Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Música

[LISTA] 10 idols de K-pop que já cantaram músicas para animes

Você gosta de animes? Se sim, talvez já tenha se surpreendido ao descobrir que aquela música de abertura que você adora é, na verdade, cantada por um artista coreano. Isto é uma verdadeira prova de que o k-pop não tem fronteiras e que muitos idols acabam se tornando famosos em outros países asiáticos, principalmente no Japão.

Além de lançarem singles japoneses e promoverem no país, alguns ainda gravam músicas para tocarem na abertura ou encerramento dos animes. Vem com a gente e conheça 10 idols que já cantaram músicas para animes ao longo dos anos.

BoA

A lendária BoA marcou o k-pop não só por suas músicas icônicas, mas por ter sido a primeira cantora coreana a se apresentar no Japão após décadas de bloqueio cultural entre os países, uma cicatriz da Segunda Guerra Mundial.

Além de gravar seus singles japoneses, sua primeira contribuição para os animes foi em 2002, com a música “BESIDE YOU~Boku wo Yobu Koe~”, primeira abertura de Asobot Senki Gokuu. No mesmo ano, ela cantou “Every Heart”, o 4º encerramento do clássico anime Inuyasha. Com a popularidade em alta, em 2004 ela cantou a música tema do filme Shin Angyo Onshi.

A cantora passou um tempo afastada dos animes, mas ainda ativa na indústria musical na Coreia e no Japão. A quebra do jejum ocorreu em 2014, quando ela gravou “Masayume Chasing”, música de abertura da retomada do anime Fairy Tail. A faixa ainda foi usada como encerramento do último episódio dessa fase do anime.

Younha

Outra coreana que deixou a sua marca no Japão no início do milênio foi Younha. No caso dela, o Japão não foi apenas um passo em sua carreira e sim o começo dela. Depois de ser rejeitada por dezenas de gravadoras na Coreia do Sul por não ser bonita para ser uma idol, aos 16 anos ela largou a escola e se mudou para o Japão.

No Japão, sua segunda música na carreira foi também sua primeira participação em um anime: a música “Houkiboshi”, 3º encerramento do popular anime Bleach. A música foi um sucesso imediato e rendeu a ela o título de Oricon Comet”, referência a sua escalada no principal chart japonês e também ao nome da música, que significa “cometa”.

Com o tempo, Younha construiu um bom repertório de participações em músicas para animes. Entre 2006 e 2009 ela gravou músicas para mais quatro animes: “Te wo Tsunaide” de Juu Ou Sei, “Hakanaku Tsuyoku” de Kiba, “Scratch On The Heart” de MapleStory e “Kioku” de RideBack.

Vale ainda uma menção honrosa para “Fly to high”, música tema da webtoon The God of High School. Tanto a webtoon quanto a música são coreanas, mas a canção foi usada em um trailer animado da webtoon em 2016 bem digno de abertura de anime. Sem contar que The God of High School de fato virou anime com produção japonesa em 2020.

TVXQ

O TVXQ, ou Tohoshinki como é chamado no Japão, é uma lenda no k-pop, na Coreia e mundo afora. O grupo encontrou ainda mais sucesso no Japão e gravou várias músicas para animes quando ainda eram um quinteto. O principal é One Piece, um dos animes de maior sucesso da história. A primeira música que o grupo gravou para o anime foi “Asu wa Kuru Kara”, o 17º encerramento.

Não muito depois eles voltaram e gravaram a 10ª abertura do anime, “We Are!”. A música é uma versão remixada da abertura original, que foi regravada pelo grupo na comemoração aos 10 anos do anime. Logo em seguida veio “Share the World”, a 11ª abertura.

Apesar de serem as músicas de anime de mais sucesso deles, não foram as primeiras. O TVXQ inaugurou sua participação nos animes ao cantar as músicas de abertura e encerramento de Origami Warriors em 2004. Elas são chamadas “Free Your Mind” e “Love is All I Need”, respectivamente.

Além disso, em 2007 o TVXQ gravou Together”, a música de encerramento do Cinnamon: The Movie, do personagem da Sanrio. Em 2018 e agora como dupla, eles cantaram Daisuki Datta”, música de encerramento do filme Yo-kai Watch: Forever Friends.

F.T. Island

O F.T. Island construiu uma carreira bem estabelecida na Coreia e no Japão. A banda chegou a gravar mais álbuns japoneses do que coreanos. E as músicas de anime não ficaram de fora.

Entre 2011 e 2013, o F.T. Island cantou duas músicas para a série shounen Toriko. Uma foi o primeiro encerramento do anime, “Satisfaction”. Depois foi o encerramento do filme Toriko Movie: Bishokushin no Special Menu, com a música “ShiawaTheory”. Em 2012, eles foram responsáveis pela abertura de outro anime, Ozma, com a música “Neverland”.

SS501

Entre os grupos mais antigos, o SS501 também deixou sua marca nas músicas de animes. Eles cantaram o segundo encerramento de Blue Dragon, a música “Kokoro”, em 2007. A faixa foi também o debut deles no Japão e o motivo de terem feito sucesso no país.

A música chegou ao 5º lugar nos charts da Oricon, um feito incrível por si só, e o grupo recebeu o prêmio de melhor novo artista no Japan Gold Disc Awards em 2008. Eles foram os primeiros sul-coreanos a ganhar nessa categoria da premiação.

2PM

De Blue Dragon para Blue Exorcist, temos o 2PM. Em 2011, o grupo da JYP cantou “Take off”, a primeira música de encerramento do anime shounen Ao no Exorcist. A música também tocou no especial Ao no Exorcist: Kuro no Iede.

Esta foi a única vez que 2PM cantou uma música para um anime, mas foi um feito que ajudou na carreira deles no país. Juntando sua participação em um anime popular com os próprios lançamentos, eles foram premiados como melhor novo artista do ano em 2012 no Japan Gold Disc Award.

Oh My Girl

A nova geração do k-pop também está dando seus passos na carreira e entrando no mercado das músicas de animes. E o Oh My Girl é o girlgroup mais novo que gravou canções para animações japonesas.

A primeira música delas em animes foi em 2017, com “Eternalism”, uma das OSTs do anime Kekkai Sensen and Beyond. Em 2020, elas gravaram “Etoile”, encerramento de Noblesse. Noblesse é um anime baseado em uma webtoon coreana e ambas as músicas tema foram cantadas por artistas coreanos, com Jaejoong cantando a abertura.

Leia mais: Jaejoong e Oh My Girl cantam a abertura e o encerramento do anime Noblesse

Stray Kids

Stray Kids entrou para a lista dos artistas coreanos que cantaram músicas para animes com duas faixas de uma só vez. Eles cantaram tanto a abertura quanto o encerramento do anime Tower of God.

As músicas se chamam Top” e “Slump”, respectivamente. Tower of God, ou Kami no Tou, foi um anime lançado em abril de 2020 e foi a primeira grande adaptação para anime de uma webtoon coreana.

Leia mais : STRAY KIDS estreia com OST no anime Tower of God

TXT

Com apenas dois anos de carreira, o TXT já se aventurou em terras japonesas e gravações de músicas para animes. A estreia deles nos animes foi através da 12ª abertura de Black Clover, com a música chamada “Eien ni Hikare” (ou “Everlasting Shine”).

Em pouco tempo, os garotos do TXT colocaram seus nomes e vozes em mais um anime. Desta vez foi através da abertura da segunda temporada de World Trigger, com a música intitulada “Force”.

Enhypen

E o que falar do Enhypen que mal debutou na Coreia e não só já entrou no mercado japonês como arranjou uma participação nas trilhas sonoras de animes? Menos de um ano após o debut, o Enhypen gravou “Forget Me Not”, a abertura do anime Re-Main, que estreou em julho de 2021.

Músicas de anime cantadas por idols de k-pop podem ser uma porta para que mais pessoas conheçam artistas coreanos. Ou quem sabe aconteça o contrário, e levem fãs de k-pop a assistirem um anime porque seu bias cantou uma música para ele.

A verdade é que a parceria entre k-pop e animes está longe de acabar. Conta pra gente, qual artista você gostaria que participasse da trilha sonora de um anime? E qual música de anime cantada por um artista coreano que você mais gosta? Comente também os idols que não foram incluídos nesta lista e, quem sabe, traremos uma parte dois com mais.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9)
Imagens: Instagram, SM Entertainment, Belift Lab, WM Entertainment (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile