Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Entretenimento Música

Conheça alguns artistas que faziam sucesso na Coreia antes do surgimento do k-pop – Parte 1

A década de 1990 e o início dos anos 2000 são marcados pelo surgimento de uma das indústrias mais lucrativas da Coreia do Sul, o K-pop. Porém, mesmo antes da primeira geração de idols do ritmo que viria a ser um fenômeno mundial, o cenário musical do país já era muito rico e sempre produziu artistas dos mais diversos gêneros e vertentes.

Conheça alguns dos artistas que dominaram as paradas coreanas antes do nascimento do k-pop.


Cho Yong-pil



Primeiro artista coreano a tocar no Carnegie Hall, em Nova York, Cho Yong-pil é tido como uma das maiores influências na música popular coreana. Tendo debutado em 1968 com a banda de rock Atkins e em 1976 como solista, o cantor lançou diversos álbuns durante a década de 1980 e viu seu sucesso ser abalado apenas pelo aparecimento de artistas como Seo Taiji & Boys, em 1992.

Deixando de aparecer em programas de televisão, Cho Yong-pil focou em suas apresentações ao vivo. Com isso, em 2005, ele alcançou algo raro entre os artistas sul-coreanos ao se apresentar em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Um de seus álbuns mais recentes, Hello, foi lançado em 2013 e ficou em primeiro lugar nas paradas, desbancando nomes de destaque da época como Psy, que havia recém-lançado seu álbum Gentleman.


Lee Moon Sae



Considerado um ícone do pop coreano, Lee Moon Sae já lançou 16 álbuns desde seu debut em 1978. Ainda na ativa, ele é tido como uma das lendas da música coreana pela maneira como se entrega de forma poderosa e direta em suas músicas. Suas músicas são tão influentes que até as gerações mais novas reconhecem facilmente suas canções.

Lee participou do programa Fantastic Duo – da rede de televisão SBS – em dupla com Kim Yoonhee e juntos alcançaram as pontuações mais altas já dadas no programa (295 e 296 pontos de um total de 300).



Lee Sun-hee



Nascida em 1964, Lee Sun-hee é uma cantora e compositora conhecida por sua voz de soprano e pela capacidade de alcançar notas altas com grande facilidade. Apelidada carinhosamente de Sunny, seu primeiro sucesso veio com a música To J, de quando ainda era parte da dupla Act 4 Scene 5. Desde seu debut oficial, em 1985, Lee Sun-hee já lançou 16 álbuns, sendo o último, Anbu (안부), de 2020.


SoBangCha



Com uma sonoridade típica do final dos anos 1980, o SoBangCha debutou em 1987 com seus três membros originais: Kim Taekyung , Jung Wonkwan e Lee Sangwon . Seu primeiro hit levou-os ao estrelato e atraiu uma legião de fãs que estavam sedentos por algo novo e mais moderno. O sucesso trouxe as primeiras brigas internas e Lee Sangwon deixou o grupo, sendo substituído por Gunwoo Do. A troca não afetou a qualidade das músicas e o trio continuou a lançar hit atrás de hit.

Em 1990, novas brigas levaram ao disband do trio, que voltou a se reunir em 1994. Porém, como o cenário musical já era outro, suas músicas não fizeram sucesso, levando a uma nova separação. Novas tentativas foram feitas em 2005 e 2012, mas nenhuma delas atraiu grande atenção da mídia e do público.


[AVISO DE GATILHO] O trecho a seguir contém termos sensíveis que podem servir de gatilho. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.

Kim Kwang Seok

Conhecido por suas letras sentimentais, Kim Kwangseok foi um importante e influente cantor de folk rock. Ele debutou, em 1987, como parte da banda Noraereul Channeun Saramdeul, mas alcançou o sucesso como membro de outra banda, Dongmulwon, em 1988. Seu primeiro álbum solo veio em 1989.

Com o sucesso de seu primeiro álbum solo, ele lançou mais dois álbuns em 1991 e 1992, com hits como Love Has Gone (사랑했지만) e Song of My Life (나의 노래). Em 1994, quando lançou mais um álbum, sua carreira já estava consolidada. Kim Kwangseok ficou famoso por realizar diversos shows e raramente se apresentar em programas de TV, alcançando a marca de 1000 apresentações em 1995.

A carreira de Kim Kwangseok foi encerrada em 1996, quando ele foi encontrado morto em sua casa, com uma corda enrolada em volta do pescoço. Apesar dos fãs suspeitarem de um assassinato, nenhuma evidência foi encontrada para dar base à essa teoria.

O legado de Kim Kwangseok para a música coreana pode ser medido pelo número de obras lançadas ainda em sua homenagem. Em 2008, no 12º aniversário de sua morte, uma estátua foi erguida no local onde ele realizou seu milésimo show. Em 2010, mais de 20 artistas fizeram um mural em sua homenagem na cidade de Daegu, onde o cantor passou seus primeiros anos. Mais recentemente, em janeiro de 2021, graças aos avanços da inteligência artificial, a voz de Kim Kwangseok foi ouvida novamente no programa Competition of the Century: AI vs Human, da SBS. O vídeo promocional da apresentação, lançado previamente em dezembro, alcançou mais de 150 mil visualizações.



015B



A formação original do 015B contava com 4 membros – Jang Ho Il, Jung Suk Won, Cho Hyung Gon e Cho Hyun Chan – quando debutou em 1990. Em 1996, após o lançamento do seu sexto álbum, The Sixth Sense – Farewell to the World, o grupo deu disband e cada membro seguiu em atividades solo.

Até que em 2006, Jung Suk Won e Jang Ho Il (que são irmãos) decidiram retomar as atividades da banda. O 015B já transitou por diversos estilos – incluindo hip-hop, música eletrônica e pop romântico – e ficou conhecido por não ter um vocalista permanente. Para cada projeto, um cantor é chamado e, até agora, mais de 20 nomes fizeram parceria com o agora dueto.


Yoon Jong-shin



Yonn Jong-shin fez seu debut com o 015B em 1990, sendo o vocalista convidado de um projeto do grupo, mas só lançou seu primeiro álbum solo no ano seguinte e atraiu grande interesse do público. Ele continuou sendo um dos cantores convidados do 015B por alguns anos, mas foi voltando sua carreira para outras áreas do entretenimento, fundando sua própria agência e gravadora em 2001, a Mystic89.

Desde 2010, Yoon Jong-shin vem trabalhando como apresentador ou jurado em diversos programas de televisão, como o Superband, de 2019. Em 2017, um de seus maiores sucessos, Rebirth (환생), foi regravado pelo Red Velvet.


Gostou de conhecer mais sobre essa fase da música coreana? Em breve traremos a parte 2 da lista.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    Sair da versão mobile