japonês, a versão japonesa de Beautiful Target. A canção estreou no número quatro na parada de singles semanais da Oricon, vendendo 32.665 na primeira semana. 

Em 29 de agosto, o B1A4 lançou seu segundo single em japonês, Oyasumi Good Night, que também estreou no número quatro na parada de singles semanais da Oricon, vendendo 35.779 em sua primeira semana. Eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio em japonês em 24 de outubro de 2012, o álbum estreou em quinto lugar na parada de álbuns semanais da Oricon, vendendo 20.547 unidades na primeira semana.

Um pouquinho antes de sua estreia com álbum no Japão, o grupo participou do reality show Hello Baby, um programa famoso onde idols e crianças pequeninas (menores de 5 anos) compartilhavam um dia juntinhos a fim de gerar fofos entretenimentos aos fãs. A proposta de cada temporada do programa é entregar apenas uma missão para o ídolo: cuidar dessas crianças e ter a experiência da paternidade ou maternidade até certo ponto.

B1A4 no Hello Baby | Créditos: KBS

Retornando para os programas musicais, o álbum In The Wind foi lançado em novembro de 2012. O teaser para o lançamento chamou muita atenção, pois era apenas um vídeo com o som de vento, que passeava pelos cenários onde os membros se encontravam. A estética do B1A4 começou a ganhar forma a partir desse teaser e o grupo atraiu mais olhares curiosos. O EP possui 8 faixas e o single promocional da vez foi Tried To Walk.

Logo em outubro o grupo anunciou seu primeiro concerto na Coreia, o BABA B1A4. O concerto foi co-produzido pela WM Entertainment e pela marca global de concertos da CJ E&M, M-Live. Os 8.000 ingressos foram vendidos em menos de 5 minutos após a abertura das vendas. Nos dias 8 e 9 de dezembro de 2012, o B1A4 realizou o concerto BABA B1A4 no SK Olympic Handball Gymnasium. 

Janeiro de 2013 iniciou com o B1A4 recebendo dois prêmios japoneses no Japan Gold Disc Awards. O sucesso no Japão era tanto que o concerto BABA B1A4 chegou até terras nipônicas, com 4 apresentações em diferentes cidades.


A esperada (e merecida) 1st win

Em 20 de abril, o site oficial do grupo foi atualizado com um teaser de foto misterioso com as palavras “이게 무슨 일 이야? 23.04.2013” (que em tradução livre fica: O que está acontecendo?). Em três dias o mistério foi revelado, com uma foto teaser dos membros anunciando o retorno para 6 de maio com o quarto EP do grupo: What’s Happening? 

A faixa-título do álbum conquistou o primeiro lugar no MBC Show! Music Core em 18 de maio, e o B1A4 comemorou a vitória em programas musicais coreanos pela primeira vez:

Com o sucesso estrondoso, em 19 de junho de 2013, a WM Entertainment anunciou o segundo concerto solo do B1A4, AMAZING STORE. O show foi feito para apresentar um novo conceito de contar histórias, com o grupo tocando diretamente com uma banda ao vivo. Mais uma vez, o show esgotou seus 10.000 lugares em menos de 5 minutos. O show aconteceu de 7 a 11 de agosto no Uniqlo AX, com 2.000 fãs a cada dia. 



Novo comeback e mais um concerto

Aproveitando a onda de sucesso, o grupo finalizou o ano de 2013 com o anúncio de mais um concerto para seus fãs, o B1A4 Concert Class, que aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2014. A empresa também anunciou que o retorno do grupo estava próximo, e a partir desse momento o grupo se agarrou a uma identidade musical e estética que ficou muito característica dos membros. Enquanto no passado o grupo pegava carona em estilos musicais do momento, agora o B1A4 ditava a maneira de fazer música e aconchegar seus fãs entre ritmos mais melódicos e letras maduras. 

O single Lonely faz parte do álbum Who Am I, divulgado em 17 de janeiro de 2014. O MV contava a história de um namoro solitário, onde o namorado sentia falta da presença da namorada em muitas situações. O álbum atingiu o 7º lugar no chart World Albums da Billboard e ficou na lista das 20 melhores músicas de k-pop de 2014, também da Billboard, Lonely ficou em 17º lugar.

Confira o MV:

Em junho do mesmo ano, o B1A4 retornou com o mini álbum Solo Day, promovendo a canção de mesmo nome nos programas musicais. Seu MV especial contou a aventura dos integrantes, que se transformaram em personagens de videogame para investigar um fenômeno paranormal que pairava a cidade. A música é a cara do verão, enquanto o MV remete muito à nostalgia de séries dos anos 1980, onde os amigos se juntavam para… aprontar.

https://youtu.be/tBUDRysyuMI

Para encerrar o ano de 2014, os meninos saíram em turnê mundial, passando por 4 países. A turnê Road Trip World Tour aconteceu de 23 de agosto a 11 de outubro.


2015 e 2016: anos das atividades solo

Em 2016 as portas se abriram ainda mais para o grupo. Jinyoung fazia sua primeira aparição nos dramas coreanos, o Persevere, Goo Hae Ra, ao lado de dois personagens principais, trazendo enorme enfoque para seu trabalho como ator. Em seguida, foi escalado para participar do drama Warm and Cozy, também como protagonista. Baro também estreou como ator em um papel menor no drama Angry Mom.

Em contrapartida, CNU fez sua estreia no mundo dos musicais com Chess, ao lado de grandes nomes do momento, como Jo Kwon, Ken (VIXX) e Key (SHINee).

Sandeul apareceu no King of Mask Singer e no Immortal Song 2 da KBS2. Sua apresentação foi muito apreciada pela audiência no local e a revelação do integrante como participante surpreendeu a todos, o consagrando como um potente cantor. Sandeul também apareceu no web drama Loos: Time: Life com Baro

O membro mais novo, Gongchan, tornou-se apresentador da 4ª temporada de A Song For You, programa da emissora KBS que recebia idols para divertidas missões, muito cover e música acústica. Ao lado dele, Amber (ex F(x)) e Kangin (ex-Super Junior) também apresentavam o programa.

A Song For You temporada 4 com Kangin, Amber e Gongchan

O grupo retornou em agosto de 2015 com a canção Sweet Girl, que fazia parte do 6º mini álbum que levava o mesmo nome. A canção foi um sucesso e reconhecida novamente na lista da Billboard das 20 melhores músicas de k-pop em 2015.

Para encerrar o ano, o B1A4 anunciou mais uma turnê mundial, que teve início em Seul e passou por 10 países. B1A4 Adventure World Tour teve início no dia 12 de setembro de 2015 e encerrou em 14 de fevereiro de 2016. O grupo fechou os trabalhos de 2015, um MV especial de Natal foi entregue de presente para os fãs.

Os integrantes iniciaram 2016 com mais trabalhos solos, como participações em dramas, musicais, OST, realities e muito mais – os membros começaram a explorar mais seus talentos individuais. Jinyoung recebeu muitos aplausos por sua participação no drama da KBS, Love in the Moonlight, onde dividia a tela com Park BoGum e Kim YooJung, dois atores veteranos de nomes conhecidíssimos e muito apreciados. Jinyoung chegou até a escrever uma OST para o drama, que virou referência entre os espectadores. 

Confira a criação de Jinyoung, Misty Road, interpretada por Ben:

Falando em OST, CNU produziu outra famosa canção do drama Cinderella with Four Knights, da TvN. The Way To Find Love foi lançada no ápice do drama, onde o laço do romance que envolvia o triângulo amoroso começava a desatar. 

Baro participou do drama Master: God Of Noodles, da KBS, onde fazia a versão mais nova do personagem Kim Gil Do, interpretado pelo ator Jo Jaehyun. Ele foi elogiado por sua perfeita atuação e pela transformação impecável como um jovem dos anos 1980, com longos cabelos e a escolha da moda da época. A Soompi relatou em uma matéria: “em uma foto divulgada, você pode ver os olhos de aço de Baro enquanto ele olha para a frente com raiva, imerso em seu papel como Kim Gil Do no drama”.

Baro em Master: God Of Noodles | Créditos: KBS

Gongchan deu tudo o que os fãs queriam. Sua participação em um dos episódios de Celebrity Bromance foi muito aguardada. A série é feita especialmente no YouTube e tem por objetivo filmar um dia especial entre duas celebridades que são amigos. Ao lado de Hongbin (VIXX), ele aproveita o dia passeando com o amigo, com direito a muitos elogios, caprichando no fanservice sempre. 

Em outubro, Sandeul lançou o primeiro álbum solo, o mini-álbum Stay As You Are, com 5 canções produzidas por ele próprio. Ele fez uma nova participação no Immortal Song 2 e junto a CNU foi escalado (com o mesmo papel) para participar do musical Os Três Mosqueteiros

O retorno do grupo em 2016 aconteceu com o 3º álbum completo: Good Timing. A canção single promovida nos programas musicais foi A Lie, que cravou o conceito mais maduro entre os membros, que agora estavam em seu 5º ano de carreira após o debut.

Para não perder o costume, a Billboard colocou A Lie na 12ª posição da lista de 20 melhores músicas de k-pop do ano de 2016. Enquanto o álbum Good Timing entrou para o 9º lugar do World Albums, também da Billboard, na primeira semana de lançamento.



O ápice e o fim do quinteto

O B1A4 conseguiu levar seu nome para a mídia com muito sucesso. Quando os membros se envolviam em projetos – solo ou em grupo – o sucesso era garantido. Era como se a WM soubesse exatamente o que estava fazendo com a administração do grupo. As participações icônicas no Immortal Song e tantos outros realities são sempre mencionadas honrosamente, enfatizando que a presença de B1A4 era sempre responsável por transformar o ambiente dos programas. 

Iluminados com personalidades apaixonantes e muito talento para distribuir, o B1A4 foi o grupo convidado a se apresentar na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2017. O grupo apresentou a música We are the champions, originalmente do grupo QUEEN. Ao lado de uma grande orquestra sinfônica, o grupo emocionou todos os presentes na cerimônia:

https://youtu.be/YYjHBRaFgp4

No mesmo ano, em abril de 2017 o grupo lançou o MV de Rollin’, a última promoção coreana com os 5 membros. Rollin’ faz parte do álbum de mesmo título, com 6 canções. Apesar de ser o último comeback do grupo na Coreia, o B1A4 ainda chegou a lançar o álbum japonês 5

A notícia sobre a saída de Baro e Jinyoung vieram de uma vez, no final de junho. Os membros afirmaram que não renovariam os contratos com a WM e focariam em seus trabalhos solos. Em 30 de junho, a WM Entertainment declarou que respeitava “as escolhas de Jinyoung e Baro de trilhar seus próprios caminhos para perseguir seus sonhos. Em relação às suas decisões de começar de novo por conta própria, também apoiamos sinceramente seus novos começos“.

Foi anunciado que o B1A4 se manteria com os membros que renovaram os contratos: CNU, Sandeul e Gongchan

O grupo entrou em hiatus por um período. O silêncio só foi desfeito com um MV surpresa feito para os fãs:

O anúncio da ida de CNU para cumprir o alistamento militar obrigatório por 2 anos veio em seguida. O foco foi em Sandeul, que lançou seu segundo álbum solo, One Fine Day. Durante suas promoções, Sandeul contou em uma entrevista para a Radio Star que ficou muito surpreso pela saída de Baro e Jinyoung, e que ele quase desistiu do grupo quando foi anunciado. Foi por conta de uma ligação de CNU, que insistiu em rever os membros Gongchan e Sandeul, que eles continuaram forte com a amizade e o grupo. Sandeul não parou de produzir músicas e reuniu as mais especiais para seu terceiro mini-álbum, My Little Toughts.


B1A4: O trio

O retorno oficial de B1A4 com os três membros foi no palco de um concerto virtual da WM Family, ao lado do Oh My Girl e ONF, os outros dois grupos da empresa. Durante o HELLO! WM ONTACT 2020, o B1A4 apresentou suas clássicas canções reunidas ao longo da carreira, junto a apresentações especiais com outros membros da família WM.

Em comemoração a live, surgiu o MV de Ours, onde os meninos aparecem todos reunidos pela primeira vez!

Mas o retorno oficial aos programas musicais foi com Like a Movie, canção escrita por CNU enquanto estava no exército, pensada perfeitamente para a voz de cada membro e celebrando todo o caminho que o grupo percorreu ao longo dos anos dentro da indústria musical. 

Fazia um tempo que os membros não se reuniam para promover e por isso declararam que estavam bem nervosos com o retorno. Segundo a Soompi, Sandeul contou que segundos antes da apresentação final ele estava muito nervoso, mas que sabia que poderia contar com seus membros e que tudo daria certo. Gongchan ficou bem apreensivo também e declarou: “minha mente está em branco. Depois que terminei minha parte e me virei, Sandeul e eu nos cruzamos e ele segurou minha mão, o que me deu força”. CNU completou a fala dos membros com a declaração: “é verdade que há pressão. Para nós, sentimos que este álbum é uma grande mudança e um grande desafio. Visto que o vimos como um novo ponto de partida para o B1A4 avançar, pensamos muito mais nele”.

Os membros participaram ativamente na criação do álbum, desde letras, sonoridade e conceito de filmagem do MV de Like a Movie:


A celebração dos 10 anos

Créditos: Soompi

Para celebrar os 10 anos de grupo, o B1A4 promoverá o single especial 10 TIMES, que será lançado no dia 23 de abril, dia de estreia do grupo. Além do single, o grupo também fará um fanmeeting on-line com seus fãs. Para entrar na festa, os grupos Oh My Girl e ONF irão regravar duas canções famosas do grupo, Baby Goodnight e This Time Is Over, a fim de enaltecer o trabalho do grupo mais velho. 

Os membro Jinyoung e Baro já se manifestaram sobre uma possível reunião com os outros 3 membros no futuro, porém, esse retorno com os 5 pode demorar um pouco, visto que CNU, Sandeul e Jinyoung ainda têm pelo menos 3 anos de contrato para cumprir com a WM

O B1A4 construiu sua carreira lentamente, criando inesquecíveis 10 anos na indústria musical sul-coreana. O grupo foi o primeiro a estrear na WM, o grande feito de uma pequena empresa que ninguém conhecia. Mesmo com 10 anos de carreira, este não parece ser o fim do B1A4, mas apenas o início de uma nova era.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido