Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Tradições

Entenda o que significa as diferentes reverências para os coreanos

Ao assistirmos dramas, é comum vermos cenas onde os personagens se curvam para cumprimentar ou agradecer alguém. O ato de curvar-se é comum não só na Coreia do Sul, mas também em boa parte dos países do Leste Asiático, como Japão, China, Coreia do Norte e Taiwan. Porém, já parou pra pensar que existem diferentes reverências diferentes? Confira agora as instruções de como executar este ato respeitoso.



Regras gerais

Mesmo tendo regras mais específicas para como e quando se curvar, algumas dicas são válidas para todas as situações:

1) Se a outra pessoa se curvar, curve-se também;
2) Ao cumprimentar alguém mais velho que você, curve-se;
3) O tempo em que você se mantém curvado mostra o grau de respeito que você tem pela outra pessoa. O mesmo vale para o ângulo usado;
4) Mantenha as mãos ao lado do corpo.

Podemos resumir as regras acima em uma só: Sempre que estiver em dúvida sobre a necessidade de se curvar, escolha curvar-se. Você nunca será desrespeitoso com alguém ao curvar-se, mas pode acabar por ofender alguém caso opte por não o fazer.

Créditos: www.rarejob.com

O que não fazer

Como toda regra, o ato de curvar-se também tem algumas observações quanto ao que não se deve fazer. São elas:

1) Não fique em silêncio enquanto curva-se. Ofereça, junto com a curvatura, palavras gentis que se encaixem na situação, por exemplo: “Bom dia!”, “Boa Noite!”, “Obrigado!”;
2) Não mantenha contato visual com a pessoa enquanto se curva. É considerado desrespeitoso;
3) Não tente curvar-se para cumprimentar alguém enquanto corre, anda ou faz algum movimento com o corpo. Pare, coloque o corpo na posição correta e somente depois dê início à saudação.



Tipos de reverência

E quanto aos diferentes tipos de reverência e quando devemos usá-las? Vamos conferir agora uma por uma.

Pequena reverência

A curvatura mais comum é o jakeunjeol (em hangul, 작은절), onde o corpo se inclina em um ângulo entre 15º e 30º. Ela é usada como um sinal de cortesia em situações mais informais, como uma troca de objetos, ao fazer uma pergunta e pedir um favor. Porém, seu uso também é permitido em situações formais em locais com uma grande concentração de pessoas e que não permitem a execução de uma curvatura completa. Se, em nosso ambiente de trabalho, precisamos falar várias vezes com alguém em um cargo superior, o jakeunjeol também pode ser utilizado.


Grande reverência

Outra curvatura utilizada é chamada keunjeol (em hangul, 큰절). Ela demonstra um grande grau de respeito e é utilizada em situações onde a formalidade é maior. A keunjeol pode ser utilizada, por exemplo, ao conhecer alguém de posição social elevada ou ao pedir a mão de alguém em casamento. Quando queremos pedir desculpas por algo, também usamos a keunjeol. Nesses casos, a duração do ato e sua repetição demonstram a sinceridade do pedido. O ângulo do corpo nesta reverência pode chegar aos 90º.


Reverência de umbigo

Esta curvatura é usada com maior frequência pelos funcionários do setor de serviços como hotéis, lojas de departamento e equipes de bordo de companhias aéreas. Aqui, ao curvar-se, a pessoa coloca as palmas das mãos na região do umbigo e desce o tronco a um ângulo semelhante ao da keunjeol.

Créditos: Pocket Wifi Korea

A maior reverência de todas

Uma das formas de se curvar menos utilizada no dia a dia é a que exige que a pessoa se ajoelhe e toque o chão com a cabeça e a testa. Seu uso é extremamente formal e o grau de respeito demonstrado aqui é o mais alto de todos. Seus maiores usos são durante celebrações familiares como o Ano Novo Lunar, o Chuseok (em hangul, 추석), o Jesa (em hangul, 제사) – um festival tradicional que presta homenagens aos antepassados -, e em celebrações tradicionais de casamentos.

Leia mais: Como os coreanos comemoram o Seollal?


Independente da situação, o importante é demonstrar respeito pelas pessoas. Como dito anteriormente, em caso de dúvidas, curve-se. Em tempos como os que vivemos atualmente, antes pecar pelo excesso de respeito do que por sua falta.

Fontes: (1), (2), (3), (4)
Imagens: Rare Jobs, Pocket Wifi Korea, Knowing Korea.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    Sair da versão mobile