Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Curiosidades K-pop

[LISTA] Oito músicas de k-pop com onomatopeias e palavras miméticas


Ainda que existam diversos idiomas e vocabulários, nem sempre uma palavra pode trazer à tona a musicalidade certa, o significado exato para um som, sentimento ou situação. Por isso, o compositor e letrista de uma música pode utilizar outras linguagens, como os efeitos sonoros e onomatopeias.

Por mais que pareçam deslocadas ou fora de contexto, as onomatopeias e efeitos sonoros dentro de uma música podem enriquecer a composição, tornando-a mais dinâmica e chiclete.

Contudo, quando falamos especificamente de músicas em coreano, as palavras pensadas para reproduzirem sons podem ser expressões corriqueiras no dia a dia. Esses termos são chamados de “palavras miméticas” e podem substituir determinadas palavras dentro de uma frase.


O que são palavras miméticas?

A diferença entre a onomatopeia e a palavra mimética está justamente na dificuldade de tradução.

Uma onomatopeia, a reprodução de um som direto (miau, ding dong, bang etc.), pode mudar de acordo com a língua, mas uma palavra mimética já está no lugar de um termo, então somente substituir pelo som correspondente no idioma pode acabar tornando o texto sem sentido, por isto o tradutor deve procurar formas de adaptar o significado da palavra com outros vocábulos.

Um exemplo de palavra mimética é o termo “솔솔” (sol-sol), usado para descrever uma brisa leve passando. Outra expressão muito conhecida é “두근두근” (dugum dugum), para representar as batidas de um coração.

Nas músicas de K-pop este recurso é bastante utilizado principalmente nos refrões, tornando aquele trecho viciante e fácil de ser reproduzido, mas sem necessariamente perder o significado ou tornar a letra menos clara.

Conheça a seguir algumas músicas que fazem o uso de palavras miméticas ou onomatopeias.



BLACKPINK – DDU-DU-DDU-DU


Não poderíamos começar uma lista sobre músicas com palavras miméticas e onomatopeias sem mencionar as meninas do BLACKPINK. Alguns dos maiores hits do quarteto são acompanhados de termos miméticos no refrão ou ao longo da música.

Lançada em 2018, DDU-DU-DDU-DU faz o uso de onomatopeias para tiro logo no início do refrão.


XG – Tippy Toes


Um dos girlgroups mais esperados para 2022 debutou em março com Tippy Toes. Levando uma mensagem empoderadora e trechos animados, a música já começa com a onomatopeia “Ta Ta Ta Ta”, um som semelhante a alguém andando na ponta dos pés.


BTS – IDOL


Na música de 2018, o BTS completou o refrão animado com sons reproduzindo o barulho de tambores, o que só deixou o hit ainda mais icônico.


MOMOLAND –  Bboom Bboom


Ainda em 2018, o MOMOLAND lançou Bboom Bboom e, além da coreografia considerada um patrimônio kpopper, também contava com um refrão chiclete em que o título se repete para demonstrar um som alternativo para as batidas do coração.



Stray Kids – God’s Menu


God’s Menu foi lançada em 2020 pelo Stray Kids e se tornou um dos ícones do K-pop por diversos motivos, mas a composição e letra também merecem levar as coroas de louro pelo sucesso.

Apesar da composição fazer diversas referências à culinária, parte dela também coloca trechos que comparam o talento e a “obra” a tiros, que atingem todos como o sabor da sopa (탕/Tang).


TWICE – TT


Outra música e coreografia patrimônio dentro do K-pop, TT do TWICE foi lançada em 2016 e trouxe uma nova expressão para estar chorando.

Além de uma expressão mimética, TT também é a reprodução literal de um emoticon chorando. Genial, não é mesmo?


Apink – Dumhdurum


Em 2020 o Apink presenteou os fãs com a música Dumhdurum. A letra sobre um coração partido que está se reconstruindo aos poucos traz no refrão a expressão “dumhdurum” para mostrar que esse mesmo coração continua batendo firme e forte.


MAMAMOO – Dingga


Outra música de 2020 aclamada foi o single Dingga do MAMAMOO. Na letra, a ação de se divertir é descrita com “dingga dingga”, uma palavra mimética coreana popular para curtir sem preocupações.


Estes foram somente alguns dos exemplos de músicas com palavras miméticas e onomatopeias. No K-pop e K-hip hop há uma infinidade de composições utilizando sons como “ka-ching” (barulho de dinheiro caindo), “achoo” (um espirro), entre outras variações para demonstrar diferentes ações e sentimentos.

Quais outros exemplos icônicos você conhece?

Fonte: (1), (2)
Imagens: YG Entertainment, Big Hit Music e XGALX
Não retirar sem os devidos créditos.

    Inscreva-se no Telegram da KoreaIN e saiba tudo sobre a Coreia do Sul e o K-POP.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    Sair da versão mobile