Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cobertura de Eventos

SANA 2022 reúne 74 mil fãs de Cultura Pop em Fortaleza

Os dias 15, 16 e 17 de julho marcaram o retorno presencial do SANA – um dos maiores eventos de Cultura Pop do Brasil – ao Centro de Eventos do Ceará. Durantes os três dias foram contabilizadas 74 mil pessoas participantes do festival que reuniu diversas atrações que agradaram dos fãs da cultura Geek até os fãs da Hallyu.



Centro de Eventos do Ceará durante o festival SANA.
Créditos: Val Marcedo

No primeiro dia de evento, o palco Art&Fest entregou ao público um show de atrações. Entre elas, o youtuber Murilo Cervi, mais conhecido como Muca Muriçoca, pôde bater um papo com os fãs. Além disso, para dar aquele toque cearense, Denilson Sanfoneiro fez a galera se animar ao som do “forró dos otakus”, uma adaptação das famosas músicas de animes para o tradicional forró nordestino. Ainda na sexta-feira, quem acompanhou o palco Art&Fest presenciou o “rapper geek” cearense VMZ com seus sucessos Plutão e Eu sou Capitão.

Da esquerda para direita: dubladores Robson Kumode e Úrsula Bezerra; cosplayer Kitsune Liuw, vencedora do Concurso Cosplay; show da banda de Metal Angra.

Já no segundo dia do SANA o público teve a oportunidade de conhecer a dubladora Úrsula Bezerra, conhecida pelos trabalhos de dublagem em Naruto (Naruto) e Dragon Ball (Goku), e o dublador Robson Kumode, muito conhecido também por suas dublagens em Naruto (Sasuke) e em Operação Big Hero (Hiro Hamada). Ambos conversaram com a imensa plateia no Palco Art&Fest sobre suas experiências principalmente no anime Naruto. Em especial, Bezerra contou ao público os obstáculos enfrentados durante sua carreira, principalmente por ser uma mulher dando voz a personagens masculinos, sendo hoje um dos maiores exemplos da dublagem brasileira.

O sábado no SANA não parou por aí! Ainda no Palco Art&Fest, o concurso K-Pop Solo deixou todo mundo de queixo caído com o talento dos participantes. Além disso, o concurso de Cosplay também ocupou o palco com um desfile cheio de criatividade e teve a cosplayer Kitsune Liuw como vencedora. Ademais, o público também pôde assistir a uma empolgante palestra com Érico Borgo, um dos maiores jornalistas voltado ao mundo geek no Brasil.

Já o fim da noite de sábado foi tomado por completo pela vibração poderosa e melódica do Power Metal do Angra. A banda brasileira marcou presença no Palco Music e fez os fãs irem à loucura com a turnê especial de 20 anos do álbum Rebirth, tendo clássicos como Nova Era, Acid Rain e Carry On cantados pelo vocalista italiano Fabio Lione junto com o público animado.

Da esquerda para a direita: Concurso K-Pop Cover; painel com o dublador Manolo Rey; Concurso Apresentação Cosplay

No domingo (17), o terceiro dia do evento, quem esteve no Palco Art&Fest pôde presenciar a energia das apresentações no Concurso K-Pop Cover, onde 15 equipes apresentaram covers das coreografias de K-pop – e a equipe de dança Dae Dance Group foi a vencedora do prêmio de 2 mil reais. Além disso, ocorreram as exibições teatrais do concurso Apresentação Cosplay, o qual teve a cosplayer Letícia Tertoliano em primeiro lugar com a apresentação de Sakura Cardcaptors.

Além disso, o palco Art&Fest teve a presença do dublador Manolo Rey, conhecido pelas dublagens em Homem-Aranha (Tobey Maguire) e em Sonic (Sonic), para um papo descontraído com a galera. O dublador destacou a importância do profissionalismo em qualquer área de trabalho e como é necessário se dedicar em tudo que se faz mesmo que seja algo pequeno. Além disso, o diretor de dublagem afirmou que o cenário de dublagem no Brasil está cada vez maior e poderá se expandir além do eixo Rio-São Paulo.

No mesmo dia, o ator americano Walter Emanuel Jones, conhecido como o 1º Ranger Preto no Mighty Morphin Power Rangers, esteve no Palco Arte&Fest para conversar com os fãs sobre sua carreira, que seguiu como referência para os outros atores que interpretaram o Ranger Preto posteriormente. Além disso, Walter Emanuel destacou o quanto o seu personagem trouxe representatividade na década de 1990: “Eu tenho orgulho de representar a cultura negra na televisão sendo o primeiro Power Ranger Preto“.

Banda japonesa Snowkel durante o terceiro dia do SANA

Já para o encerramento do evento, a banda japonesa de rock Snowkel subiu no Palco Music e fez os fãs cantarem em uma só voz os clássicos da banda que marcaram vários animes, como Namikaze Satellite (tema de Naruto) e Diver – Nigo Touches The Walls Cover (tema de Gintama). O vocalista e guitarrista Nishi e baterista Yama animaram a galera e até mesmo conversaram em português com o público.

Durante os três dias de SANA, o público pode curtir o Palco Game com diversos campeonatos de jogos, como Free Fire com GB12, Just dance e Volarant, além da Área dos Desenvolvedores, onde a galera experimentou em primeira mão jogos feitos por desenvolvedores cearenses, e a Vila dos Artistas que levou ao público produtos autorais cheio de criatividade.

O evento contou com vários stands vendendo uma grande diversidade em produtos relacionados a K-pop, animes, além de action figures e jogos. A diversão para o público era garantida com várias arenas com jogos e exposições, como a Arena Round 6 e a Arena K-Pop, além da imensa tirolesa, do animekê – um karaokê para os fãs de animes soltarem a voz – e dos diversos cosplayers desfilando entre os visitantes.

O SANA, além de um dos maiores eventos Geek do Brasil, foi um exemplo de responsabilidade social com arrecadação de 6,5 toneladas de alimentos não perecíveis por meio do ingresso social para distribuição ao Instituo da Primeira Infância. De acordo com Ricardo Busgaib, diretor do SANA, o evento não proporciona apenas entretenimento como também exerce um grande papel social. “Nesta edição, 8 mil alunos das escolas públicas de Maracanaú e Fortaleza vieram ao evento gratuitamente, e ainda fizemos parceria com a FAZ (Associação Fortaleza Azul), em que trouxemos para o evento várias pessoas autistas, que puderam usufruir do universo mágico do Sana“. Além disso, durante todo o festival foi realizado a 2ª edição do maior evento de adoção de animais no Ceará, em parceria com a Bichomania, foram 41 animais, entre cãs e gatos, resgatados e adotados.

O SANA encerrou sua edição de 2022 de forma esplêndida, marcando no público com momentos únicos que só um evento como este poderia proporcionar, sendo um exemplo de festival de entretenimento e inclusão social.

Fonte: (1), (2)
Imagens: SANA, Val Macedo e Lory Calixto (via KoreaIN)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Lory Calixto

    Sou made in Fortaleza e passo 90% do meu tempo falando sobre o SHINee, Stray Kids e NCT. Às vezes, no silêncio da noite, choro por K-Dramas e no tempo livre, leio sobre física quântica enquanto bebo um café gelado.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido