Os grupos co-ed, como são popularmente conhecidos os grupos mistos, formados por homens e mulheres são um fenômeno raro no K-pop, que geralmente possui divisões entre grupos formados só por mulheres ou só por homens. Como até mesmo os programas de variedade – tais como o Produce – tendem a ser divididos desta maneira, não é comum vermos homens e mulheres interagindo na indústria. Porém, alguns grupos quebram barreiras e mostram que é possível romper a barreira de gênero.
Vamos conhecer agora cinco grupos de k-pop que fizeram isso.
1. KARD
O KARD provavelmente é o grupo mais conhecido da lista e o mais amado pelos brasileiros. O quarteto – formado por BM, J.Seph, Jiwoo e Somin – debutou oficialmente em 2017, mas desde 2016 premiou os fãs com hits como Oh NaNa e Don’t Recall. O grupo já veio ao país em diversas ocasiões e chegaram até mesmo a produzir materiais oficiais para seus lançamentos, como um MV em Salvador e fotos para o álbum Hola Hola em Fortaleza.
Atualmente, o KARD está promovendo em trio porque J.Seph está cumprindo seu serviço militar obrigatório. Quando for dispensado, é esperado que o grupo venha ao Brasil para a turnê adiada por conta da pandemia.
2. Checkmate
O Checkmate também é composto por 4 integrantes: Sieun, Suri, Yongseok e Noah. O grupo debutou em 2020 com a música Drum. Apesar do pouco tempo de atividade, o grupo já teve mudanças após Nason e Haechang deixarem a formação. Os motivos da saída nunca foram explicados.
3. 777 (TRIPLE 7)
O 777 (TRIPLE 7) é um grupo da GH Entertainment que debutou em 2021 com a música Presente. O grupo é composto pela junção dos integrantes do B.I.G – J-Hoon, Gunmin, Heedo e Jinseok – com as integrantes do 3YE – Yurim, Yuji e Haeun.
Apesar de terem um bom tempo de carreira, os membros do B.I.G sendo mais veteranos por estarem ativo desde 2014, o 777 ainda está em fase experimental. A GH Entertainment ainda não definiu o tempo de duração do projeto, mas membros e fãs gostaram do resultado e torcem para quem possamos ver mais novidades do grupo.
A KoreaIN já teve o prazer de conversar com o 777. Não deixe de conferir a entrevista completa.
Leia mais: [ENTREVISTA] 777 (TRIPLE SEVEN) fala sobre a experiência de grupo misto e agradece apoio dos brasileiros
4. AKMU
Sendo os mais veteranos na lista, o AKMU está ativo desde 2014. A dupla formada pelos irmãos Chanhyuk e Suhyun debutou pela YG Entertainment após participar e ganhar a segunda temporada do programa K-pop Star em 2012, que lhe renderam um contrato com a gravadora como prêmio. Sua faixa de debut foi 200%.
5. THE HRTZ
THE HRTZ é uma banda co-ed formada por Jiwoo (teclado), Howon (vocal e guitarra solo) e Sophia (guitarra base). A banda debutou em 2020 e originalmente como uma dupla apenas com Jiwoo e Howon, mas se tornou um grupo co-ed após Sophia se juntar à formação.
E você, já conhecia algum destes grupos? Se interessou por eles? Conte aqui!
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Twitter, Instagram (divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.