Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

Significado de nomes dos girlgroups da 4ª geração

Cada uma das gerações do K-Pop tiveram artistas que marcaram os fãs com conceitos, músicas e coreografias icônicas. Os nomes para determinados grupos também podem possuir significados profundos, dos quais expressam anseios do tempo em que surgiram, por exemplo.



Como são separadas as gerações de K-POP?

Apesar de ser profundamente estudado pelo sucesso e construção através dos anos, o K-Pop não possui uma separação exata de suas gerações. 

Determinados estudiosos definem as gerações de K-Pop em 4 épocas distintas, sendo a teoria mais aceita entre os fãs e especialistas.

Os primeiros indícios da criação do K-Pop começaram durante a década de 1980, quando os conceitos de música pop e coreografias começaram a surgir, inspirados por artistas populares internacionalmente.

No entanto, o K-Pop só começou a receber investimentos governamentais e de grandes empresas durante os anos de 1990, assim, o primeiro lançamento considerado K-Pop foi a música I Know do trio Seo Taiji & Boys, composto por Seo Taiji, Yang Hyunsuk (ex-presidente da YG Entertainment) e Lee Juno.

A primeira geração de K-POP durou entre 1992 e 2005, assim incluindo entre seus nomes alguns dos artistas pioneiros do gênero, como o H.O.T, S.E.S, Fin.K.L, Sechskies, BoA, Rain e TVXQ.

Com um gênero consolidado e se expandindo internacionalmente, entre 2006 e 2011 surgem os responsáveis por expandirem o K-Pop, como os grupos Super Junior, SHINee, Girls’ Generation, 2NE1, Wonder Girls, BIGBANG, KARA, Brown Eyed Girls, 2PM, 2AM e a cantora IU.

O boom da conexão globalizada pelas redes sociais criaram uma rede de fãs, dos quais tornaram o K-Pop algo ainda maior. Entre 2012 e 2017, para alimentar essa nova geração, foram debutados nomes como BTS, Red Velvet, TWICE, EXO, MONSTA X, NCT, iKON, SEVENTEEN e GOT7, mas também solistas como ChungHa, Sunmi e Kang Daniel.

A partir de 2018 é iniciada a quarta geração, na qual possui uma base de fãs on-line e internacionais, com promoções primariamente focadas nas redes sociais e fama intercontinental.


Significado dos nomes de girlgroups da 4ª geração

Entendendo, de forma resumida, como são compostas as gerações de K-POP, confira a seguir o significado por trás de nomes de alguns dos grupos femininos que compõem a quarta geração.

LOONA

O LOONA debutou em 2018 pela empresa Blockberry Creative. Antes do debut oficial, o grupo lançou alguns pré-singles, mas a faixa considerada o primeiro single oficial foi Hi High. O girlgroup é composto por 12 membros: Haseul, Vivi, Yves, JinSoul, Kim Lip, Chuu, Heejin, Hyunjin, GoWon, Choerry, Olivia Hye e Yeojin.

O nome LOONA (estilizado como LOOΠΔ) é na verdade uma construção baseada no alfabeto coreano e das letras ㅇ, ㄷ, ㅇ, ㅅ, e ㄴ, das quais correspondem ao nome coreano do grupo 이달의 소녀 cuja tradução significa “Garota do Mês”.

O título 이달의 소녀 estilizado através dos caracteres ㅇ, ㄷ, ㅇ, ㅅ, e ㄴ foi criado para ressaltar a semelhança entre os alfabetos latino e coreano.


(G)I-DLE

O (G)I-DLE debutou em 2018 pela Cube Entertainment com o single LATATA. Atualmente, a formação é composta por Soyeon, Miyeon, Minnie, Yuqi e Shuhua.

O processo de criação do nome do grupo (cujo original em coreano é (여자)아이들) foi complexo. Segundo Soyeon, o “G” significa “garota” e “I-DLE” vem de “I” (traduzido para “eu”) e “DLE” seria a partícula em coreano para plural 들. Desta forma, (G)I-DLE significaria a união de seis garotas com personalidades diferentes e únicas.


ITZY

Tendo estreado em 2019 com o single DALLA DALLA, o ITZY é um grupo administrado pela JYP Entertainment. O quinteto é formado por Yeji, Lia, Ryujin, Chaeryeong e Yuna.

Segundo o próprio JYP, o nome ITZY vem da frase “있지”, traduzida como “Aqui está” ou “ter” em coreano. Ou seja, no ITZY há tudo que um fã poderia querer ou pedir em um grupo feminino.


EVERGLOW

Debutado em 2019 com sucesso Bon Bon Chocolat, o EVERGLOW é administrado pela empresa Yuehua Entertainment. O grupo é composto pelas seis artistas Sihyeon, E:U, Mia, Onda, Aisha e Yiren.

Em tradução literal, o nome EVERGLOW significa “sempre brilhando”, refletindo o conceito forte e energético do grupo em si. O intuito delas é sempre mudar e brilhar, juntas com seus diferentes charmes.


aespa

Em 2020, a SM Entertainment deu mais um passo dentro do Kwangya ao debutar o girlgroup aespa com o single Black Mamba. O grupo é composto por Karina, Winter, Giselle e NingNing.

O significado do nome foi explicado pelo Lee Soo Man em uma palestra antes do debut. O termo aespa (estilizado como æspa) é derivado das palavras “Avatar X Experience” (avatar x experiência) e “aspect” (aspecto). Desta forma, a Aespa é uma elaboração das atividades inovadoras, trazendo a possibilidade de experienciar um mundo novo através do encontro entre um avatar e a si mesmo.


PURPLE KISS

Administradas pela RBW Entertainment e tendo estreado em 2021, o PURPLE KISS une Park Jieun, Na Goeun, Dosie, Ireh, Yuki, Chaein e Swan.

O nome PURPLE KISS traz como significado que “purple” (roxo em inglês) une diversas cores em uma, enquanto “kiss” (beijo em inglês) tem o intuito de demonstrar amor através dos diversos tons na música. Isso demonstra que o grupo trará harmonia misturando as personalidades de cada uma das integrantes.



IVE

O IVE debutou em 2021 com o single Eleven. Administradas pela empresa Starship Entertainment, o grupo é composto por Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo.

IVE é uma abreviação em inglês para “I Have” ou “eu tenho”. Segundo o grupo, isso demonstra confiança nas habilidades de cada integrante, das quais estão prontas para surpreenderem os fãs.


Billlie

Debutado em 2021 pela Mystic Story Entertainment, o Billlie surgiu com a música RING X RING, parte do primeiro mini álbum The Billage of Perception: Chapter One. O grupo atualmente é composto por Moon Sua, Suhyeon, Haram, Tsuki, Sheon, Siyoon e Haruna.

Assim como as composições e conceitos do grupo, o nome também é bastante complexo. O nome Billlie traz uma série de significados, começando pelo explicado no vídeo “Bi11lie”. Billlie é uma garota que desaparece, isso possui um grande peso na narrativa dos videoclipes.

Como a proposta dos grupos é sempre explorar temáticas mais profundas, “Billlie” também pode representar a psique humana, um subconsciente interno que todos têm e podem simpatizar com os pensamentos. Tudo isso é expressado e reside num mundo que chamam de “B-side”, oposto ao “A-side” da realidade cotidiana.

“Bi11lie” acaba sendo separada em 3 partes explicativas “Bi” (비), o número 11 e “lie” (mentira). Suhyeon explicou no MYSTIC MADE que isso é basicamente a narrativa da Billlie. Na lenda utilizada como base, ao soar do décimo primeiro sino durante a chuva roxa, algo estranho irá se desenrolar, com o intuito de manter e observar esse estranho evento, ela mente sobre o ocorrido.


NMIXX

Em 2022, a JYP Entertainment debutou o NMIXX, colocando suas apostas numa nova sonoridade e conceitos completos. O grupo é formado por Haewon, Lily, Sullyoon, Jinni, BAE, Jiwoo e Kyujin.

Segundo as próprias integrantes, o nome possui a letra N para representar as palavras “Now”, “New” e “Next” (agora, novo e próximo) ou ainda uma variável desconhecida, enquanto “Mixx” (do verbo “mix” de misturar em inglês) simboliza a harmonia e diversidade, ou seja, uma mistura ideal e visionária para um mundo novo.


XG

Em março de 2022, a XGALX debutou o grupo XG. As integrantes JURIN, CHISA, HARVEY, HINATA, JURIA, MAYA e COCONA estrearam no mundo do entretenimento global om o single Tippy Toes.

O nome XG é um acrônimo para “Xtraordinary Girls” (garotas extraordinárias), um grupo de mulheres empoderadas, capazes de mudar o mundo e virar o jogo, usando a música como suas principais ferramentas. O septeto agora se prepara para fazer seu primeiro comeback com o single MASCARA.

Leia também:
Significado de nomes dos boygroups da 4ª geração

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: SM Entertainment e XGALX
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    Sair da versão mobile