Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Curiosidades Turismo

Cultura Norebang: Como é um karaokê na Coreia do Sul?

Você sabe o que é um norebang? Aqui no Brasil temos bares e boates com karaokê, onde podemos ir para cantar com os amigos. Na Coréia, essa cultura é um pouco diferente, eles têm o norebang (노래방), que, traduzindo literalmente, significa ‘quarto de canto’. E é exatamente isso: uma salinha que você aluga por um período de tempo para cantar. Geralmente se paga para usar o norebang por hora, mas em alguns se paga por duas horas.


Corredor de um tradicional karaokê coreano.
(Reprodução Internet – @bangcoin_)

Ir a um norebang é uma atividade muito popular na Coréia, entre pessoas de todas as idades. Os norebangs se popularizaram entre os anos 80 e 90, logo depois da invenção da máquina de Karaokê no Japão, nos anos 70. Atualmente, existem milhares de norebangs no país, principalmente em bairros como Myeongdong, Hongdae e outros bairros estudantis ou turísticos.

É muito comum, depois de uma noite com os amigos ou depois de beber em bares, os grupos irem aos norebangs. É uma atividade para se fazer com os amigos e colegas de trabalho, e algumas pessoas aproveitam os norebangs como um lugar para ficar quando perdem o último trem da noite – o metrô fecha às 12am na Coréia. O preço de uma sala varia, e depende também da quantidade de horas oferecidas, mas é comum que esteja entre 5000 e 15000 wons. O preço também varia dependendo da hora do dia e do número de pessoas.

Usar um norebang é simples. Depois de pagar pelo seu tempo, você entra na sua sala onde tem um controle e uma televisão, os microfones são entregues pelo funcionário individualmente. Com o controle você pode procurar a música que quiser pelo título, pelo artista ou até mesmo pela letra. Nas salas têm um catálogo com todas as músicas disponíveis e seu respectivo número, e também – geralmente – pandeiros.


O norebang, para os Coreanos, é um lugar para se divertir entre amigos, então a animação é muito importante. É comum que enquanto alguns cantam o resto do grupo toque o pandeiro, dance e bata palmas, sempre com muita energia. Mas você sabia que é considerado falta de respeito cantar junto com a pessoa que está com o microfone? Pois é, existem algumas regras não oficiais quando se vai em grupo a um norebang: e uma delas é que se não for sua vez de cantar você não deve cantar, a não ser que quem estiver com o microfone peça para os outros cantarem junto.

Outra curiosidade é que a maioria dos norebangs oferece comida e bebida – por um preço adicional -, e em alguns você pode até ganhar tempo extra! Quando seu tempo pago estiver quase no fim, caso não tenha uma fila de espera do lado de fora, é possível que você ganhe alguns minutos extra – 10 ou 20 -, e isso pode até acontecer mais de uma vez em uma mesma sessão.

No geral, o norebang é uma parte muito importante da cultura Coreana atual. É um lugar para descontrair com os amigos e se divertir, e é um passatempo muito comum para qualquer um que more ou passe pela Coréia. E mesmo, caso você esteja apenas visitando o país, o norebang é uma opção perfeita de programa, e lembrando sempre das regrinhas de etiqueta, é uma ótima maneira de se divertir!


Fontes: (1); (2)
Imagens: bangcoin_; kunys7388; jihyeon_m.y.m 
Por: Sofia Rios
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sofia Rios

    Meu nome é Sofia, tenho 24 anos e sou formada em Letras Português-Inglês pela UFRJ. Atualmente trabalho como professora da educação infantil, e dou aulas de Inglês, Coreano e Escrita Criativa.

    Sair da versão mobile