Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Artista trajando um hanbok na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno enfurece coreanos

A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno que ocorreu na última sexta (04) repercutiu de forma negativa na Coreia do Sul. A primeira apresentação, diversos artistas vestindo trajes representando as 56 minorias étnicas que vivem no território chinês entraram no estádio carregando a bandeira do país-sede.

Uma das artistas estava usando um hanbok, vestimenta típica coreana, supostamente representando os sul-coreanos que vivem na China. Porém, muitos cidadãos ficaram enfurecidos com a retratação por acharem que os chineses estavam tentando se apropriar do hanbok como se fosse um traje típico de seu país.

Ironicamente, o Ministro da Cultura sul-coreano, Hwang Hee, estava presente na ocasião. Trajando um hanbok. Em uma entrevista coletiva à mídia chinesa na manhã de sábado (05), Hwang comentou: “Quando você se refere a um povo como minoria, isso geralmente significa que não estão evoluíram para um país soberano. Estamos entre as 10 maiores economias do mundo e localizados próximos à China. Isto poderia causar um mal-entendido em boas relações bilaterais“.

Lee Jae-myung, candidato à presidência pelo Partido Democrático, escreveu em sua página no Facebook que é contra a “apropriação cultural” chinesa.

O PPP (sigla de People Power Party), principal partido de oposição do governo, criticou a China por tentar roubar símbolos coreanos e ao governo sul-coreano por não se opor às tentativas do país vizinho de se apropriar dos elementos culturais da Coreia do Sul como se fossem seus próprios.

O Professor Seo Kyoung-duk, acadêmico da Universidade de Mulheres Sungshin e ativista pela cultura sul-coreana, disse que o país precisa se esforçar mais para que o mundo saiba que o hanbok é um traje típico da Coreia do Sul. Além disso, afirma que a China já exagerou nas tentativas de tentar se apropriar da vestimenta. Em uma rede social, Seo escreveu: “Precisamos nos defender contra a apropriação cultural chinesa e apontar exatamente os problemas nisso. Temos que proteger nossa própria história e cultura“.

Leia mais:
O que é Hanbok? Conheça tudo sobre a roupa tradicional coreana

Como trajes tradicionais diferenciavam as classes sociais na Coreia antiga


Como a Coreia do Sul adaptou sua vestimenta tradicional para o século 21

Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile