Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Grupos que podem dar disband em 2022


Todo ano, vários grupos de k-pop debutam e começam suas carreiras. Ao mesmo tempo, muitos grupos chegam ao fim. Além da famosa e temida “maldição dos sete anos”, em que o contrato dos grupos expira e seus membros escolhem individualmente se o renovam ou não, há grupos novos que estão sem comeback. Estes dois casos sempre geram especulação sobre o maior medo dos fãs: o disband. 



Por mais que seja algo difícil e temido pelos fãs, os disbands não são tão fáceis de se prever. O fato de que pouco se sabe sobre questões internas das empresas e dos idols faz com que a renovação do contrato ou seu fim seja alvo de muitas especulações. Hoje, separamos alguns grupos que têm o risco de darem disband em 2022.

Lembrando que isto são apenas possibilidades que podem ou não se realizar. Para formar a lista, consideramos os grupos cujos contratos completarão sete anos em 2022 e aqueles que estão inativos por muitos anos, independentemente do motivo. Confira a lista a seguir.

Brave Girls

Créditos: Brave Entertainment

Dentre diversas mudanças na formação, hiatos e o sucesso viral, o Brave Girls completou 10 anos de carreira no auge. O grupo teve seu debut em 2011, mas teve dois longos períodos de hiato desde então. Em 2017, lançou o miniálbum Rollin’, que veio a ser sua faixa mais bem conhecida. Porém, o reconhecimento só chegou este ano. Em setembro, o grupo conversou com exclusividade com a Revista KoreaIN e confessou que, antes da virada na carreira, estavam esperando o disband.

Leia mais: Trajetória: veja a saga do Brave Girls do debut até o sucesso repentino

[ENTREVISTA] Brave Girls conta sobre dificuldades, esperança e nova fase na carreira

Ano passado, Minyoung, Yujeong, Eunji e Yuna lançaram o single “We Ride“. Subitamente, sentiram o sucesso do hit “Rollin’“, que chegou ao topo de diversos charts e rendeu a marca de 131 “perfect all-kills”. Ainda que o contrato das novas integrantes esteja para expirar, elas se mostram positivas sobre o futuro, querem continuar com o Brave Girls e encontrar os FEARLESS. O comeback mais recente do grupo foi o single “After We Ride“. 


CLC

Créditos: Cube Entertainment

O CLC teve seu último comeback em 2020 com o single Helicopter. O grupo, que teve seu debut em 19 de março de 2015, era inicialmente composto por cinco integrantes, até que em 2016, Elkie e Eunbin entraram para a formação. Desde então, o grupo passou a promover com sete integrantes: Seungyeon, Sorn, Seunghee, Yujin, Yeeun, Elkie e Eunbin

O ano de 2021 teve uma série de altos e baixos para o CLC. Em fevereiro, Elkie deixou a Cube Entertainment e o grupo. Em junho, Yujin juntou-se ao reality Girls Planet 999, do qual se tornou finalista e agora debutou no Kep1er. No programa, ela declarou que o CLC não promoveria mais como grupo e que a gravadora havia dispensado as integrantes.

Já em novembro, veio a segunda baixa após Sorn também deixar a Cube. Até o momento, a empresa não chegou a confirmar o disband, mas a declaração de Yujin somada às saídas das integrantes da gravadora fizeram com que os fãs perdessem as esperanças de que o grupo fosse continuar.


OH MY GIRL

Créditos: WM Entertainment

O OH MY GIRL debutou em abril de 2015 pela WM Entertainment. Pela soma de sete anos, os contratos das integrantes devem finalizar em abril de 2022. Apesar de não ter sido confirmado pela empresa, a mídia coreana noticiou que cinco integrantes – Hyojeong, YooA, Seunghee, Binnie e Arin – já conversaram com a WM antes mesmo da expiração dos contratos e renovaram com a gravadora até abril de 2025. 

As reportagens nada citaram sobre a situação dos contratos de Mimi e Jiho, mas os MIRACLEs (fandom do grupo) acreditam que, considerando o sucesso do grupo ao longo da carreira, elas também renovarão para que o OH MY GIRL siga completo. O último comeback do grupo foi o miniálbum Dear OHMYGIRL, que trouxe o sucesso “Dun Dun Dance“.


MONSTA X

Créditos: Starship Entertainment

A Starship Entertainment ainda não revelou nada sobre a renovação de contrato do MONSTA X, grupo que debutou na empresa em 14 de maio de 2015.

O grupo atualmente formado por Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoney e I.M continua ativo, mesmo com o líder no exército. Os Monbebe acreditam que o grupo tem grandes chances de renovar o contrato, uma vez que mesmo com a saída de Wonho, em 2019, o grupo continuou se apresentando e teve vários comebacks.

No entanto, os fãs notaram que o grupo tem trabalhado excessivamente, lançando músicas em coreano, japonês e inglês, além da gravação de programas e, agora, a turnê que durará até o fim de fevereiro do ano que vem. O lançamento mais recente do grupo é com o álbum em inglês The Dreaming, lançado neste mês. Em coreano, o último lançamento foi em novembro, com No Limit.


APRIL

Créditos: DSP Media

Em 24 de agosto de 2015 debutava o APRIL, sob a DSP Media. Além de completar sete anos de contrato no ano que vem, o grupo está com a imagem manchada por conta de rumores de bullying. 

Em outubro de 2016, Hyunjoo saiu do grupo para cuidar da saúde e focar em sua carreira de atriz. No entanto, no começo deste ano, uma pessoa alegando ser irmão da ex-integrante afirmou que o real motivo dela ter deixado o grupo era por sofrer bullying de suas colegas, o que ela mesma confirmou em abril por meio de uma carta postada em seu perfil no Instagram

A DSP Media e mais duas integrantes do grupo chegaram a processar Hyunjoo por difamação. Porém, mesmo com a agência negando todas as acusações, a polêmica prejudicou o grupo, que tinha fama pela sua imagem de pureza.  Mesmo assim, algumas integrantes do grupo chegaram a ser retiradas de anúncios de marcas, bem como tiveram propostas de atuação revogadas. 

Até agora, o útlimo comeback do grupo foi antes da polêmica, em julho do ano passado, com Now or Never. O APRIL é atualmente composto por Chaekyung, Chaewon, Naeun, Yena, Rachel e Jinsol


DAY6

Créditos: JYP Entertainment

A banda da JYP Entertainment fez seu debut no dia 7 de setembro de 2015. Sendo assim, o contrato do grupo expira em 2022. 

Em maio de 2020, foi anunciado o comeback do DAY6 com o miniálbum The Book of Us: The Demon, quando de repente, a uma semana do lançamento, o DAY6 anunciou que eles não se promoveriam em music shows e, na véspera, a JYP Entertainment anunciou que alguns membros foram diagnosticados com ansiedade e, por isso, o grupo suspenderia suas atividades. Conforme os membros apareceram na internet, os fãs entenderam que Jae e Sungjin eram os membros que entrariam em hiato, o que foi confirmado quando, em agosto de 2020, a unit Even of Day, composta por Young K., Wonpil e Dowoon, foi anunciada com o lançamento do miniálbum The Book of Us: Gluon.

Finalmente, em 19 de abril deste ano, o grupo fez um comeback com todos os integrantes, o The Book of Us: Negentropy – Chaos Swallowed Up in Love, que também não foi promovido. Isto porque o líder do grupo, Sungjin, já estava se preparando para seu alistamento. 

Com isso, o Even of Day teve um segundo comeback. Nesse meio tempo, Jae se pronunciou sobre seu hiato e tratamento. Além disso, afirmou que a pausa no DAY6 não foi uma escolha dele e que ele nunca foi chamado para se juntar à unit do Even Of Day. Muitos My Day já sabem do descontentamento de Jae com a empresa, por isso, passaram a achar que ele não renovaria seu contrato para, quem sabe, seguir carreira solo nos Estados Unidos.

Em 1º de janeiro, a JYP anunciou que Jae deixou tanto a empresa quanto a banda. A notícia pegou alguns de surpresa porque, no dia anterior, Jae havia anunciado apenas uma pausa temporária com as atividades da banda. Ele afirma que se reunirá com os outros membros para continuar promovendo com o DAY6 assim que todos forem dispensados do exército. Até que isso aconteça, alguns fãs acreditam que o DAY6 continuará como Even of Day, enquanto outros acham que todos os cinco membros continuarão juntos (com ou sem o agenciamento da JYP Entertainment).


UP10TION

Créditos: TOP Media

O grupo da TOP Media fez seu debut em 10 de setembro de 2015 e com formação composta por Jinhoo, Kuhn, Kogyeol, Jinhyuk, Bit-to, Wooseok, Sunyoul, Gyujin, Hwanhee e Xiao.

Porém, os últimos lançamentos do grupo estão sendo promovidos apenas com apenas sete membros: Kuhn, Kogyeol, Bit-to, Sungyoul, Gyujin, Hwanhee e Xiao. A TOP Media anunciou, em abril de 2020, que o líder do grupo, Jinhoo, estava em hiato por problemas de saúde. Pouco tempo depois, em novembro do mesmo ano, ele começou seu alistamento militar. 

Os outros dois membros, Jinhyuk e Wooseok, desde que participaram do programa de sobrevivência Produce X 101, não retornaram ao grupo e promoveram como solistas, mesmo que a agência nunca tenha divulgado qualquer nota sobre a saída deles do grupo. Desde então, o último trabalho do UP10TION com formação completa foi o miniálbum Laberinto, lançado em dezembro de 2018.

Apesar das incertezas com relação à formação o grupo lançou nesta segunda (03) seu mais recente comeback, o mini álbum Novella. Como completam 7 anos de debut em 2022, o HONEY10 ainda aguarda para saber como ficará a situação do grupo.


DIA

Créditos: MBK Entertainment

O DIA debutou em 14 de setembro de 2015 pela MBK Entertainment e também terá seu contrato expirado em 2022. 

O grupo atualmente formado por Eunice, Jueun, Huihyeon, Yebin, Chaeyeon, Eunchae e Somyi, teve seu último comeback em junho de 2020, com o EP Flower 4 Seasons e o single Hug U, que o grupo promoveu com cinco membros (sem Chaeyeon e Somyi).

Além disso, o fato da Yebin, main vocal do grupo, ter feito seu debut solo em junho deste ano com Yes I Know, e Huihyeon e Chaeyeon estarem atuando, além da pouca aparição do grupo, parece mostrar que o fim do grupo está perto. 


iKON

Créditos: YG Entertainment

O grupo da YG Entertainment debutou em 15 de setembro de 2015 e terá seu contrato expirado em setembro de 2022. 

Desde que B.I anunciou sua saída, os fãs temem pelo fim do grupo. O rapper deixou o grupo em 2019, bem na época em que o grupo aproveitava o sucesso do hit Love Scenario, composto por ele. 

Apenas em fevereiro de 2020 o iKON fez seu comeback com o EP i DECIDE, que apesar de marcar a saída de B.I, teve quatro de suas cinco faixas compostas por ele. No começo deste ano, o iKON lançou o single Why Why Why e participou do reality Kingdom, mas não teve nenhum álbum ou single oficialmente lançado desde então (excluindo o lançamento de Lucky Man, solo de Bobby). 

Desde então, todos os membros começaram a focar em atividades individuais. Neste intervalo, Bobby anunciou seu casamento e nascimento do filho e os integrantes Jay, Song, June e Chanwoo estão atuando e gravando programas de variedades. 


TWICE

Créditos: JYP Entertainment

Outro grupo da JYP Entertainment que corre o risco de acabar é o TWICE. Como debutaram em 20 de outubro de 2015, o contrato delas expira em outubro de 2022. Por isso, apesar do estrondoso sucesso que elas têm feito, muitos fãs temem o disband. Alguns ONCEs acreditam que nem todas as integrantes renovarão o contrato com a JYP Entertainment, o que pode acarretar no fim do TWICE como grupo. 

Mas, ainda que nem todas as integrantes renovem o contrato, existe a possibilidade delas continuarem juntas como TWICE, mas cada uma em uma nova agência. Estratégia parecida com a que o 2PM está fazendo atualmente.

O grupo tem promovido quase sem descanso desde novembro de 2020, quando as promoções de I Can’t Stop Me começaram. Desde então, com o lançamento de novas músicas, gravação de MVs e a turnê mundial que começou em dezembro do ano passado e se estenderá até fevereiro, estima-se que o intervalo entre um compromisso e outro tenha sido de no máximo um mês. Por este motivo, alguns ONCEs desejam até o hiato do grupo, para que as integrantes possam descansar, ainda mais considerando que tanto Mina quanto Jeongyeon já precisaram entrar em hiato para cuidarem de suas saúdes mentais.

O comeback mais recente do grupo foi em novembro, com o terceiro álbum Formula of Love: O+T=<3, com a faixa SCIENTIST.


VAV

Créditos: A Team Entertainment

Debutado pela A Team Entertainment, o VAV estreou em 31 de outubro de 2015 e seu último trabalho foi o miniálbum Cause I Miss You, lançado em outubro. 

Atualmente composto por St. Van, Baron, Ace, Ayno, Jacob, Lou e Ziu, o grupo está em hiato porque a maioria dos seus membros está cumprindo os deveres militares. Pensando nisso, os dois integrantes mais jovens, Lou e Ziu, decidiram adiantar seus alistamentos para diminuir o hiato do grupo.

Os integrantes têm vontade de retomar suas atividades após o fim dos alistamentos, previsto para 2023, e é o que os Vampz também esperam. 


SNUPER

Créditos: Widmay Entertainment

O grupo composto por Taewoong, Suhyun, Sangil, Woosung, Sangho e Sebin debutou em 16 de novembro de 2015 pela Widmay Entertainment e seu último lançamento foi o single japonês Oxygen, lançado em 2020.

Assim como o VAV, o SNUPER também está atualmente em hiato porque a maioria dos membros está cumprindo suas obrigações militares. 

Alguns Swing especulam o fim do grupo pelo fato de Sebin, maknae do grupo, ter debutado no OMEGA X, em junho do ano passado. 


D-CRUNCH

O D-CRUNCH debutou em 6 de agosto de 2018 pela All-S Company com 9 membros. Porém, em fevereiro de 2020, o contrato dos membros expirou e todos eles assinaram novos contratos com a AI Grand Korea, continuando com o mesmo nome. Pouco depois, em dezembro do mesmo ano, Hyunwoo decidiu sair do grupo por motivo de saúde.

O último comeback lançado pelo grupo foi o mini álbum DAYDREAM, lançado em abril do ano passado. Já em novembro, a AI Grand Korea lançou duas notas no mesmo dia anunciando que Dylan entraria em hiato para tratar sintomas de ansiedade e que Minhyuk havia deixado o grupo.

Por causa dessa nova baixa, alguns DIANA acreditam que o grupo continuará se promovendo com seis membros – sendo eles O.V, Hyunwook, Hyunho, Hyunoh, Chanyoung, Jungseung – até Dylan voltar, enquanto outros temem o fim do grupo.


LOONA

Créditos: Blockberry Creative

O LOONA – composto por Haseul, Vivi, Yves, JinSoul, Kim Lip, Chuu, Heejin, Hyunjin, Go Won, Choerry, Olivia Hye e Yeojin – debutou em 19 de agosto de 2018. O contrato das 12 integrantes ainda está longe de terminar, mas o grupo tem altas chances de dar disband por problemas financeiros da Blockberry Creative

Segundo o portal Sports World, a agência não está pagando seus funcionários nem as contas mensais, o que poderia prejudicar a promoção do LOONA ou até mesmo levar o grupo ao fim. A história tornou-se ainda mais pública quando a coreógrafa do grupo, Kim Hwa Young, afirmou em outubro que não recebe nada pelo seu trabalho desde 2020. 

O último lançamento do grupo foi o álbum &, com a faixa PTT (Paint the Town), em junho do ano passado. 


BLACKSWAN

O BLACKSWAN é um grupo recente, que debutou em 16 de outubro de 2020 pela DR Music, mas que já corre o risco de disband, segundo a opinião popular. 

Atualmente composto por quatro membros, Youngheun, Fatou, Judy e Leia, o grupo já teve polêmicas desde seu debut quando a ex-integrante Hyeme foi acusada de fraude e deixou o grupo

Recentemente a DR Music teve que se pronunciar sobre as alegações de que Leia estava sofrendo bullying de Fatou. Em nota, a empresa pede que os LUMINA parem de procurar culpados e continuem apoiando o grupo, porém, internautas que não são fãs desejam o fim do grupo por causa de todo transtorno causado, enquanto os LUMINA se entristecem com a possibilidade de disband de um grupo que traz representatividade ao k-pop.  

O comeback mais recente do grupo é Close to Me, lançado em outubro do ano passado.


Embora o disband seja algo visto negativamente pelos fãs, em alguns casos, é natural. Nem todo mundo continua com os mesmos sonhos e planos de sete anos atrás. Infelizmente, alguns disbands não acontecem por conta do fim do contrato de sete anos, mas tudo o que os fãs podem fazer é continuar apoiando seus idols como solistas, em novos grupos, como atores ou em quaisquer projetos. 

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: Brave Entertainment, WM Entertainment, Starship Entertainment, DSP Media, JYP Entertainment, TOP Media, MBK Entertainment, YG Entertainment, A Team Entertainment, Widmay Entertainment, AI Grand Korea, Blockberry Creative, DR Music (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naomi Shiroma

    Paulistana apaixonada por idiomas, livros e música.

    Sair da versão mobile